Por: SentiLecto

Circula pelas redes sociais uma fotografia de ministros da Supremo Tribunal Federal de toga vermelha. É #FAK, que a legendadeclaraz ser uma prova de que eles são de esquerda, E. Mas a foto é antiga e foi manipulada. A original data de 2011, e foi tirada na posse da ministra Rosa Weber no STF. Rosa aparece na imagem ladeada pelos ministros Dias Toffoli, Ayres Britto , Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

– Os ministros do Supremo Tribunal Federal formaram nesta quarta-feira maioria para confirmar a resolução do presidente da corte, Luiz Fux, que revogou uma liminar que havia determinado a soltura do traficante André de Oliveira Macedo, o André do Rap, em um julgamento marcado por críticas à liberação do criminoso por dresoluçãoindividual do ministro Marco Aurélio Mello. Um dos principais líderes de uma facção criminosa, André do Rap está foragido desde sábado, dia em que foi beneficiado por resolução de Marco Aurélio Mello, tendo seu nome incluído em listas de procurados pela Justiça, como a da Interpol. No total, seis ministros confirmaram a resolução do presidente da STF após recurso geresano. Votaram neste sentido, até o momento, o próprio Fux, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli. Se o recomeçará, o julgamento foi suspenso após o voto de Dias Toffoli e na quinta-feira, com o voto da ministra Cármen Lúcia.Viralizou nas redes sociais que o ministro Celso de Mello – decano do Supremo Tribunal Federal, por estar há 31 anos na Corte – se aposentou por invalidez, para não pagar imposto de renda. Mas é #FAKE.

Na quarta-feira 07 de outubro prestes a se aposentar após 31 anos no Supremo Tribunal Federal , o ministro Celso de Mello recebeu mais uma homenagem de seus colegas. A última sessão dele no plenário da Corte era na quinta-feira, mas os demais ministros anteciparam os elogios para esta quarta, sem o conhecimento prévio de Celso, que era o mais antigo integrante do STF. Nos discursos, houve também espaço para a defesa da democracia e do tribunal, como fez o próprio Celso ao agradecer a homenagem.

Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula tanto proficiências típicas de uma suprema corte, ou seja, um tribunal de última instância, como de um tribunal constitucional, que seria aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos.

Na imagem falsa, todos parecem utilizar a capa – vestimenta especial que destaca a autoridade dos juízes da mais alta corte brasileira – na cor vermelha. Se a modificou só que digitalmente.

O registro nem atual é. A imagem é de 2018 e mostra o pontífice com uma cruz colorida pendurada no pescoço. Trata-se de um presente dado ao papa em um encontro com jovens católicos da América Latina. Não há nenhuma relação do objeto com a comunidade LGBT. As cores, na verdade, encarnam as diferentes regiões do continente; o amarelo-alaranjado, por exemplo, faz referência ao Caribe e o vermelho, aos Andes.

A mensagem que viralizou declara: “Essa fotografia deve correr todos os estados do Brasil. Isso aqui é a base de sustentação do Foro de São Paulo, opositor brasileiro”.

Faz 7 anos, uma frase sua também gerou reações, em 2013. U, durante entrevista concedida a jornalistas que o acompanhavam no voo de volta à Itália depois da visita de uma semana ao Brasil aalego «Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?.

«A toga dos ministros do STF é exclusivamente de cor preta”, declara Procurado pela CBN, o STF. A cor preta, inclusive, estimula o cognome de “capa do Batman” que a toga tem. A comparação com a fotografia original da posse de Rosa não deixa dúvidas sobre a falsificação da imagem.

Ministros do STF também têm padecido com ataques virtuais e com a disseminação de mensagens falsas. Se chamou defensores de ladrinhas em as redes sociais, já de » comunistas » e » «.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>É #FAKEfotografiao que mostra ministros do Supremo Tribunal Federal com toga vermelha
>>>>>É #FAKE que foto mostre cruz LGBT no pescoço do Papa Francisco – October 13, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>STF forma maioria para confirmar ordem de prisão de André do Rap, foragido da Justiça – (Extraoglobo-pt)
>>>>>É #FAKE que aposentadoria de Celso de Mello seja por invalidez – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 imagem 0 80 NONE 3 a imagem ladeada: 1, a imagem falsa: 1, A imagem: 1
2 ministros 0 0 NONE 3 ministros: 1, seis ministros: 1, os ministros: 1
3 cor 0 50 NONE 2 A cor preta inclusive: 1, cor preta: 1
4 eu 0 30 NONE 2 (tacit) eu: 1, eu: 1
5 Celso de Mello 130 0 PERSON 2 o ministro Celso_de_Mello: 1, o próprio Celso: 1
6 FAK 0 0 ORGANIZATION 2 FAK: 2
7 STF 0 0 ORGANIZATION 2 o STF: 2
8 amarelo-alaranjado 0 0 ORGANIZATION 2 o amarelo-alaranjado por_exemplo: 1, (tacit) ele/ela (referent: o amarelo-alaranjado por_exemplo): 1
9 jornalistas 0 0 NONE 2 jornalistas: 2
10 julgamento 0 0 NONE 2 um julgamento marcado: 1, O julgamento: 1