Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Foto oficial de Eduardo Paes

A escolha dos primeiros nomes do alto escalão do próximo governo municipal segue a lógica que o prefeito eleito Eduardo Paes, que selecionou no dia seguinte ao segundo turno Daniel Soranz para voltar à Secretaria de Saúde e Marcelo Calero para a pasta de Governo e Integridade Pública, pretende adotar a partir de janeiro. Todos os mencionados para posições consideradas estratégicos serão da cota do próprio Paes ou de seu fiel escudeiro, o deputado federal Pedro Paulo Carvalho Teixeira, que vai ocupar a Secretaria de Fazenda, Planejamento e Controladoria. O recado passado com essa resolução é que os postos-chave não ficarão nas mãos dos aliados políticos. Faz 1 dia, saíram os nomes de as duas primeiras mulheres de a equipe, ontem. Anna Laura Valente Secco, que cuidará da cidade na Secretaria de Conservação, e Ana Ribeiro, que vai ser a subprefeita da Zona Sul. O outro nome divulgado foi o do jovem Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos, líder comunitário da Cidade de Deus, selecionado para a Secretaria da Juventude, que se a instituirá ainda .

O novo secretário da Juventude — pasta que será instituída — Salvino Oliveira, habitante de 22 anos da Cidade de Deus, é outra novidade anunciada nesta manhã. Em relação às subprefeituras, Paes aalegouque areduzirá-se a estrutura.

Faz 11 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

Pedro Paulo Carvalho Teixeira, conhecido como Pedro Paulo Carvalho ou somente Pedro Paulo é um economista e político brasileiro, filiado ao Democratas .

Nessa cota de Paes e Pedro Paulo, têm que entrar ainda os titulares do Transporte, da Educação e de Obras, além da Comlurb, da RioLuz e da CET-Rio. Pessoas ligadas a Paes declaram que os aliados políticos também não têm que fazer indicações para posições mais técnicos no segundo escalão, que precisarão pessoas de extrema confiança.

Outra medida anunciada ontem confirma essa tendência de diminuir a influência de aliados políticos. Paes pretende enxugar de 17 para, no máximo, cinco ou seis o número de superintendências — que voltam a ser chamadas de subprefeituras. A ideia é que esses órgãos recuperem o papel de destaque na ligação do poder central com a população. O próprio Paes começou na vida pública assim, como subprefeito da Barra, na administração de Cesar Maia. A assistente social Ana Ribeiro foi sua primeira escolha.

Essa estratégia na montagem da equipe é para evitar o que ocorreu na atual administração. As indicações políticas fizeram, por exemplo, com que a Secretaria de Envelhecimento Saudável cuidasse de acontecimentos e da Fundação Parques e Jardins num arranjo para acomodar os mencionados por seis vereadores. Em meio a problemas de mobilidade que só se agravaram, como o BRT que fechou estações e diminuiu drasticamente sua frota, a Secretaria de Transportes teve seis titulares em quatro anos.

Mas a resolução de selecionar quadros de confiança para posições estratégicas nem sempre foi bem-sucedida nos dois primeiros governos de Paes . No Transporte, Alexandre Sansão acabou sendo trocado pelo deputado estadual Rafael Picciani . Condenou-se Alexandre Pinto servidor de carreira, em a Operação Lava-Jato a 73 anos de prisão, sob a denúncia de ter cobrado propina de empreiteiros que fizeram as obras olímpicas. Se designa Alexandre Pinto secretário de Obras. E Carlos Roberto Osório, que ficou na Conservação, acabou saindo do governo e, em 2016, disputou a prefeitura contra Pedro Paulo, na votação em que Marcelo Crivella saiu ganhador.

— Talvez eu tenha sido a pessoa que nos últimos anos mais respondeu por pecados alheios. Infelizmente, tivemos um caso bastante conhecido na prefeitura. Eu jamais desconfiei, foi um equívoco meu. Então, não dá para contar só com a sensibilidade do prefeito. Por isso, o Calero acumulará a pasta da Integridade Pública, com a de Governo — alegou Paes.

Partidos que apoiaram Paes nesta votação terão que ficar com outras pastas. Entre os cotados para a Secretaria de Ordem Pública , por exemplo, está o delegado Fernando Velloso que foi vice pelo PSD na chapa do deputado Luiz Lima .

Mas, desta vez, Paes — que ontem almoçou com o governador em exercício Cláudio Castro — não vai contar com o PT, que o apoiou no segundo turno. Na primeira passagem de Paes pela prefeitura, o PT teve o vice e a secretaria de Habitação . Faz 1 mês, o prefeito eleito ligou para Washinton Quaquá sugerindo um » diálogo institucional » «. Washinton Quaquá é o presidente regional do partido.

— O PT não vai fazer parte do governo. Não temo que ter postura hostil, há uma esperança de que o Rio se recupere da calamidade do Crivella. Minha opinião é que devemos conservar um diálogo no campo democrático, civilizatório — declarou o líder petista.

A habitante de Copacabana conserva a conexão com as origens: além de frequentar a academia de pugilismo Nobre Arte, no Morro do Cantagalo, ela também é do samba, e inclusive já fez parte da diretoria da escola Unidos de Vila Rica — sem deixar, no entanto, de curtir o carnaval da classe média do bloco Spanta Neném.Completa o núcleo duro da campanha o deputado federal Marcelo Calero . O ex-diplomata preparou todo um projeto para evitar casos de corrupção — está sendo pensado para uma posição que una governança e controle.

Corrupção igual a água

Faz 1 dia, Paes e Callero detalharam como vai ser a rotina de a Secretaria de Integridade. O titular da nova pasta, que já havia sido secretário de Cultura na administração anterior de Paes, explicou que integrantes da gestão responderão a questionários sobre conflitos de interesse e que vai atualizar-se o banco de dados de os servidores de a prefeitura. A secretaria vai trabalhar de maneira integrada com os órgãos de fiscalização, como a Controladoria-Geral do Município e o Tribunal de Contas .

— Não temos ambição de falar que não haverá mais corrupção. Pilantragem é igual a água, que tenta superar dificuldades no percurso para seguir seu curso. Mas nós desejamo instituir um ambiente desfavorável para a corrupção e o máximo de dificuldades possíveis — alegou Calero.

Já a preocupação da economista Anna Laura Secco vem do céu. Ela declara que, como assumirá a Conservação em pleno verão, vai precisar correr contra o tempo para limpar bueiros e desobstruir a rede de drenagem, a fim de diminuir transtornos provocados pelas fortes chuvas da estação.

— Minha meta é conseguir evoluir de uma nota zero hoje na preservação da cidade para uma nota sete nos cem primeiros dias de governo. Não vamo estar perto do dez, mas pelo olhar feminino já vai dar para, ao menos, passar de ano — brincou Anna.

Subprefeitura da Zona Sul: Na reorganização dos órgãos, Ana Ribeiro comandará a Subprefeitura da Zona Sul. Nos últimos anos, organizou na regiãom as diversas campanhas de que Pedro Paulo e Eduardo Paes participaram. Assitente social, nasceu no Morro dos Cabritos . Assim como a mãe, foi líder comunitária. Ana ocupou posições de confiança nos governos Paes e Cesar Maia.

Secretaria de Conservação: A economista Anna Laura Valente Secco comandará a pasta, que será recriada. Já presidiu a Fundação Rio Zoo e foi assessora política de Eduardo Paes e Pedro Paulo, que conhece desde 1996. Declara que a prioridade, quando assumir, vai ser preparar a drenagem urbana para as chuvas de verão. Promete, que, apesar dos recursos restringidos no inícío do governo, melhorar a norma de preservação da Rio.

Secretaria de Fazenda, Planejamento e Controle: Deutado federal , Pedro Paulo Carvalho Teixeira vai assumir uma nova secretaria, que vai ficar encarregada das finanças e planejamento da prefeitura. É uma das pessoas mais próximas a Eduardo Paes. Entre 2009 e 2016, foi secretário da Casa Civil de Paes, sendo culpado pelo desenvolvimento de projetos estratégicos. Faz 4 anos, disputou a prefeitura, em 2016, mas não se elegeu.

Secretaria de Governo e Integridade: Deputado federal, , o advogado e diplomata Marcelo Calero foi ministro da Cultura no governo Michel Temer. Deixou a posição depois de delatar pressão do então secretário de Governo, Geddel Vieira Lina, para liberar uma obra irregular numa área protegida pelo Iphan , em Salvador. Atuará em uma pasta que se sugere a prevenir atos de desvio e corrupção no governo.

Anna Laura já havia participado do primeiro governo de Paes, como coordenadora de promoção de acontecimentos da Casa Civil. Ela ainda não deu vislumbradas para jornalismo. Uma maior presença de mulheres em seu governo foi promessa de campanha de Paes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Eduardo Paes não pondera aceitar indicações políticas para postos-chave
>>>>>Paes anuncia primeira mulher em seu secretariado, além de um jovem de 22 anos para pasta da Juventude – December 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Cesar Maia deve ganhar uma secretaria especial na prefeitura de Paes – November 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>A nova (nem tanto) turma de Eduardo Paes, o prefeito eleito do Rio – November 29, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>O novo (nem tanto) secretariado de Eduardo Paes, o prefeito eleito do Rio – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio de Janeiro – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes e Crivella sobem o tom e intensificam ataques na reta final do 2º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Segundo turno do Rio: acompanhe a cobertura do último debate – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Último debate repete troca de acusações entre Paes e Crivella que marcou campanha no Rio – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes vai ligar às 10h para Bolsonaro. E será muito bem recebido – November 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Crivella promete transição pacífica em discurso após ser derrotado por Paes – November 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes e Crivella têm quase toda a campanha bancada por partidos; prefeito recebeu de funcionários da prefeitura do Rio – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>O cérebro oculto da campanha de Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Marcello Faulhaber, o cérebro oculto da campanha de Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em evento fora da agenda, Crivella pede que pastores e fiéis busquem votos na porta das igrejas – November 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibope: Paes tem 53% dos votos válidos, e Crivella aparece com 28% no segundo turno do Rio – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações dos candidatos à Prefeitura do Rio na 1ª semana de campanha do 2º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes e Crivella: Leia o perfil dos candidatos à Prefeitura do Rio – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro repete falsa acusação de Crivella e diz que PSOL assumirá Educação do Rio com Paes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os muitos ataques e poucas propostas no segundo turno – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Planos de candidatos nas capitais trazem propostas genéricas contra o racismo; saiba quais – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Duas caras’: Paes atrai candidatos que apoiaram Crivella no primeiro turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Envolvido em escândalos de corrupção, MDB encolhe no estado do Rio com apenas 6 prefeituras – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella terá café da manhã com Bolsonaro em Brasília: à mesa, o vídeo para o segundo turno – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Depois de apoiar Crivella no segundo turno em 2016, PSD fecha com Eduardo Paes em 2020 – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PSOL classifica Crivella como ‘pior prefeito da história’, mas não prega apoio a Paes – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera para a prefeitura com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha: Paes lidera segundo turno no Rio com 54% dos votos; Crivella tem 21% – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>A herança de Crivella: rombo nos cofres municipais pode passar de R$ 5 bilhões – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Futura subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro faz a ponte entre favela e asfalto – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 60 0 PERSON 12 Eduardo_Paes: 3, Paes: 8, O próprio Paes: 1
2 Anna Laura Secco 0 0 PERSON 8 A economista Anna_Laura_Valente_Secco: 1, (tacit) ele/ela (referent: A economista Anna_Laura_Valente_Secco): 4, Ela (referent: Anna_Laura): 1, Anna: 1, Anna_Laura: 1
3 Pedro Paulo Carvalho Teixeira 0 0 PERSON 7 Pedro_Paulo: 3, Pedro_Paulo_Carvalho_Teixeira: 2, Pedro_Paulo_Carvalho: 1, (tacit) ele/ela (referent: Pedro_Paulo_Carvalho_Teixeira): 1
4 nós 0 90 NONE 6 nós: 1, (tacit) nós: 5
5 Fernando Velloso 60 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: o delegado Fernando_Velloso): 3, o (referent: o delegado Fernando_Velloso): 1, o delegado Fernando_Velloso: 1
6 Ana Ribeiro 0 0 PERSON 5 Ana_Ribeiro: 4, (tacit) ele/ela (referent: Ana_Ribeiro): 1
7 Alexandre Pinto 0 60 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Alexandre_Pinto): 3, Alexandre_Pinto (apposition: nomeado secretário de Obras): 1
8 PT 96 0 ORGANIZATION 4 o PT: 3, O PT: 1
9 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 2, eu: 1, Eu: 1
10 governo 0 0 NONE 4 o primeiro governo: 1, o governo: 1, o próximo governo municipal: 1, seu governo: 1