Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Torre coimbra

Faz 1 ano, foi uma grande aula para a humanidade sobre a incerteza, o ano de 2020. É sobre esse assunto, mais especificamente sobre como lidar com a incerteza no contexto educacional, que o professor e escritor Pasi Sahlberg vai falar na palestra de abertura do Educação 360 Internacional, acontecimento realizado pelos jornais EXTRA, O Globo e Valor Econômico. O finlandês, que já atuou como consultor em reformas educacionais de vários países, hoje é professor de Política Educacional na Universidade de New South Wales, em Sydney. O acontecimento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro em versão on-line e gratuita, e as matricula estão abertas no site educacao360.com. O Educação 360 Internacional tem patrocínio do Grupo SEB, suporte do Itaú Social e suporte institucional de Unicef, Unesco, Futura e Fundação Roberto Marinho.

A educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, talentos, valores, crenças e costumes.

Faz 1 ano, recentemente, o senhor escreveu que tivemos uma » masterclass de a vida real » sobre a incerteza O que aprendeu com tudo isso?

Em termos educacionais, percebi o quanto criatividade e adaptabilidade são fundamentais. Os sistemas de educação que se saíram melhor nesse fase já cultivavam essas qualidades. Na Finlândia, por exemplo, as escolas têm autonomia sobre como vão comportar-se, não precisam esperar por uma ordem do governo para seguir por um percurso ou outro. São imaginativas, há adaptabilidade. Outra questão está relacionada ao aprendizado na escola. Na maior parte dos sistemas, os alunos fazem o que o professor pede que façam: “Abra o livro, vire a página…”. Educamos as crianças a esperarem passivamente por alguém que lhes declare o que fazer. Teríamos que ensinar, desde cedo, quando o professor manda, que aprender não é algo que ocorre e você faz, mas sim quando você vai na escola e declara: «Olá eu gostaria de aprender sobre isso ou aquilo». Olá é professor.Precisamos mostrar às crianças como assumir eessatespéciede iniciativa e liderança. Se um dia fecharmos as escolas novamente, dessa maneira elas próprias declararão: “Não se inquiete, continuarei com o meu projeto. Ligarei para os meus amigos e pensaremos em algo”.

O que os professores de Brasil precisam ter em mente no regresso às escolas?

Acredito que as primeiras questões que eles têm que colocar aos alunos não estão relacionadas às suas disciplinas. A primeira preocupação tem que ser com o bem-estar dessas crianças e jovens: “Como você e sua família estão? Como foi esse fase para você?” No Brasil, onde houve tantas perdas, a dor, o medo e a agonia precisam ser sediados. Eu vou falar sobre incertezas no Educação 360, mas não precisamos ficar relembrando aos alunos que ninguém sabe como vai ser o futuro. Precisamos que eles tenham a certeza de que vamo estar aqui amanhã e depois de amanhã e que cuidaremos para que fiquem bem.

Por outro lado, — Funciona com uma pirâmide invertida de plástico, colocada sobre o celular. Fiz 200 pirâmides e mandei para os alunos. Assim, eles podiam me ver em miniatura em vídeos que gravei contando histórias e explicando movimentos artísticos.

O senhor arremessou o livro “Let the children play” . Acha que os pais deveriam se quando buscam uma escola, inquietar com recreios tanto quanto se inquietam com metodologias?

Sim. Quando nos mudamos de Helsinque para Sydney, foi inclusive a primeira questão que fiz na nova escola do meu filho de 5 anos. Desejava saber sobre as pausas: o que as crianças faziam, como eram pensados e estruturados. A primeira pausa era chamada por essa nova escola de “infusão da manhã”. Eu brinquei: “Meu filho não tomava infusão, o que ele tem que fazer então?” . Por que não chamar de “pausa de brincar”? Crianças e adolescentes passam, em média, cinco horas por dia na escola. Eles precisam ter momentos em que podem tomar suas próprias resoluções. Numa pausa livre para brincar, isso ocorre. E é assim que desenvolvem um talento importante: aprendem a se responsabilizar por suas próprias ações.

Sobre o Educação 360 Internacional

Um painel formado por professores também vai ter espaço no primeiro dia. A discussão “Nada vai ser como antes?” tratará das estratégias utilizadas no ensino a distância. Entre os convidados está o professor Alberto Rodrigues dos Santos, que dá aula de artes na rede pública de Piraju . Na pandemia, ele usou um método de holografia caseira para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental:

Dias e horários: O acontecimento, uma execução dos jornais EXTRA, O Globo e Valor Econômico, vai ser nos dias 14 e 15 de setembro, totalmente on-line e gratuito, de 10h a 18h.

Como participar : As matricula já estão abertas a todos no site educacao360.com.

Convidados: Vão estar no acontecimento nomes como Richard Weissbourd, professor de Harvard; Rozana Barroso, presidente da Ubes; Paulo Blikstein, professor da Universidade de Columbia ; e Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Australia, Finland, Brazil

Cities: Sydney

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Educador finlandês que vai abrir o Educação 360 nesta terça-feira defende que as crianças tomem resoluções na escola
>>>>>Inscrições para o Educação 360 Internacional abrem hoje às 9h – September 08, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 14 (tacit) eu: 10, eu: 1, Eu: 2, me: 1
2 nós 0 0 NONE 13 nos: 1, (tacit) nós: 12
3 estudantes 0 0 NONE 5 os estudantes: 5
4 Alberto Rodrigues dos Santos 40 0 PERSON 4 ele (referent: o professor Alberto_Rodrigues_dos_Santos): 1, o professor Alberto_Rodrigues_dos_Santos: 2, (tacit) ele/ela (referent: o professor Alberto_Rodrigues_dos_Santos): 1
5 você 0 0 NONE 4 você: 4
6 incerteza 0 210 NONE 3 a incerteza: 3
7 evento 40 0 NONE 3 O evento: 1, o evento nomes: 1, evento realizado: 1
8 Educação 15 0 ORGANIZATION 3 o Educação: 2, O Educação: 1
9 360 Internacional 0 0 PERSON 3 360 Internacional: 3
10 certeza 0 0 NONE 3 a certeza: 3