Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Vírus H1N1.

O número de casos de síndrome respiratória aguda grave no Rio subiu 25% entre as semanas epidemiológicas 43 e 46 . É o que assinalam dados do projeto InfoGripe, da Fiocruz. Nesse fase, a média móvel de ocorrências semanais saltou de 336 para 421 no estado. Uma variação substancialmente maior que a do país, que foi de 8%. A faixa etária de 0 a 9 anos teve um dos maiores crescimentos: 46% entre as semanas epidemiológicas 42 e 46. No primeiro fase de referência, a Fiocruz detectou 129 casos, em média; no segundo, 189.

O cálculo se baseia em estimativas de nowcasting, técnica que considera a conduta dos números em análises epidemiológicas para reduzi o conseqüência do atraso na atualização de dados, retirados do Sistema de Informações da Vigilância Epidemiológica da Gripe . A diferença percentual foi projetada a partir da média móvel de cada semana.

O grupo de 20 a 29 anos foi outro que teve uma ampliação expressiva. Na semana 42, a média móvel da faixa etária ficou em sete casos semanais. Na semana 46, o número saltou para 19. A variação percentual foi de 190%.

Embora a suposição ainda precise ser averiguada por dados provenientes de exames de laboratório, os experts da Fiocruz declaram que os números do Rio podem estar associados ao surto de Influenza que se alastra pela capital e outras cidades da Região Metropolitana. O levantamento da Fiocruz vai jogar luz sobre o possível conseqüência da circulação da Influenza em relação aos casos graves, alavancados no estado por números da capital, caso ela se confirme.

Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A, é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais habitual da influenza em humanos.

Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A, é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais habitual da influenza em humanos.

— É uma suposição muito provável, mas é necessário aguardar as próximas semanas para que sejam introduzidos os resultados laboratoriais nos registros do Sivep — declara o pesquisador Marcelo Gomes, do grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz . — Entre os registros que já têm resultado laboratorial , nas crianças continuamos vendo majoritariamente casos de vírus sincicial respiratório , e nas demais faixas etárias SARS-CoV-2 .

Um dos idealizadores do InfoGripe, o epidemiologista Leonardo Bastos alega que os números do estado são compatíveis com os de um surto por enfermidade respiratória.

— Meu palpite é que isso se deve à baixa cobertura vacinal contra a Influenza, sobretudo no público de 20 a 29 anos. Afinal, essa ampliação não se demonstra no grupo de 10 a 19 anos, o que é intrigante — alega o expert.

Tendas instaladas ao lados das UPAs

A grande maioria dos episódios da enfermidade, no entanto, se demonstra como síndrome gripal. São quadros mais leves, mas capazes de provocar uma grande sobrecarga nas emergências. Faz 11 meses, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio o surto de Influenza ampliou a procura de atendimentos em as UPAs estaduais em %429 em uma semana, como o GLOBO revelou.

Com unidades lotadas, a pasta anunciou nesta quinta-feira que vai abrir tendas para a assistência a gripados ao lado das UPAs Marechal Hermes, Tijuca, Penha e Botafogo. Utilizaram-se as estruturas, mundialmente conhecidas como clínicas de campanha, já em o Rio em outras epidemias, como as de dengue e zika.

Abatido, Alysson Patrick Gonçalves, de 21 anos, aguardava atendimento médico, no começo da tarde desta terça-feira, deitado em frente à UPA Copacabana, na Zona Sul do Rio. Se trouxe o tatuador habitante de São João Meriti, de lá por sua ex-namorada, Fernanda Sibral, também de 21 anos. Ela resolveu buscar assistência para Alysson depois de percorrer outras unidades, como a própria UPA de São João de Meriti e as de Duque de Caxias, e vê-las abarrotadas, com filas se estendendo rua afora.

Na quarta-feira 24 de novembro a prefeitura do Rio publicou em suas redes sociais um chamamento à população da cidade para se vacinar contra a gripe ainda hoje. O objetivo era acalmar os conseqüência do surto de Influenza que a cidade enfrentava atualmente, como informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Surto pode ter resultado de um relaxamento

O novo surto de Influenza deixou autoridades e pesquisadores inquietos, já que o vírus costuma circular com mais intensidade em fases mais frios, como o inverno. Mas não é só a Influenza que resolveu roubar a cena num fase atípico. O vírus sincicial respiratório , que costuma afetar especialmente as crianças, já teve uma ampliação de movimentação registrado por exames laboratoriais, segundo os experts da Fiocruz.

— Ampliamo bastante nosso nível de interação e, consequentemente, facilitamos a transmissão de vírus respiratórios geralmente. Faz 4 meses, já vínhamos observando isso em as crianças desde o início de o ano, com nova ampliação de outros vírus respiratórios A novidade é o reaparecimento de Influenza, que até agora ainda não tinha aparecido nem nos casos de SRAG, nem nos casos de síndrome gripal — declara o expert. — É uma consequência natural, embora indesejada. Por isso o protagonismo de conservarmo ainda certos cuidados, bem como não deixar de tomar a vacina da gripe, que é justamente para lutar os conseqüência do vírus Influenza.

Mas o cenário encontrado em Copacabana não foi diferente. Ao longo do dia, pessoas tossindo e espirrando se aglomeravam dentro e fora da unidade. Algumas resolveram ir embora, queixando-se de desorganização e de profissionais desatentos. Quem resolveu permanecer deveu enfrentar uma bateria de desafios, como o mal-estar — muitos esperaram a consulta em pé ou sentar-se no chão — e, claro, a longa espera, que em alguns casos chegava a seis horas.Quando você tem que tomar sua próxima dose no RioSurto de gripe, quiz da vacina: descubra : clínicas privadas no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos leves

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em surto de gripe, Rio tem ampliação de 25% em casos de síndrome respiratória aguda grave, assinalam dados da Fiocruz
>>>>>Surto de gripe: média de atendimentos diários em UPAs estaduais no RJ sobe de 189 para mil em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Surto de gripe: hospitais privados no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos leves – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Surto de gripe no Rio: em sábado de sol e final da Libertadores, funcionárias de posto vão à rua oferecer vacina – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses – November 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Surto de gripe: RJ montará tendas para triagem e atendimento junto a UPAs – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: contra variante Ômicron, RJ fará sequenciamento genômico de todos os viajantes estrangeiros que tiverem sintomas – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Castro diz que revéillon de 2022 será realizado, caso o quadro da Covid-19 na capital se mantenha – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aplica a partir de hoje reforço em pessoas com menos de 60 anos que estão vacinadas há pelo menos 3 meses – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: MP e Defensoria fazem recomendação para que Rio reveja critérios sanitários para a realização do réveillon e do carnaval – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 vírus 180 110 NONE 4 O vírus sincicial respiratório: 2, o vírus: 1, vírus respiratórios: 1
3 casos 0 70 NONE 4 129 casos: 1, alguns casos: 1, sete casos semanais: 1, os casos graves alavancados: 1
4 Fernanda Sibral 12 60 PERSON 4 Fernanda_Sibral: 1, Ela (referent: Fernanda_Sibral): 1, (tacit) ele/ela (referent: Fernanda_Sibral): 2
5 Influenza 0 0 PERSON 4 Influenza_A: 2, Influenza: 2
6 Influenza 0 24 ORGANIZATION 3 a Influenza: 3
7 aumento 60 0 NONE 3 um aumento expressivo: 1, esse aumento: 1, novo aumento: 1
8 crianças 0 0 NONE 3 as crianças: 3
9 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
10 especialista 180 0 NONE 2 o especialista: 2