Por: SentiLecto

O acontecimento inicia com uma participação recorde de lideranças da região, que se vão reunir pela primeira vez desde o começo da pandemia com o objetivo de adotar soluções concretas para as pessoas que padeceram os conseqüência da crise de saúde.

Dezenas de jornalistas receberam os chefes de Estado e de Governo que, um a um, andaram nesta terça-feira na carpete vermelha da Plaza del Poble em Andorra-a-Velha para honrar a bandeira de Andorra e depois escutar os hinos de seu país e do país que preside a XXVII Cúpula Ibero-americana. Por ordem de chegada, o chefe do governo de Andorra, Xavier Espot, com o Copríncipe, Joan Enric Vives, e o Presidente do Governo Espanhol abriram o cortejo. O Presidente do Governo Espanhol é pedro Sánchez. Depois de Espot e Vives terem acompanhado Sánchez dentro do Centro de Congressos da capital, eles repetiram o mesmo percurso com todos os representantes presentes. Primeiro com a Secretária Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan, depois com o Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, e a seguir com o Presidente da República Dominicana, Luis Abinader. Posteriormente, Vives e Espot repetiram a cerimônia protocolar com o Presidente e Primeiro-Ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. Por fim e concluindo o acontecimento, desfilaram com o Rei da Espanha, Felipe VI.

Com um recorde de presença de Chefes de Estado e de Governo e uma agenda de recuperação nos âmbitos sanitário, social, econômico e meio ambiental para enfrentar a crise de COVID-19, amanhã inicia em Andorra a XXVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, um espaço único de diálogo político e de colaboração, que aposta no multilateralismo como a ferramenta mais eficaz para compartilhar experiências e encontrar soluções.

Participaram do lançamento virtual do relatório, além de Grynspan e Ubach, seus homólogos do Chile, Andrés Allamand Zavala, e do Peru, Allan Wagner Tizón; a Secretária de Estado da Cooperação da Espanha, Ángeles Abreu, e o Coordenador da Área de Coesão Social e Cooperação Sul-Sul da SEGIB, Martín Rivero.

Na quarta-feira 14 de abril a prova vai ocorrer nos dias 15 e 16 de abril, e os ganhadores serão anunciados depois da execução da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Nesta edição, em formato presencial-virtual, participam os 22 países da região, dos quais 19 estão encarnados por Chefes de Estado e de Governo, além de 29 observadores e representantes de entidades internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento , a Organização Internacional do Trabalho , a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura , o Fundo das Nações Unidas para a Infância , A Organização Pan-Americana da Saúde , a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico , o Banco Interamericano de Desenvolvimento , a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e o Banco de Desenvolvimento da América Latina .

Vai ser a primeira vez que os Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América se reúnem desde o começo da pandemia, com o objetivo de adotar soluções concretas para os 670 milhões de ibero-americanos que padecem os conseqüência da crise.

Os líderes políticos vão adotar uma Declaração final, um Compromisso e um Programa de Ação pactuados por todos, bem como 16 comunicados especiais que serão divulgados no fechamento da Cúpula. Além disso, será realizada a transferência da Secretaria Pro Tempore para a República Dominicana como sede da próxima Cúpula de 2022.

Este encontro é antecedido, hoje, por um ato com os Presidentes do Governo da Espanha, Pedro Sánchez; da França, Emmanuel Macron; do Chile, Sebastián Piñera, e da Costa Rica, Carlos Alvarado, e o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, sobre a reforma e o fortalecimento do sistema de saúde mundial para melhorar as habilidades de preparação e resposta diante de futuras pandemias como a atual do coronavírus.

De acordo com o relatório, Chile, México, Cuba, Colômbia, Argentina e Brasil têm sido especialmente dinâmicos como ofertantes de intercâmbios bilaterais. Por sua vez, a Espanha volta a se realçar como um dos países mais ativos na cooperação de modalidade triangular.

Também hoje, o Rei da Espanha, Felipe VI, vai fazer o fechamento do XIII Encontro Empresarial Ibero-Americano, o mais importante fórum de líderes empresariais da região, do qual também participam os Chefes de Estado e de Governo.

A XXVII Cúpula Ibero-Americana, cujo assunto é «Inovação para o Desenvolvimento Sustentável – Objetivo2030. Se a realiza em o ano de o 30º aniversário de as Cúpulas Ibero-Americanas, a Ibero-América enfrenta o desafio do coronavírus» um projeto político que reflete os fortes laços sociais, culturais, políticos, econômicos e históricos entre os 22 países ibero-americanos.

MAIS INFORMAÇÕES:

Serviços de comunicação e jornalismo da XXVII Cúpula Ibero-americana – Andorra 2020

Fundação Cúpula Ibero-americana

AGÊNCIA EFE S.A.não se responsabiliza pela informaça que contém esta mensagem e não assume nenhuma responsabilidade perante terceiros sobre o seu conteudo total, estando igualmente desresponsabilizada da entidade autora do mesmo.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Andorra, Guatemala, Dominican Republic, Costa Rica, Chile

Cities: Franca, Americana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Espot e Vives recebem chefes de Estado e de Governo que participaram da XXVII Cúpula Ibero-Americana
>>>>>Ibero-América fortalece capacidades para enfrentar a COVID-19 – April 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Um total de 138 equipes inscritas para o hackathon organizado pela Fundação Cúpula Ibero-Americana e a UdA – April 14, 2021 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Governo 0 0 PERSON 5 Governo: 5
2 o início de a pandemia 0 100 NONE 2 o início de a pandemia: 2
3 cooperação 160 0 NONE 2 cooperação: 2
4 objetivo 80 0 NONE 2 o objetivo: 2
5 evento 60 0 NONE 2 O evento: 1, o evento: 1
6 vez 40 0 NONE 2 sua vez: 1, a primeira vez: 1
7 Chefes de Estado 0 0 PERSON 2 Chefes_de_Estado: 2
8 Chile 0 0 PLACE 2 o Chile: 2
9 Felipe VI 0 0 PERSON 2 Felipe_VI: 2
10 Fundação Cúpula Ibero-americana 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Fundação_Cúpula_Ibero-americana): 1, Fundação_Cúpula_Ibero-americana: 1