Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Os números divulgados pelo consórcio de veículos de jornalismo assinalaram, pelo quarto dia consecutivo, uma aceleração na média móvel de mortes por Covid-19 no estado do Rio. Desde 27 de julho, o estado registrou seis dias de ampliação na média móvel de mortes, e somente um de estabilidade. Já ao todo de casos, 2.652 em uma semana, houve variação de 8%, o que é considerado uma tendência de estabilidade. Cheque as datas: Rio, que , imuniza jovens de 15 a 18 anos até o fim de agosto A Secretaria estadual de Saúde , contudo, voltou a alegar, nesta segunda-feira, que usa os dados de ocorrência do óbito, e A nota mandada pela pasta declara: «Observar somente os casos por data de notificação pode gerar distorções nas informações, uma vez que casos antigos, que tardaram a ser informados, acabam sendo contabilizados juntos». O texto continua: «Outros parâmetros monitorados pela SES para o acompanhamento do cenário atual são o número de atendimentos nas UPAs e a taxa de positividade dos exames para Covid-19».

Um rio é um curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um mar, um lago, um oceano, ou um outro rio.

Covid-19: Rio anuncia reabertura da cidade em setembro, com público nos estádios e shows pelas ruas

Faz 11 meses, o anúncio de a semana passada incluiu ainda um projeto de lei mandado por o prefeito em a Câmara dos Vereadores que cria um feriado municipal intitulado » Dia do Reencontro «.A data, porém, só entraria no calendário oficial da cidade a partir de 2022.— Para se quando chegou a 54% da segunda dose, ter uma ideia, o Reino Unido, que foi o país mais conversador nesse sentido fizeram lá o «freedom day» — defendeu o prefeito, adicionando que «a gente deve ter um horizonte»: — O Rio foi a primeira cidade a divulgar o calendário inteiro de imunização. Concluiríamos a primeira dose em 21 de outubro. Fomos bastante criticados: «Ah, é um cenário bastante otimista». Mas eu falei: «Não, é conservador». E conseguimos antecipar, vamos concluir em 18 de agosto graças à chegada de vacinas. Então, apresentar planejamento, com pré-requisitos a serem cumpridos, é algo fundamental. As pessoas precisam se planejar.

Na sexta-feira 16 de julho Na mesmem que anunciou nova aceleração — de cerca de duas semanas — no calendário de vacinação contra a Covid-19, a prefeitura do Rio, através do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, fez um pedido, na última segunda-feira , à Secretaria Estadual de Saúde para que, em próximas distribuições, sejam entregues doses cadicionaisà capital. A solicitação era para o recebimento do número proporcional de vacinas à quantidade de pessoas de fora do município que se imunizaram na cidade “para que não haja pperdaaoaaprogressãoda vacinação».

De acordo com a SES, houve 14 mil atendimentos por casos do novo coronavíus nas 30 UPAs do estado. Faz 1 mês, ainda segundo o órgão, esse número caiu para 12.705, o que significa uma diminuição de %9 em a média mensal de atendimentos, em julho. A pasta frisou também que a 41ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira, mencionou uma queda de 27% nos óbitos causados pela Covid-19. Do mesmo modo, adiciona a secretaria, «as internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 18% na comparação entre as semanas epidemiológicas 28 com a 26 de 2021».

Recuo: Um dia após anúncio em entrevista àoijornalismo Paes ddeclaraem redes sociais que Rio não tvai tergrandes eacontecimentosem setembro

Por fim, a SES menciona as taxas de profissão hospitalar na rede do Rio, estabilizada em 56% para leitos de UTI exclusivos para a enfermidade e em 38% para as vagas de enfermaria. «Com os indicadores diminuídos, o estado segue – pela terceira semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela, ou seja, de baixo risco de contrair a enfermidade», deduz a pasta.

‘Precisamos tomar cuidado’: Eduardo Paes alega que plano de reabertura pode ser revisto se taxa de contaminação ampliar

Faz 7 meses, conforme divulgou o consórcio de jornalismo, somente três estados registraram alta em a média móvel de mortes por Covid-19 — Amapá e Roraima, além do Rio de Janeiro, em esta segunda-feira. Nos números da véspera, o Rio havia sido o único estado com tendência de ampliação nos óbitos brasileiros nos dados gerais, uma movimentação inversa: foi a terceira vez consecutiva em que o país ficou abaixo das mil mortes diárias pela enfermidade.

Vinte e três unidades federativas brasileiras atualizaram seus dados sobre vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. Em todo o país, 98.912.578 pessoas foram parcialmente imunizadas com a primeira dose de uma das vacinas, o equivalente a 46,71% da população brasileira. Já 40.232.066 pessoas estão totalmente imunizadas , ou seja, 19% da população nacional.Vinte e sete unidades federativas brasileiras atualizaram seus dados sobre vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira. Em todo o país, 100.082.100 pessoas foram parcialmente imunizadas com a primeira dose de uma das vacinas, o equivalente a 47,26% da população brasileira. Já 41.012.243 pessoas estão totalmente imunizadas , ou seja, 19,37% da população nacional.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Há viés de alta, estabilidade ou queda de os casos e de as mortes, se a compara com a auferida duas semanas atrás para mencionar se. Quando a notificação de mortes se diminui por carência de funcionários em plantão, o cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados, abafando, por exemplo, o «ruído» provocado pelos fins de semana.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estado do Rio registra nova alta na média móvel de mortes por Covid-19, mas secretaria volta a mencionar ‘data de notificação’
>>>>>Eduardo Paes afirma que plano de reabertura pode ser revisto se taxa de contaminação aumentar: ‘Precisamos tomar cuidado’ – August 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Dia do Reencontro’: feriado municipal sugerido por Paes pode coincidir com abertura do ‘Rock in Rio’ em 2022 – July 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio terá público nos estádios em setembro, boates em outubro e liberação de máscaras em novembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Reage, Rio!: Estudantes ajudam a prefeitura a planejar o futuro do Rio – July 25, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde prometeu adiantar nesta noite entrega de vacinas para o Rio, diz Paes em redes sociais – July 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretaria distribui nova carga com quase meio milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que calendário de vacinação do Rio pode atrasar se Ministério não entregar doses que já recebeu – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidade do Rio suspende vacinação de primeira dose por faltas de imunizantes contra a Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: a cartada de Eduardo Paes ao anunciar flexibilização – July 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Mineiro da Baixada: André Ceciliano desconversa ao falar sobre Senado – July 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: o aproveitamento político dos Jogos Olímpicos de 2016 – July 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Para economista, recuperação do legado olímpico do Rio melhora imagem da cidade na hora de atrair investimentos – July 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: as realizações a toque de caixa de Cláudio Castro – July 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio vacina mulheres de 36 anos hoje e terá duas repescagens para todas as idades nesta semana; confira o calendário – July 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ceciliano, presidente da Assembleia, às voltas com uma baita trairagem – July 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>No Rio, presidente da Alerj vira interlocutor de Lula e pré-candidato ao Senado – July 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: a disputa pelo Senado com a confirmação de Romário – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Um dia após anúncio em entrevista à imprensa, Paes diz em redes sociais que Rio não terá grandes eventos em setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil totaliza 554.626 mortes pela Covid-19 e média móvel é de 1.070 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil tem mais de 100 milhões de vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rio 30 25 PERSON 7 O Rio: 1, Rio: 4, (tacit) ele/ela (referent: Rio): 1, o Rio: 1
2 nós 0 60 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 pessoas 60 0 NONE 5 41.012.243 pessoas: 1, 100.082.100 pessoas: 1, As pessoas: 1, 40.232.066 pessoas: 1, 98.912.578 pessoas: 1
4 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 4, eu: 1
5 casos 0 60 NONE 4 casos antigos: 2, casos: 1, os casos: 1
6 dose 0 0 NONE 4 a primeira dose: 3, a segunda dose: 1
7 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
8 país 0 0 NONE 4 o país: 1, o país mais conversador: 1, todo o país: 2
9 população 0 0 NONE 4 a população nacional: 2, a população brasileira: 2
10 a média móvel de mortes 0 210 NONE 3 a média móvel de mortes: 3