Por: SentiLecto

— O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que cada Poder «tem que saber seu limite», e declarou especificamente que o Judiciário, com quem tido fricções, também está incluído nisso. De acordo com Bolsonaro, «não é fácil» conservar a «harmonia» entre os três Poderes. — Cada Poder tem que saber que tem limite. Eu tenho limite, por que o Judiciário não pode ter limite? Tem que ter limite também. E a mesma coisa no tocante ao Legislativo. O importante é a gente conservar a harmonia entre nós, o que não é fácil — alegou Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia. Na semana passada, após acusar sem provas o Tribunal Superior Eleitoral de participar de fraudes, Bolsonaro teve uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal , Luiz Fux. Os dois combinaram uma reunião entre os chefes do três Poderes, que ocorreria na quarta-feira. O encontro, contudo, se o desmarcou porque Bolsonaro teve que ser internado. Nesta terça, o presidente declarou que está «à disposição» para o encontro: — Quem sugeriu aquela data foi o ministro Fux. Eu estou à disposição, a partir de agora, em havendo pchance a participar. Essas reuniões, já tivemos reuniões no passado parecidas com essa, são para a gente acertar os ponteiros, trocar umas ideias.

— O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta terça-feira sua intenção de vetar o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões, mas declarou que o vocábulo final vai ser do Congresso, a quem cabe conservar ou derrubar o seu veto. Bolsonaro alegou não ter problema com parlamentares, mas evidenciou que se o obriga não a «intubar» tudo que for aprovado pelo Legislativo. — Não é que eles aprovam lá, sou obrigado a intubar do lado de cá. Não tenho problema com o Parlamento, espero que não tenha problema lá com deputados e senadores. E eles agora, após o nosso veto, eles decidem se conserva ou não — declarou o presidente, em entrevista à rádio Itatiaia. O valor de o fundo eleitoral , três vezes maior que o Congresso em as votações de 2018 , aprovou em a semana passada o destinado em a eleição de a Lei de Diretrizes Orçamentárias que estabelece os parâmetros para o Orçamento de o próximo ano ,.No Palácio do Planalto, a avaliação é que o melhor desfecho para o fundo eleitoral seria o Supremo Tribunal Federa l invalidar a eleição da LDO, apesar de Bolsonaro mencionar o veto. Na segunda-feira, parlamentares ingressaram com uma ação na Corte com esse objetivo. Técnicos do governo avaliam que o simples veto redundaria na manutenção do mesmo valor destinado ao fundo em 2018, de R$ 2 bilhões. Se estabeleceu a soma isso porque , em o último pleito, após mudança feita em a Lei das Eleições.

Na sábado 03 de julho a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal , atendeu ao pedido feito pela Procuradoria-Geral da República e autorizou a abertura de uma investigação para investigar o presidente Jair Bolsonaro no caso da negociação da vacina indiana Covaxin por prevaricação — que era quando um funcionário público era informado de uma anormalidade, mas desacelerava sua ação ou deixa de atuar para que ela seja apurada e castigada.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Eu tenho limite, por que o Judiciário não pode ter limite?’, declara Bolsonaro
>>>>>Bolsonaro reafirma intenção de vetar fundo eleitoral, mas diz que palavra final será do Congresso – July 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro diz que reajuste do fundo eleitoral foi ‘casca de banana’ na votação da LDO – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘Não existe terceira via, está polarizado’, diz Bolsonaro sobre eleições de 2022 – July 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitos da Baixada cogitam abandonar Bolsonaro em meio a queda de popularidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Aumento do fundo eleitoral deve beneficiar grandes partidos e políticos com mandatos, dizem especialistas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 0 NONE 9 Eu: 2, (tacit) eu: 7
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: O presidente Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 5, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele (referent: Bolsonaro): 1
3 limite 0 0 NONE 4 limite: 4
4 veto 7 0 NONE 3 nosso veto: 1, o simples veto: 1, o veto: 1
5 problema 0 160 NONE 2 problema: 2
6 ação 0 80 NONE 2 sua ação: 1, uma ação: 1
7 Congresso 0 0 ORGANIZATION 2 o Congresso: 2
8 Itatiaia 0 0 PERSON 2 a rádio Itatiaia: 2
9 Judiciário 0 0 ORGANIZATION 2 o Judiciário: 2
10 a Lei_das_Eleições 0 0 OTHER 2 (tacit) ele/ela (referent: a Lei_das_Eleições): 1, a Lei_das_Eleições: 1