Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Zaki

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados temem que uma segunda onda estendida da pandemia de Covid-19 e um salto na produção libanesa possam empurrar o mercado do petróleo para uma sobreoferta no ano que vem, de acordo com documento confidencial visto pela Reuters, que menciona um panorama mais sombrio do que o projetado há somente um mês.

Organização dos Países Exportadores de Petróleo é uma organização intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de setembro de 1960 em Bagdá pelos cinco membros fundadores, com sede desde 1965 em Viena, na Áustria.

Petróleo, é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, em geral menos densa que a água, com odor característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom .

Um painel com autoridades dos países membros da Opep+, chamado de Comitê Técnico Conjunto, considerou esse como o pior cenário possível durante uma reunião mensal virtual na quinta-feira. Faz 1 mês, o painel não havia projetado um excedente em nenhum de os cenários considerados, em setembro.

Esse possível superávit de oferta pode ameaçar os planos da Opep, Rússia e aliados, que formam o grupo conhecido como Opep+, de flexibilizar os cortes recordes de produção que têm promovido neste ano. Eles esperam somar 2 milhões de barris por dia ao mercado a partir do começo de 2021.

Nos Estados Unidos, o furacão Delta, que gerou o maior golpe em 15 anos à produção de energia no Golfo do México –controlado pelos EUA– na semana passada, foi rebaixado a um ciclone pós-tropical no fim de semana.

Até agora, a Opep não mencionou nenhum plano oposto a essa ampliação de oferta.

O documento usado no painel de outubro assinalou: «Os primeiros sinais de recuperação econômica em algumas partes do mundo são ofuscados por condições frágeis e um crescente ceticismo a respeito do ritmo da recuperação».

«Em particular, uma nova alta no número de casos de Covid-19 em todo o mundo e as perspectivas de ‘lockdowns’ parciais nos meses de inverno podem agravar os riscos para a recuperação econômica e da demanda por petróleo», acrescentou.

Em 2 anos, Novak alegou também que a procura por gás natural tem que recuar em até %6 em 2020, recomeçando só a os níveis vistos em o ano passado.Faz 1 mês, o grupo satisfez com %102 de o nível de cortes prometido, segundo duas fontes de a Opep+, em setembro.

Em 1 ano, o documento exibiu ainda panoramas que incluíram um cenário-base de déficit médio de 1,9 milhão de bpd cifra inferior a o déficit de 2,7 milhões de bpd calculado em o cenário-base de o mês anterior.

Mas em seu pior cenário possível, o documento menciona que o mercado poderia entrar em um superávit de 200 mil bpd no ano que vem.

Em 2 meses, os ministros de o Petróleo de os países de a Opep+ vão voltar a se

Enquanto o petróleo dos EUA recuou 1,17 dólar, ou 2,9%, os contratos futuros do Brent fecharam em queda de 1,13 dólar, ou 2,6%, a 41,72 dólares por barril , para 39,43 dólares o barril.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Russian Federation, Libya

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EXCLUSIVO-Opep+ teme que 2ª onda de Covid-19 leve a excedente de petróleo em 2021
>>>>>Preços do petróleo caem 3% com retomada de abastecimento nos EUA, Líbia e Noruega – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Tropas dos EUA no Afeganistão devem ‘estar de volta até o Natal’, diz Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China e México compram soja dos EUA com preços tocando máximas em 2 anos e meio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eleição de 2020 dos EUA deve ter número recorde de candidatos LGBT+ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Opep+ mantém plano de flexibilizar cortes de produção de petróleo, diz Novak – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Opep+ vai assegurar que preços do petróleo não desabem novamente, diz chefe da Opep – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Opep volta a cortar previsão de demanda por petróleo em 2021 por avanço da Covid – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Opep passa a ver platô na demanda por petróleo ao final da década de 2030 – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>ENFOQUE-Única sobrevivente? Saudi Aramco dobra aposta no petróleo para bater rivais – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Emirados Árabes reafirmam plano da Opep+ de reduzir cortes de produção em janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 documento 0 0 NONE 4 o documento utilizado: 1, documento confidencial visto: 1, o documento: 1, O documento: 1
2 painel 0 0 NONE 3 Um painel: 1, o painel: 2
3 cenário 80 180 NONE 2 seu pior cenário possível: 1, o pior cenário possível: 1
4 Petróleo 0 80 OTHER 2 Petróleo: 1, (tacit) ele/ela (referent: Petróleo): 1
5 Novak 50 0 PERSON 2 Novak: 1, (tacit) ele/ela (referent: Novak): 1
6 A Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo e seus aliados 0 0 ORGANIZATION 2 A Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo e seus aliados: 2
7 Delta 0 0 PERSON 2 o furacão Delta: 2
8 Opep+ 0 0 ORGANIZATION 2 Opep+: 1, a Opep+: 1
9 barril 0 0 NONE 2 o barril: 1, barril: 1
10 coloração 0 0 NONE 2 coloração: 2