Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Instituto Butantan 2016 106

O temor de haver um “apagão” da vacinação no Brasil devido à falta de doses dreduziunesta segunda-feira com a notícia de que Índia e China sinalizaram com a liberação do envio de mais insumos e de imunizantes prontos contra a Covid-19. O governo federal recebeu um aceno de que poderá contar em breve com mais 10 milhões de doses prontas da vacina de AstraZeneca/Oxford, além dos produtos necessários à fabricação da CoronaVac no Brasil. O Instituto Butantan informou que, com os 5.400 litros de insumos prometidos pela China, poderá fazer 5 milhões de doses em 20 dias. Eduardo Pazuello declarou, em uma rede social, que o prazo para a chegada do insumo farmacêutico ativo seria «até o final desta semana». Eduardo Pazuello é o ministro da Saúde.

As prefeituras de Rio Branco e Goiânia alegaram que todos os que tomaram a primeira dose já têm uma segunda garantida e que não vão faltar imunizantes. Em Boa Vista, a prefeitura informou que o governo estadual se comprometeu a repassar ao município o quantitativo correspondente à segunda dose. O governo de Roraima confirmou.

Na segunda-feira 18 de janeiro apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o candidato na presidência da Câmara Arthur Lira criticou João Doria por ter coordenado e participado de ato inaugural da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. João Doria é o governador de São Paulo.Em entrevista, Lira cobrou ainda ações efetivas do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mas evitou criticar a postura de Bolsonaro sobre o assunto. Em mais de uma ocasião, o presidente da República agrediu a efetividade da vacina.

O Instituto Butantan é um realçado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.

CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela empresa biofarmacêutica de China Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

O Instituto Serum, produtor das vacinas AstraZeneca/Oxford na Índia, revelou à CNN que há negociações em estágio aprogredidocom a Fundação Oswaldo Cruz para o envio ao Brasil de novos imunizantes. A fundação, que havia comunicado sobre seu interesse em um novo lote há 15 dias, fez um pedido oficial na semana passada e agora conserva contato diário com o setor de exportação. O país recebeu, na última sexta-feira, dois milhões de doses da vacina de Oxford para utilização emergencial.

Quando chega a segunda dose, para o supervisor de equipe médica do ambulatório do Instituto Emílio Ribas, Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, utilizar todas as vacinas sem garantia de é “temerário”.

Em nota, a Fiocruz indicou que não há “quantitativo acertado” sobre as doses que serão importadas, mas um dos diretores-executivos da companhia, Suresh Jadhav, adiantou que o país poderá contar com mais 10 milhões de doses.

Também vieram boas notícias no front de China, onde o governo federal negocia IFAs para a fabricação de imunizantes da CoronaVac — que conta com 10,8 milhões de doses já sendo aplicadas em território nacional desde o dia 17 de janeiro, também aprovadas para utilização emergencial — e da vacina AstraZeneca/Oxford, que será produzida na Fiocruz. O presidente Jair Bolsonaro alegou nesta segunda-feira no Twitter que o material necessário para a produção da CoronaVac vai chegar ao Brasil “nos próximos dias”.

Na sua vez, o procedimento é uma pré-requisito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária .Segundo o diretor, a prioridade indiana são os países vizinhos e outros que não tiveram acesso à vacina, mas tem que levar uma semana para que as novas doses cheguem ao Brasil, no mais demorar até fevereiro, quando essa necessidade for suprida.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, India, China, Brazil

Cities: Oxford

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Expectativa de disponibilização de mais 15 milhões de doses até fevereiro diminui risco de ‘apagão’ na vacinação
>>>>>Cidades contrariam Anvisa e aplicam todas as doses antes de receber segundo lote de vacina – January 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Anvisa começa a discutir liberação do segundo lote da CoronaVac – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Com aprovação da Anvisa, novo lote de CoronaVac já pode ser distribuído para estados – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Butantan entregará doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde neste domingo – January 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Entenda como é feito o cálculo que concluiu que a CoronaVac tem 50,38% de eficácia contra a Covid-19 – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Butantan pede à Anvisa autorização emergencial de uso para vacina contra Covid-19 – January 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação: Paes diz que imunização contra a Covid-19 pode começar no dia 25 no Rio – January 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio registra 118 mortes e 1,5 mil novos casos; média móvel de óbitos, em alta, é a maior desde julho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro ironiza eficácia da CoronaVac, mas diz que vai comprar qualquer vacina aprovada pela Anvisa – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa decidirá no domingo sobre autorização emergencial de vacina – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Confira 10 perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Operação Vacina’ do governo federal prevê chegada de doses à Fiocruz neste sábado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Na cidade do Rio, secretário afirma que, após o recebimento das doses, CoronaVac chegará a 450 pontos de vacinação em até 36 horas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde começa hoje a distribuição da CoronaVac para todo o Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tudo que você precisa saber sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil – January 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde pede ao Butantan entrega ‘imediata’ de 6 milhões de doses da vacina contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil – January 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba o que falta definir para que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil comece no dia 20 de janeiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil – January 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Fiocruz libera doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na tarde deste sábado – January 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Incêndio afeta fábrica de vacinas indiana responsável por doses destinadas ao Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinas de Oxford chegam ao aeroporto do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: vacinas de Oxford chegam ao aeroporto do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mais 10 milhões de doses da vacina de Oxford devem chegar ao Brasil em fevereiro, diz executivo – January 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Quando vacinarmos 70% da população poderemos comemorar’, diz Margareth Dalcolmo após receber imunizante de Oxford – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 doses 0 0 NONE 6 as doses: 1, as novas doses: 1, doses: 4
2 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil de novos imunizantes: 1, o Brasil: 4
3 Instituto Butantan 100 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: O Instituto_Butantan): 1, o Instituto_Butantan: 1, O Instituto_Butantan: 2
4 governo 0 40 NONE 3 o governo estadual: 1, O governo federal: 1, o governo federal: 1
5 vacina 0 0 NONE 3 a vacina: 2, uma vacina: 1
6 todos 70 0 NONE 2 todos: 2
7 eu 2 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
8 AstraZeneca-Oxford 0 0 PERSON 2 a vacina AstraZeneca-Oxford: 2
9 CNN 0 0 ORGANIZATION 2 a CNN: 2
10 Eduardo Pazuello 0 0 PERSON 2 Eduardo_Pazuello (apposition: O ministro de a Saúde): 1, Eduardo_Pazuello: 1