Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Monique Evans 2

O talento de casa Monique Martiniano da Silva, de 34 anos, mora no Centro de São João de Meriti e declara ter ficado surpresa ao saber que, conforme o rodízio anunciado pela Cedae, ela poderia ter o abastecimento de água suspendido ontem. Há mais de uma semana as torneiras da casa estão secas. Para abastecer um galão de 50 litros onde reserva a água para todo o consumo da família de quatro pessoas, Monique, que está padecendo com a mudança na rotina, tem contado com a cooperação de parentes de outros bairros. Além de São João de Meriti, as cidades de Mesquita e Nilópolis também estão sendo afetadas. Há mais de duas semanas a Elevatória do Lameirão, que fica na Zona Oeste do Rio, passou a operar com 75% da habilidade devido ao defeito em três bombas. O problema, que provocou desabastecimento em vários bairros do Rio e nas três cidades da Baixada, pode perdurar até próximo do Natal, conforme previsão da Cedae.

Monique Evans, nome artístico de Monique Rezende Nery da Fonseca, é uma modelo, atriz, apresentadora e repórter brasileira.

Com uma bebê de 2 anos, a Valentina, e A menina tem reclamado bastante do calor e pede para tomar banho.

— A Valentina fica bastante irritada como esse calor. Está acostuma da tomar banho no tanque a toda hora para refrescar. Tem dia que nem água para banho eu tenho. Preciso levar todos da família para a casa da minha mãe, em outro bairro. É uma peregrinação para saber quem da família tem água na torneira para poder auxiliar a gente. Pagar R$ 450 por um carro-pipa não está dentro da nossa realidade — lamenta Monique.

Bairros da Zona Oeste como Guaratiba e Campo Grande também foram alvo de muitas reclamações. A habitante Gil Cruz conta que padece com o desabastecimento há 20 dias. «Pedra de Guaratiba está uma desonra. Criança pequena em casa, calor… nem todo mundo tem dinheiro para contratar um caminhão pipa. Como fica?», questionou. Perto de Campo Grande, em Senador Vasconcelos, a leitora Ingrid Benevides declara que «está faltando água dia sim, dia não» e adicionou: «Quando precisamos conservar a higienização, está complicado neste calor e com a pandemia.No Rio, o bairro de Anchieta foi um dos mais mencionados. Alguns habitantes declaram que a água não chega há dias em algumas ruas. É caso de Luara Guerra, que relatou estar vivendo o «caos». Já Eric Garcia declarou que está sem água há duas semanas. «As contas estão chegando e não pagarei. Eles só contam mentiras e mais mentiras. Chega disso!», reclamou.

— Com o pouco que ganho, não tenho condições de adquiri água. É bastante caro para mim. Fico inquietada com essa situação em plena pandemia, fase no qual é preciso ampliar os cuidados com a higiene. Não tem água até para poder fazer coisas simples, como escovar os dentes. Como vamos nos prevenir da Covid-19 sem sequer ter água para lavar as mãos? — pergunta o talento de casa, que exige uma solução rápida para esse problema.

— Não acredito em ressarcimento. São milhares de pessoas afetadas. Os mais pobres serão sempre os prejudicados. Como iremos reclamar da conta d’água? Seremos obrigados a pagar e a possibilidade de receber esse dinheiro de volta é quase zero. O certo seria a Cedae disponibilizar carro-pipa para os mais necessitados. Essa seria uma medida mais urgente — cogitou o talento de casa.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Joao De Meriti, Natal, Mesquita

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Falta d’água atinge área Centro de São João de Meriti há mais de uma semana
>>>>>Moradores reclamam de falta d’água em pelo menos 30 bairros de quatro cidades do RJ – December 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Problema em elevatória da Cedae: um milhão de pessoas enfrenta falta d’água – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Moradores do Rio reclamam de falta d’água há seis dias após problema na Elevatória do Lameirão – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Votação de Carlos Bolsonaro cai em quase todo o Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sem água, moradores do Rio usam fonte pública, reservatório de piscina e apelam para carro-pipa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Procon-RJ diz que começará a fiscalizar na segunda-feira casos de desabastecimento de água no Rio – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 65 NONE 10 eu: 1, (tacit) eu: 8, mim: 1
2 água 50 25 NONE 8 água dia: 1, água: 5, a água: 2
3 Ingrid Benevides 0 0 PERSON 5 a leitora Ingrid_Benevides: 1, (tacit) ele/ela (referent: a leitora Ingrid_Benevides): 4
4 Monique Evans 0 230 PERSON 4 Monique: 3, Monique_Evans: 1
5 problema 0 240 NONE 3 esse problema: 1, O problema: 2
6 Cedae 0 0 ORGANIZATION 3 a Cedae: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Cedae): 1
7 Elevatória_do_Lameirão 0 0 PLACE 3 Elevatória_do_Lameirão: 2, (tacit) ele/ela (referent: Elevatória_do_Lameirão): 1
8 calor 0 0 NONE 3 este calor: 1, esse calor: 1, o calor: 1
9 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
10 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, plena pandemia: 1