Por: SentiLecto

Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias e da plataforma online Clinicarx, que trata-se de um número quase duas vezes maior do que o alcançado em novembro, que totalizou 50,2 mil testes positivos para o vírus, mostra que entre 3 e 9 de janeiro os testes positivos para Covid-19 realizados em estabelecimentos da espécie atingiram 145,6 mil registros. Faz 1 mês, de janeiro também superou os diagnsóticos positivos que totalizou a identificação de 144,7 mil testes em todo o mês de dezembro,, a semana.

A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias é a entidade representativa do mercado farmacêutico brasileiro.

A entidade mostra que o total de atendimentos nos primeiros dias de janeiro chegou a 482 mil, uma demanda 70% acima da semana anterior, no final de dezembro.

O EXTRA tentou marcar um teste no Labs A+, outra marca do Grupo Fleury, por telefonema. Uma gravação adverte que, em razão da alta demanda, o tempo de espera para uma conversa com um atendente é maior do que o normal. Após dez minutos de ligação, a reportagem não conseguiu contato com o laboratório.Em ambos os laboratórios, o tempo para a liberação de resultados também ampliou. No Bronstein, o prazo, que já foi de um dia útil, hoje é de três. No Sérgio Franco, os laudos podem levar cinco dias úteis para serem liberados ou até mais, segundo informações levantadas pelo EXTRA por telefonema.

A recomendação está de acordo com o que propôs a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica que pediu aos laboratórios privados brasileiros que “cessem” a testagem de pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos para a Covid-19. A justificação para essa medida está na iminente falta de insumos para execução de testes RT-PCR, que identificam o material genético do vírus, e de testes de antígeno, que detectam proteínas ligadas ao coronavírus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Faz 1 mês, janeiro teve mais testes positivos de Covid-19 do que todo o mês de dezembro, assinalam farmácias, em sete dias
>>>>>Covid-19: Sobrecarregados, laboratórios particulares do Rio suspendem agendamentos para testes RT-PCR – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 testes 160 0 NONE 3 os testes positivos: 1, 50,2_mil testes positivos: 1, testes: 1
2 diagnsóticos 160 0 NONE 2 os diagnsóticos positivos: 2
3 prazo 140 0 NONE 2 o prazo: 2
4 Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica 0 0 ORGANIZATION 2 a Associação_Brasileira_de_Medicina_Diagnóstica: 2
5 Clinicarx 0 0 PLACE 2 Clinicarx: 2
6 PCR 0 0 ORGANIZATION 2 PCR: 2
7 laboratórios 0 0 NONE 2 os laboratórios: 1, os laboratórios privados: 1
8 a iminente falta de insumos 0 50 NONE 1 a iminente falta de insumos: 1
9 a reportagem 0 15 NONE 1 a reportagem: 1
10 o normal 80 0 NONE 1 o normal: 1