Por: SentiLecto

Faz 3 meses, foi de pouco movimento em a orla de a cidade de o Rio de Janeiro, o feriado de Tiradentes em esta quarta-feira, dia 21. Mesmo após a resolução da juíza Regina Lúcia Chuquer, da 6ª Vara de Fazenda Pública, que interrompeu quatro decretos do prefeito Eduardo Paes com medidas retritivas para lutar a Covid-19, e que a Procuradoria Geral do Município ainda não foi informada, as faixas de areia das praias estavam vazias.

Ficam suspensos os decretos: 48.604, 48.641, 48.644 e 48.706.»Nem mesmo uma pandemia gravíssima como a vivenciada na atualidade autoriza o cerceamento da liberdade individual de cada cidadão carioca, ao argumento da possibilidade de transmissão acelerada da doença ou mesmo da falta de vagas em hospitais», diz trecho da decisão.— parte de premissas equivocadas. É necessário, em determinados casos, fazer uma ponderação entre vários princípios para conseguir conservar o bem-estar da população. Neste caso, o direito de ir e vir está com algumas limitações para resgatar vidas.O professor de gestão pública da Unirio, Benedito Fonseca, acredita que a prefeitura leva benefício num eventual recurso:

Na desde que não dirigiam aglomerações, quarta-feira 14 de abril o prefeito Eduardo Paes decidiu liberar, nesta quarta-feira, a prática de atividades coletivas em praças, áreas públicas, praias e ruas. Se publicou a medida em o Dário Oficial. A norma valia, inclusive, para atividades com professores. No entanto continuava proibida a presença de pessoas na areia para o banho de sol. Já clubes passavam a poder abrir a partir das 6h até às 21h. Antes, as atividades só podiam iniciar às 11h. As demais normas para comércio, serviços e indústrias estavam conservadas.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

Joaquim José da Silva Xavier foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias geresanas e Rio de Janeiro. Joaquim José da Silva Xavier é o Tiradentes.

O tempo volúvel, após uma madrugada de chuva e ventos fortes em vários bairros, além da ressaca na praia, com ondas de 2,5m a 3,5m de altura, fez com que somente os surfistas aproveitassem as condições climáticas. Enquanto outras utilizaram a extensão da faixa de areia para praticar exercícios, assim como no calçadão, poucas pessoas acompanhavam os esportistas pegando onda e na ciclovia. Não houve nem mesmo uma movimentação de barraqueiros e ambulantes na praia.

Além disso, tanto o feriado de Tiradentes quanto o de São Jorge, na sexta-feira, dia 23, terão a rotina de dia útil na maioria dos serviços e em todos os transportes públicos do Rio. Se os antecipou isso porque em o calendário de o estado, em o fim de março, em uma tentativa de reduzi a circulação de pessoas e conter a propagação de a Covid-19. Bancos e agências bancárias ficam fechadas. Já o ensino na rede municipal da capital recomeça as atividades presenciais para parte do Fundamental I.

Além da interdição do banho de sol e de oceano nas praias, as normas impostas pela prefeitura ainda proíbem a continuidade em via pública das 23h às 5h da manhã, o funcionamento de bares e restaurantes até 22h e veda a abertura de boates e casas de espetáculo, incluindo rodas de samba, para evitar aglomerações e um contágio maior da denfermidade

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Feriado tem pouco movimento na orla do Rio mesmo após resolução de juíza de interromper decretos de Paes
>>>>>Justiça suspende decretos de medidas restritivas da prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Derrubadas por liminar, restrições sanitárias no Rio ainda vigoram – April 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Especialistas acreditam que a Prefeitura do Rio conseguirá reverter na Justiça decisão que suspendeu restrições na cidade – April 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em oito dias, prefeitura do Rio aplicou mais de 11 mil multas por desrespeito às regras para conter pandemia – April 18, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Joaquim José da Silva Xavier 80 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Joaquim_José_da_Silva_Xavier): 2, Joaquim_José_da_Silva_Xavier (apposition: o Tiradentes): 1
2 atividades 0 0 NONE 3 atividades: 1, as atividades presenciais: 1, as atividades: 1
3 regras 0 40 NONE 2 as regras impostas: 1, regras: 1
4 altura 0 0 NONE 2 altura: 2
5 brasileiro 0 0 NONE 2 brasileiro: 2
6 praia 0 0 NONE 2 a praia: 2
7 prefeitura 0 0 NONE 2 a prefeitura: 2
8 você 0 0 NONE 2 (tacit) você: 2
9 o tempo instável 0 80 NONE 1 O tempo instável: 1
10 parte de premissas equivocadas 0 70 NONE 1 parte de premissas equivocadas: 1