Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Logo – pix powered by Banco Central (Brazil, 2020)

O assistente de pós-produção Estevão Goldani, de 31 anos, estava interessado em participar de leilões para adquiri um carro por um custo mais atraente. Foi então que ele resolveu pesquisar no Google e encontrou uma página que lhe inspirou confiança, ao anunciar veículos recuperados de financeiras. No entanto, após fazer dois lances, arrematar supostamente uma Honda Fit 2018, bem abaixo do custo de mercado, e fazer o pagamento, ele descobriu ter caído em um golpe.

— A página era perfeitamente construída, o layout era bem trabalhado e a mecânica, perfeita. Dentro da mesma, tinha até um link para o Google Street View, que te permitia ver o suposto pátio de veículos deles.Para dar os lances você tinha até que mandar sua ID, frente e verso por email. Alegadamente do banco PAN, eles me mandaram as instruções de pagamento, um termo de arrematação e um link, para uma página falsa da Receita Federal, que mostrava que o CNPJ era idôneo, quando arrematei o carro. Por fim como em todos os leilões e o dinheiro transferido para o suposto representante financeiro autorizado pela companhia, possivelmente um dos golpistas — explica Estevão. Fim é o pagamento era feito na vista.Diante de todos esses passos, a desconfiança do jovem só foi acionada porque, interessado em contratar um seguro para o veículo, ele pediu os documentos do carro antes de buscá-lo, em São Bernardo do Campo. Mas os organizadores do suposto leilão resistiram e não concederam os dados. Nesta nova ocasião, apareceram duas acusações, apesar de já ter checado a fama da companhia em sites de reclamações e ter encontrado muitas observações positivas — possivelmente plantados pela quadrilha —, ele voltou aos endereços virtuais e.

Pix é um meio de pagamento eletrônico brasileiro oficialmente no dia 5 de outubro de 2020.

Cheque tudo sobre PIX: Pix, que compreenda o que muda, é diferente de TED/DOC e de cartões de crédito e débito.

Na sua vez, o grande interesse no novo serviço de pagamento instantâneos do Pix despertou uma avalanche de tentativas de golpes. Os fraudadores estão utilizando métodos de assalto de dados para iludi clientes durante o cadastramento em plataformas falsas. Tentam utilizar o Pix como » isca » para atrair as vítimas, se os identificaram mais de 60 sites falsos já e todos.O Pix entra em operação somente em 16 de novembro, mas, Faz 8 dias, teve começo o cadastramento de as chaves Pix, em o dia 5 de outubro. Os golpistas aproveitam esse momento, em que os bancos e financeiras propõem que os clientes registrem-se no serviço, para ter acesso às contas das vítimas.

PIX: cheque 20 questões e respostas sobre novo meio de pagamento instantâneo

Pix pode facilitar extorsão e descumprimento das leis de defesa do consumidor; veja como evitar

Pix: criminosos se aproveitam do lançamento para instituir 30 domínios falsos na internet e aplicar golpes

A companhia de segurança digital Kaspersky encontrou mais de 60 sites falsos, que utilizam os métodos de «phishing» para a assalto de informações. O termo phishing faz alusão à pescaria, pois golpistas utilizam o Pix como ‘isca’ para que a vítima entregue seus dados. Os métodos mais habituais são:- a instalação de programas maliciosos nos computadores e celulares;- promoções falsas para coleta de dados;- e a indução da entrega de informações em cadastro falso

— Naquele momento fiquei sem chão e já sabia que tinha sido vítima de golpe. Quando descobri que a garagem que eles declaravam que eram deles pertencia a outra companhia, me certifiquei , na verdade — recorda.

Ao se dar conta do que havia ocorrido, o assistente de pós-produção Estevão tentou contato telefônico com o Santander, banco da conta para a qual fez o depósito, mas não conseguiu uma resposta satisfatória de como proceder. Foi presencialmente até uma agência, e o administrador lhe recomendou que buscasse novamente a central telefônica. Faz 9 meses, o jovem já registrou o caso em delegacias de São Paulo e de o Rio e acionou uma advogada, mas boas notícias ainda não chegaram.

Para o advogado do Instituto de Defesa do Consumidor Igor Marchetti, o consumidor tem que redobrar a atenção antes de participar de um leilão para compra de veículos. Ele assinala que, geralmente, os mais seguros são aqueles envolvidos com o Poder Judiciário. Mas não dá para acreditar em tudo que se lê.

O site dos golpistas, acessado por Estevão, por exemplo, trazia a informação de que o leiloeiro era homologado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Segundo o TJSP, no entanto, «criminosos costumam utilizar logotipos e/ou informações de instituições idôneas para ludibriar os cidadãos e aplicar os golpes, e não há como as instituições controlarem a criação de sites». Mas para auxiliar a identificar uma fraude, a orientação é que o usuário verifique no portal do TJSP se o leiloeiro e seu site — é bastante importante checar o endereço — a Corte são realmente homologados eles.

Quando alguém interessado clica, outra informação importante é que os sites idôneos exibem informações sobre o processo ao qual aquele objeto ou imóvel está relacionado no bem. Em geral aparecem o número da ação, a vara e alguns documentos. Assim, é possível entrar em contato com a unidade por e-mail para confirmar a veracidade do leilão. A lista dos e-mails também está no site do TJSP.

É importante que ela faça uma acusação na delegacia para a apuração do caso, se a pessoa foi vítima de algum golpe.

Procurado pelo EXTRA, o banco PAN alegou que analisou o caso e que o site acessado por Estevão não tem qualquer espécie de parceria credenciada, lamentando o acontecido. «Orientamos que os clientes, sempre que se interessarem por um produto e/ou serviço da marca, procurem diretamente um de nossos canais oficiais de contratação, disponíveis no site www.bancopan.com.br», explicou.

Se registrou o caso de acordo com informações de a 41ªDP, em a unidade e encaminhado em a Polícia Civil do Estado de São Paulo.Se procurou O Santander, mas não respondeu. A reportagem também tentou contato com a Auto Lance Leilões, mas não obteve resposta. Há outro leilão marcado para amanhã.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil, Spain

Cities: Sao Paulo, Sao Bernardo Do Campo, Santander

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Golpe: criminosos anunciam falso leilão de carros para atrair vítimas. Saiba como se proteger
>>>>>Golpistas usam Pix como isca para atrair vítimas; saiba como se proteger de fraudes no cadastro da chave – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Pix é diferente de TED/DOC e de cartões de crédito e débito. Entenda o que muda – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Pix pode facilitar extorsão e descumprimento das leis de defesa do consumidor; veja como evitar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Preço das passagens de ônibus para o feriado está até 60% mais barato – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FMI diz que países precisam adotar economia verde para assegurar futuro do planeta – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados do Rio fazem promoções para feriado prolongado – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados do Rio fazem promoções para feriado prolongado. Veja ofertas – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reclame Aqui lança ferramenta de comparador de ofertas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Lojas com estoques à mostra e grandes prateleiras podem ser risco ao consumidor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Reagendamento de perícias do INSS já está disponível no aplicativo; Veja o passo a passo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Caixa libera novos pagamentos do auxílio emergencial; Confira o calendário – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Inflação dos alimentos afasta clientes e derruba consumo nos supermercados em agosto – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pix 0 0 PERSON 12 Pix: 6, PIX: 2, O Pix: 1, o Pix: 3
2 eu 30 0 NONE 11 (tacit) eu: 9, me: 1, Me: 1
3 Estevão Goldani 0 0 PERSON 4 ele (referent: Estevão): 1, Estevão: 2, O site de os golpistas acessado por Estevão por_exemplo: 1
4 O Santander 0 0 PLACE 3 o Santander: 1, O Santander: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Santander): 1
5 caso 0 0 NONE 3 o caso: 3
6 página 0 0 NONE 3 A página era: 1, uma página: 2
7 criminosos 0 160 NONE 2 criminosos: 2
8 resposta 80 15 NONE 2 resposta: 1, uma resposta satisfatória: 1
9 interessado 120 0 NONE 2 interessado: 2
10 era 80 0 NONE 2 era: 1, era idôneo: 1