Por: SentiLecto

Brenda Bauer sobre o primeiro posto brasileiro exclusivamente voltado para o atendimento a pessoas com deficiência declarou: «Isso é bastante difícil de achar e o Rio vai ser um grande incentivador para o país». Brenda Bauer é estudante do projeto Cidadania sobre Rodas. O governador Cláudio Castro e o presidente do Detran Rio, Adolfo Konder, inauguraram, nesta sexta-feira, o espaço, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, que passou por uma reforma e foi todo ajustado para receber este público. Na unidade, que se chama Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, estão sendo oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Resolução: Juiz recusa acusação contra Crivella pela devastação do pegádio da Linha Amarela, em 2019

— A grande dor da pessoa com deficiência é não ter o direito de ir e vir. Precisamos aplicar na prática a política pública e, por isso, a administração do Detran.RJ vai deixar uma herança para o estado. Um legado de respeito e que demonstra isso para cada pessoa. É este respeito que estamos salvando no Rio de Janeiro: à polícia, ao servidor e à população. E, hoje, respeito à pessoa com deficiência — aalegouo governador. Castro completou: — Temo que trabalhar para que a pessoa com deficiência atue em todas as áreas, não somente em áreas específicas. Não há diferença entre a nossa população.

Na unidade, também serão realizadas as aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito , do Detran.RJ. Um carro ajustado para pessoas com deficiência vai ficar no posto para utilização do programa, que desde sua criação já formou mais de 2 mil motoristas. Foram destinadas duas vagas exclusivas para as aulas de baliza. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran vai ter sala especial para atender o público PCD interessado na primeira habilitação.

Covid-19: Novo carregamento de CoronaVac chega ao Rio e garante recomeçada do calendário da aplicação da segunda dose

Por outro lado, informado sobre a aglomeração em frente ao endereço, o Corpo de Bombeiros frisou que sua orientação é «seguir o calendário do Plano Nacional de Imunizações, preconizado pelas autoridades. Para os casos de descumprimento das diretrizes, serão aplicadas as medidas cabíveis internamente».

— Este é o único posto de Detran no Brasil exclusivo para atendimento de pessoas com deficiência. Estamos deixando um marco na história dos Detrans. Fizemos este posto com orientação e, para isso, escutámo pessoas com deficiência, que foram à unidade com a equipe de engenharia do órgão. Então, esta é uma entrega de muito protagonismo, que nos vai levar a prestar um melhor atendimento a esta parcela da população. Foram reformas cautelosas para que o recebimento das pessoas com deficiência seja possível e merecedor, com espaço suficiente para atender suas demandas específicas — frisou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Brenda Bauer, estudante do projeto Cidadania sobre Rodas que visitou a nova unidade, elogiou a infraestrutura e a iniciativa do Governo.

Inquérito: DRCI abre investigação para apurar vídeo em que mulheres aparecem empunhando armas

— O posto está inacreditável e com muito acessibilidade. O principal destaque é que aqui tem o carro ajustado para realizar as aulas. Isso é bastante difícil de achar e não tem em quase nenhum lugar. Acho que o Rio de Janeiro vai ser um grande incentivador para que outros Detrans sigam este exemplo em todo o país — declarou a jovem, de 19 anos, que é cadeirante.

O posto Detran Acessível vai ter ainda uma unidade especial de atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que vai oferecer diversos serviços para as pessoas com deficiência, como acompanhamento psicológico isenção de taxas para identificação civil e casamento, encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho. Acompanhamento psicológico é atendimento jurídico.

Se este for o caso, no caso dos cuidadores, também é possível exibi carteira de trabalho ou contrato que informe o serviço de empregado doméstico. Nessa suposição, porém, também é necessário mostrar outro documento que comprove o ofício de cuidador, como um certificado de curso. Trabalhadores autônomos terão que comprovar que atuam na área mediante a apresentação de algum documento.

Já os usuários com deficiência auditiva poderão contar com a presença permanente de um intérprete de Libras , que vai ficar todos os dias no posto e vai ser responsável por auxiliar na comunicação entre os funcionários e os usuários, garantindo o acesso às informações e aos serviços.

Apuração: Ministério Público do Rio anuncia força-tarefa para investigar operação que concluiu com 28 mortos no Jacarezinho

Em pontos estratégicos da unidade foram instalados pisos táteis para facilitar a locomoção dos usuários, além de rampas nos locais por onde passarão os cadeirantes. Todas as vagas de estacionamento receberam sinalização especial de exclusividade para pessoas com deficiência, e há um ponto de desembarque planejado para facilitar a chegada de carros ao posto. Desse local, o usuário poderá seguir pelo piso tátil até a sala onde haverá três postos de atendimento para cada serviço. Vai haver duas linhas exclusivas posicionadas para facilitar o acesso, se for fazer vistoria de veículos.

Se ajustou a cabine onde os usuários serão atendidos para permitir que eles entrem em cadeiras de rodas e se instalem sem problemas. O acesso dos usuários à unidade svai serpela Rua Idalina Senra, na lateral do posto.

Também: DRCI abre investigação para apurar vídeo em que mulheres aparecem empunhando armas

Uma van disponível para os usuários com deficiência vai fazer o circuito de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte vai ser às 7h30 e o último rregressarádo posto para a parada na Radial Oeste às 16h30. Vai haver pausa no atendimento das 11h30 até às 12h30.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Indonesia, Brazil

Cities: Metro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governo do Estado inaugura primeiro posto do Detran para pessoas com deficiência
>>>>>Tutores e cuidadores de pessoas com deficiência: após confusão na Barra, secretarias esclarecem quem pode se vacinar; veja – May 11, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 deficiência 0 0 NONE 11 deficiência auditiva: 1, deficiência: 10
2 nós 0 0 NONE 7 nos: 1, (tacit) nós: 6
3 posto 80 0 NONE 6 o posto: 4, este posto: 1, O posto: 1
4 pessoas 0 0 NONE 5 pessoas: 4, as pessoas: 1
5 unidade 0 0 NONE 5 a unidade: 4, a nova unidade: 1
6 o Rio 120 0 PLACE 3 o Rio: 3
7 Brenda Bauer 60 0 PERSON 3 Brenda_Bauer aluna de o projeto Cidadania sobre Rodas: 2, Brenda_Bauer (apposition: aluna de o projeto Cidadania): 1
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 inquérito 0 0 NONE 3 inquérito: 2, Investigação: 1
10 serão 0 0 NONE 3 serão: 2, serão atendidos: 1