Por: SentiLecto

Desde a última quarta-feira está em forcita na cidade do Rio o «passaporte da vacina», que impede o acesso de não vacinados ou atrasados — a depender da idade — em alguns ambientes coletivos, além de impossibilitar entrar em programas sociais da prefeitura e realizar cirurgias eletivas. Com o início da cobrança, amplia o número de relatos de tentativas de fraudar o comprovante da vacina contra a Covid-19. Coagiu-se o método de enfermagem Veronica Almeida que trabalha em o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land em esta quinta-feira ,, em a Cidade de Deus, a permitir a fraude por um homem que se identificou como » militar «.

Em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais, vilas olímpicas, estádios e ginásios desportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação, atividades de entretenimento, pontos de visitação turística, museus, galerias e exibições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in, conferências, convenções e feiras comerciaisA nova norma pegou desprevenidos uma família e amigos em viagem a passeio no Rio. No guichê de atendimento do Corcovado, os turistas de Mato Grosso tentavam recuperar o valor dos ingressos, adquiridos na segunda-feira, antes de o decreto entrar em forcita.— Pedimos urgência na eleição desse projeto, pois precisamos inibir novas tentativas de fraude do comprovante de vacinação. A pré-requisito do documento para entrada em locais coletivos, como estádios e pontos turísticos, assistência na guerrazinha à propagação do vírus e eanimaa adesão ao programa de vacinação. Temo que conter a pandemia na nossa cidade e essa medida contribui e bastante para isso. Não pode a liberdade individual de alguns se sobrepor ao direito da maioria e à saúde pública — defendeu o vereador.

Em um vídeo de desabafo, publicado pelo colunista Ancelmo Gois, Veronica contou que foi a terceira vez na semana que tentaram escapar da unidade com o comprovante e sem se vacinar. Ao GLOBO ela ainda declarou que impediu do homem sair com o documento sem tomar a vacina. Ela ainda declara que ficou assuntada porque o homem ficou nervoso, agressivo e chegou a pedir ela fingir aplicar a vacina:

— Ele primeiro pediu para ir toalete, mas depois de eu declarar que ele podia mas sem o cartão ele começou a ficar nervoso e desistiu. Então veio cochichar para eu somente furar o braço e não aplicar o líquido. Estava só desejando pegar o comprovante e ir embora. Que eu não daria o comprovante sem tomar a vacina ele começou a se exaltar, quando ele percebeu e saiu me xingando — relembra o método de enfermagem.

A prefeitura já identificou quatro casos de pessoas que conseguiram escapar sem se vacinar: três em Bangu e um na Barra da Tijuca. Como havia o registro de nomes e CPF, todos foram delatados à Polícia Civil. Procurada na noite desta sexta-feira, a corporação ainda não regressou os contatos.

Sobre os três casos que aconteceram nesta semana na Cidade de Deus, a secretaria Municipal de Saúde declarou que os profissionais conseguiram evitar a saída da pessoa com o documento. A pasta alega que quem subtrair e utilizar documentos de vacinação adulterados está sujeito às penalidades legais e criminais.

A prefeitura também declara que nas últimas semanas reformularam os fluxos de atendimento para «impedir a ocorrência de qualquer tentativa de subtração dos comprovantes, sem a devida vacinação.»

Na segunda-feira, aprovou-se o projeto de lei por 40 votos a zero, em a Câmara dos Vereadores. O vereador Carlos Bolsonaro, que se posicionava contra a «passaporte da vacina», também votou a favor. Nas redes sociais, ele afirmou que o voto foi para «quem falsifica documentosO «passaporte de vacinação» já estava calculado para valer a partir da primeira semana de setembro, mas por causa de instabilidade no aplicativo ConecteSUS, que vai servir como meio de comprovação, e devido aos pedidos de prorrogação dos setores admirados, a medida só começou a valer nesta quarta-feira. Veja os vai exigir-se o passaporte locais onde o » passaporte «:

A pré-requisito de uma ou duas doses variará de acordo com a idade do frequentador destes locais. A partir de hoje, todos com 18 anos ou mais terão que confirmar terem tomado pelo menos a primeira dose contra a Covid-19. A pré-requisito da segunda dose vai seguir um programa montado de acordo com as datas da campanha de vacinação no município. Os idosos terão que exibi o comprovante do ciclo vacinal inteiro já no primeiro dia, enquanto a faixa etária dos 18 aos 29 anos, por exemplo, tem até 15 de novembro para estar totalmente imunizada contra o coronavírus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Gambia, Canada

Cities: Hamilton, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Homem que tentou fraudar ‘passaporte da vacina’ pediu injeção de vento
>>>>>Todos os adultos têm que ter tomado pelo menos uma dose da vacina para entrar em academias e cinemas do Rio a partir de hoje – September 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: terceira dose de idosos no Rio a partir desta segunda-feira está garantida, diz secretaria – September 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que prioridade é terceira dose para idosos e que Ministério vai unificar calendário na semana que vem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cidade do Rio deve receber mais doses da vacina da Pfizer para adolescentes nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Secretários querem liberação da CoronaVac para crianças e adolescentes, mas Butantan ainda precisa oferecer mais dados – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio recebe 365 mil doses de vacina da Pfizer – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio suspende aplicação de segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: por falta de imunizantes, Rio suspende segunda dose de CoronaVac para público em geral e vacinação de adolescentes – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Efeito ‘passaporte da vacina’: número de atrasados para a segunda dose no Rio cai 40% em uma semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde suspende envio de lote de CoronaVac até Anvisa concluir investigação – September 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio tem estoque de 342 mil unidades de CoronaVac, apesar de suspensão da segunda dose – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que entregou todas as remessas de 2ª dose da CoronaVac destinadas ao Rio e avisa que ‘não garantirá doses para os que descumprirem’ o PNI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação: Rio terá repescagem para adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Vacinação de adolescentes no Rio será retomada na próxima quarta-feira, afirma secretário Daniel Soranz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: mesmo com Delta predominante, Rio tem queda nos indicadores, e seis regiões descem nível de alerta para moderado – September 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid no Rio: especialistas condenam aglomerações durante o feriadão de 7 de Setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em meio à queda nas internações no país, Rio é a única capital com ocupação de UTIs Covid acima dos 90%, segundo a Fiocruz – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretaria: não há previsão de novas doses de Astrazeneca, em falta nos postos do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: ‘Passaporte da vacina’ barra turistas desprevenidos no Rio, mas muitos deles aprovam a medida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Câmara do Rio aprova multa para quem fraudar ‘passaporte da vacina’, que entra em vigor nesta quarta-feira – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Veronica 0 0 PERSON 5 Veronica: 1, Ela (referent: Veronica): 1, (tacit) ele/ela (referent: Veronica): 2, ela (referent: Veronica): 1
2 eu 0 0 NONE 4 eu: 1, me: 1, (tacit) eu: 2
3 homem 0 100 NONE 3 um homem: 1, o homem: 2
4 de Saúde 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: a secretaria Municipal_de_Saúde): 2, a secretaria Municipal_de_Saúde: 1
5 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 prefeitura 0 0 NONE 3 A prefeitura: 3
7 ConecteSUS 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o aplicativo ConecteSUS): 1, o aplicativo ConecteSUS: 1
8 o vereador carlos_bolsonaro contra a passaporte de a vacina 0 0 NONE 2 O vereador Carlos_Bolsonaro contra a passaporte de a vacina: 2
9 a Cidade_de_Deus 0 0 PLACE 2 a Cidade_de_Deus: 2
10 a técnica de enfermagem veronica_almeida 0 0 NONE 2 a técnica de enfermagem Veronica_Almeida: 2