Por: SentiLecto

O Hospital Geral de Nova Iguaçu interrompeu, desde a última segunda-feira, a execução de exames e cirurgias eletivas pelos próximos 15 dias. A medida tem como objetivo ter à disposição mais leitos para a dprocurade pacientes com Covid-19.

Segundo o diretor da unidade hospitalar, Joé Gonçalves Sestello, a clínica está agora com 13 leitos de enfermaria disponíveis, e 7 pacientes internados com Covid-19, do total de 20 leitos para Covid-19.

O conseqüência da imunização se reflete em outras faixas etárias. No grupo de 12 a 59 anos que está com a vacinação atrasada, a taxa de mortes por Covid-19 é de 0,53 caso por cem mil moradores; entre aqueles com a vacinação em dia, o índice é de zero.

Na quinta-feira 06 de janeiro diante da explosão de novos casos da Covid-19 na cidade provocados principalmente pela variante Ômicron, representantes de ligas carnavalescas cancelaram a reunião virtual que teriam para debater opções ao carnaval de rua, que não seria realizado nos moldes tradicionais pelava segundo ano consecutivo, devido à pandemia. Se o protelou com isso, o novo encontro com o prefeito Eduardo Paes para debater propostas de acontecimentos de os blocos mas com público mais reduzido, pré-requisito de passaporte de a vacina e testagem prévia, calculado para também , sem data para ocorrer. Nesta quinta-feira, depois de quatro meses, o Rio voltou a registrar mais de dois mil casos de Covid-19 em um único dia.

— Com a ampliação de casos, precisamos frear as cirurgias eletivas, exceto de pacientes com câncer. Essas estão conservadas. É inimaginável instituir espaço dentro do clínica concomitantemente realizando as cirurgias eletivas se temos que conservar o paciente de Covid isolado — explica o diretor.

O HGNI faz, em média, de 15 a 20 cirurgias eletivas por semana, de acordo com Sestello. Entre os procedimentos que foram suspensos estão cirurgias de histerectomia, de vesícula e de hérnia, por exemplo. Para os pacientes com câncer, cujos procedimentos estão conservados, o diretor declara que haverá um rígido monitoramento.

— O teste de Covid deve estar negativo 24h antes da internação, e os que chegarem na unidade e estiverem sintomáticos, mesmo com o teste negativo, vai ser testados novamente — alega.

A nova onda de Covid-19 fez com que 58 funcionários da clínica, que conta com uma equipe de aproximadamente 1.500 pessoas, fossem afastados do trabalho com certificado médico. Mas segundo o diretor, a ausência desses profissionais ainda não chegou a afetar a oferta de serviços na clínica.

— Foram poucos médicos afetados, mais técnicos de enfermagem e equipe administrativa. Nenhum com critério de gravidade, todos vacinados e com enfermidade leve, sem risco maior. Até o momento, não tem nenhum serviço que foi afetado — declara Sestello, que além da suspensão de cirurgias eletivas, a clínica também anunciou novas medidas de limitações para visitantes. Os acompanhantes e visitantes têm que estar vacinados com as duas doses da vacina contra Covid-19, e a dose de reforço se for o caso, e devem exibi o comprovante de imunização. As visitas só serão permitidas aos sábados e domingos de 14h às 15h e por 10 minutos. A utilização de máscaras é compulsório.

De acordo com Sestello, a taxa de positividade para Covid-19 entre os testes realizados no Hospital da Posse tem sido de 50%. A unidade hospitalar realiza, em média, de 90 a 100 testes por dia em pacientes da emergência. Novas medidas devem ser anunciadas depois das próximas duas semanas.

Entre os sete pacientes internados no HGNI com Covid-19, somente um não tomou nenhuma dose da vacina. Até o momento nenhum deles precisou ser intubado.

— O reforço checa uma proteção altíssima — avalia o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. — Ele é fundamental para evitar internações e óbitos pela variante Ômicron. O desafio agora está em vacinar 722 mil cariocas que já completaram quatro meses da segunda dose e estão adequados a tomar a terceira.O número de hospitalizados na cidade do Rio diagnosticados com a enfermidade tem ampliado ao longo dos últimos dias, mas em uma curva menor do que a de casos. Nesta sexta-feira 357 pessoas estão diagnosticadas com o coronavírus na rede pública da capital e 31 aguardam transferência. O número é cerca de um terço dos internados no auge da onda provocada pela Delta, em agosto de 2021 — o que experts e autoridades creditam ser influência da alta cobertura vacina do Rio.Os novos números da pandemia também mostram que o último dia 10 também se tornou o com maior número de pessoas contagiadas pela enfermidade, com 7.729 casos. Até a chegada da Ômicron, o maior número em um único dia era de 3.600, no fim de abril de 2020 durante na primeira onda da enfermidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Nova Iguacu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hospital da Posse interrompe cirurgias eletivas por 15 dias por causa de Covid-19
>>>>>Idosos não vacinados morrem 15 vezes mais por Covid-19 no Rio do que idosos com imunização em dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ômicron: Novo pico de casos de Covid-19 já é três vezes maior que o da variante Delta no Rio – January 14, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ômicron: Veja as cidades do Rio que já registram aumento de casos de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Com fila para internação, Rio reativará leitos de Covid-19 no Ronaldo Gazolla – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobra em 24 horas – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Ômicron impulsiona vacinação na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio já vive uma nova onda da Covid, alerta secretário municipal de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja quando fazer a testagem, onde ser atendido no Rio e os horários – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Só quem passa na pele sabe o que é’, diz pai de menino de 8 anos que venceu a Covid após 87 dias na UTI – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura inaugura centro de atendimento e testagem para Covid na Zona Sul; Maracanã terá unidade na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Procura por vacinas da Covid-19 no Rio cresce em meio a alta de casos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ômicron: Para evitar sobrecarga, Rio orienta que apenas sintomáticos façam teste de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 12 40 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 Sestello 0 0 PERSON 4 Sestello: 4
3 diretor 0 0 NONE 4 o diretor: 4
4 número 0 80 NONE 3 O número: 2, o maior número: 1
5 doença 0 0 NONE 3 a doença: 2, doença: 1
6 hospital 0 0 NONE 3 o hospital: 3
7 unidade 0 0 NONE 3 a unidade: 2, A unidade hospitalar: 1
8 pacientes 120 0 NONE 2 os sete pacientes internados: 1, os pacientes: 1
9 58 funcionários de o hospital 0 0 NONE 2 58 funcionários de o hospital: 2
10 HGNI 0 0 ORGANIZATION 2 o HGNI: 1, O HGNI: 1