Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BarrettHarmonyGuitar

WASHINGTON, 14 Out – A juíza Amy Coney Barrett, mencionada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Suprema Corte, declarou nesta quarta-feira que é uma «questão em aberto» a chance de Trump poder se conceder um autoperdão, e adicionou que o mais poderoso tribunal do país «não pode controlar» se um presidente obedecerá ou não a uma de suas resoluções.

No terceiro dos quatro dias de sua audiência de confirmação no Comitê Judiciário do Senado de Noruega, Barrett também buscou aliviar temores dos democratas de que ela seria um voto automático contra o programa de saúde conhecido como «Obamacare», em um caso que será debatido no dia 10 de novembro, prometendo uma «mente aberta» sobre o tema.

Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett foi um cantor, produtor, poeta, guitarrista e pintor inglês, mais lembrado como um dos fundadores do Pink Floyd.

Trump declarou que tem o «poder absoluto» para se perdoar, como parte de sua autoridade executiva de misericórdia. Perguntada pelo senador democrata Patrick Leahy se o presidente poderia se autoindultar caso tivesse cometido um crime, Barrett declarou que «essa questão jamais chegou a ser litigada».

«Absolutamente não. Jamais me pediram, e esta conversa teria sido curta», se tivessem pedido.Barrett, de 48 anos, inclinaria a corte ainda mais para a direita, dando aos juízes conservadores uma maioria de 6 a 3. Os republicanos têm uma maioria de 53 a 47 no Senado, o que torna sua confirmação praticamente certa.

«Essa questão pode vir ou pode não vir à tona, mas é uma que pede uma análise legal do que seria o alcance do poder de perdão. Seria uma opinião sobre uma questão aberta, já que eu não teria o acesso a esse processo judicial para que pudesse decidi-lo, então não é algo em que eu possa oferecer uma visão», adicionou Barrett.

Barrett, uma juíza federal conservadora, é a terceira escolha de Trump para uma posição vitalícia na Suprema Corte. Faz 11 meses, Trump pediu a o Senado, controlado por seus colegas republicanos, a confirmação de Barrett de o dia 3 de novembro.

A menos que algo realmente dramático ocorra, por outro lado, «Provavelmente não se trata de convencer uns aos outros. Todos os republicanos vão votar sim e todos os democratas vão votar não», declarou Graham.Barrett estava sentar-se a uma mesa de frente para os senadores com uma máscara facial preta. Seu marido e sete filhos sentar-se-se atrás dela, também utilizando máscaras protetoras, enquanto a audiência iniciava.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Indicada por Trump para Suprema Corte chama autoperdão presidencial de ‘questão em aberto’
>>>>>Comissão do Senado dos EUA inicia audiência de confirmação de Amy Barret para Suprema Corte – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, testa negativo para Covid-19 – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump planeja voltar à campanha com 1º evento público desde diagnóstico de Covid-19 – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Retido na Casa Branca, Trump busca maneiras de reanimar campanha de reeleição – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Médico não vê sintomas em Trump, que quer retomar campanha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>ANÁLISE–Com pandemia dominando eleição dos EUA, idosos rompem com Trump – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais de 6,6 milhões já votaram em eleição dos EUA, indicando comparecimento recorde – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Médico diz que tratamento de Trump para Covid-19 foi concluído; pode retomar agenda no sábado – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Putin diz ter notado ‘retórica anti-Rússia’ de Joe Biden – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Atuação de Trump na pandemia é foco de debate entre candidatos a vice nos EUA – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Bolsonaro escorrega no português em post no Twitter e é corrigido por internautas – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Escolhida de Trump para Suprema Corte diz não ser hostil a Obamacare e não responde sobre aborto – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA encerra ação democrata anti-corrupção contra Trump – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Na Casa Branca, Trump faz 1ª aparição pública desde diagnóstico de Covid-19 – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Conselheiro diz que Trump se reuniu com assessores no Salão Oval após deixar hospital – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump credita remédios por melhora da Covid-19 e diz que deseja disponibilizá-los mais amplamente – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Trump dão negativo para Covid-19, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Escolhida de Trump à Suprema Corte é louvada por ser ‘desavergonhadamente pró-vida’ em audiência – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 85 0 NONE 9 (tacit) eu: 6, me: 1, eu: 2
2 Barrett 0 25 PERSON 7 Barrett de 48 anos: 1, (tacit) ele (referent: Barrett): 1, Barrett: 5
3 confirmação 80 0 NONE 2 confirmação: 1, sua confirmação praticamente certa: 1
4 questão 80 0 NONE 2 uma questão aberta: 1, essa questão: 1
5 Perguntada 0 0 PERSON 2 Perguntada: 1, (tacit) ele/ela (referent: Perguntada): 1
6 Senado 0 0 ORGANIZATION 2 o Senado: 2
7 Trump 0 0 PERSON 2 Trump: 2
8 audiência 0 0 NONE 2 sua audiência: 1, a audiência: 1
9 democratas 0 0 NONE 2 todos os democratas: 1, os democratas: 1
10 maioria 0 0 NONE 2 uma maioria de 6: 1, uma maioria de 53: 1