Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BRAlogo1

A polícia realizou uma operação nas casas e nos escritórios do ministro da Saúde da França e seu diretor de saúde pública nesta quinta-feira, parte de uma investigação sobre a reação das autoridades à pandemia de coronavírus, ddeclarouum funcionário do Ministério da Saúde do país à Reuters, confirmando uma reportagem anterior da BFM TV.

Ao anunciar a resolução em comunicado, o governo declarou que a epidemia de Covid-19 é uma calamidade de saúde pública que coloca em perigo a saúde da população e justifica a adoção de medidas estritas.O governo francês disse nesta quarta-feira um estado de emergência de saúde pública por causa da Covid-19.

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental culpado pela gestão e manutenção da Saúde pública do país.

Reuters ) é uma agência de notícias britânica com sede em Londres. Uma agência de notícias britânica é a maior agência internacional de notícias do mundo.

«realizou-se esta operação sem encontrar qualquer problema. O procedimento está seguindo seu curso», adicionou o funcionário.

Além do atual ministro da Saúde, Olivier Verán, e do diretor de saúde pública, Jérôme Salomon, Agnés Buzyn o ex-primeiro-ministro Édouard Philippe e a ex-porta-voz de governo Sibeth Ndiaye também foram visados nas batidas, adicionou a BFM. Agnés Buzyn é a antecessora de Verán.

A Reuters não conseguiu contatar de imediato Verán e Salomon ou as outras autoridades que foram alvo da operação, e polícia parisiense e o Ministério do Interior tampouco comentaram de imediato.

Faz 3 meses, começou um inquérito judicial sobre a reação oficial em a pandemia depois de dezenas de queixas de médicos, autoridades locais e casas de repouso, em o dia 3 de julho o Tribunal da Lei da República uma corte especial estabelecida para julgar casos de mau comportamento ministerial.A investigação pretendeu determinar se houve uma «falta de vontade de lutar uma calamidade» da parte dos culpados no começo da pandemia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inquérito sobre Covid-19 visa ministro da Saúde francês e outras autoridades
>>>>>França declara estado de emergência de saúde pública por Covid-19 – October 14, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Reuters 0 0 ORGANIZATION 3 A Reuters: 1, Reuters: 1, a Reuters: 1
2 inquérito 90 80 NONE 2 uma investigação judicial: 1, O inquérito: 1
3 saúde 160 0 NONE 2 saúde pública: 2
4 autoridades 0 0 NONE 2 as outras autoridades: 2
5 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
6 operação 0 0 NONE 2 Esta operação: 1, uma operação: 1
7 a epidemia de covid-19 80 110 NONE 1 a epidemia de Covid-19: 1
8 combater um desastre da_parte_dos responsáveis em o início de a pandemia 50 90 NONE 1 combater um desastre da_parte_dos responsáveis em o início de a pandemia: 1
9 encontrar qualquer problema 0 80 NONE 1 encontrar qualquer problema: 1
10 má conduta ministerial 0 80 NONE 1 má conduta ministerial: 1