Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Zaki

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtores aliados se comprometeram nesta segunda-feira a comportar-se em suporte ao mercado da commodity, à medida que caumentampreocupações de que uma segunda onda da pandemia de Covid-19 possa afetar a dprocurae de que um plano anterior do grupo para aampliara produção a partir do ano que vem possa deprimir ainda mais os pcustos

«Em particular, uma nova alta no número de casos de Covid-19 em todo o mundo e as perspectivas de ‘lockdowns’ parciais nos meses de inverno podem agravar os riscos para a recuperação econômica e da demanda por petróleo», acrescentou.

Organização dos Países Exportadores de Petróleo é uma organização intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de setembro de 1960 em Bagdá pelos cinco membros fundadores, com sede desde 1965 em Viena, na Áustria.

Enquanto três fontes de países produtores alegaram, a Arábia Saudita, principal membro da Opep, declarou que ninguém tem que duvidar do compromisso do grupo em fornecer apoio ao mercado que a ampliação de bombeamento projetado para janeiro pode ser revertido caso necessário.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman já trocaram dois telefonemas na semana passada. Mohammed bin Salman é saudita. Dmitry Peskov declarou que o contato regular é necessário, diante da volatilidade dos mercados. Dmitry Peskov é o porta-voz do Kremlin.

A Opep e seus aliados, entre eles a Rússia, que formam o grupo conhecido como Opep+, têm diminuído produção desde 2017, na tentativa de sustentar os custos e reduzi os estoques.

«Esse grupo mostrou, especialmente neste ano, que tem adaptabilidade para se ajustar a diferentes circunstâncias quando necessário. Nós não vamos nos evadir das nossas responsabilidades em relação a isso», declarou o ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman.

«Ninguém no mercado tem que ter qualquer dúvida quanto ao nosso comprometimento e nossas intenções», adicionou o príncipe Abdulaziz na abertura do comitê ministerial de monitoramento conjunto da Opep .

Por ora, a Opep está diminuindo sua produção em 7,7 milhões de barris por dia , após cortes de 9,7 milhões de bpd entre 1º de maio e 1º de agosto. Em 3 meses, as limitações deverão ser flexibilizadas em mais 2 milhões de bpd, em janeiro.

Mas em seu pior cenário possível, o documento menciona que o mercado poderia entrar em um superávit de 200 mil bpd no ano que vem.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Saudi Arabia, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inquietada com procura fraca por petróleo, Opep promete ações
>>>>>EXCLUSIVO-Opep+ teme que 2ª onda de Covid-19 leve a excedente de petróleo em 2021 – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Preços do petróleo caem 3% com retomada de abastecimento nos EUA, Líbia e Noruega – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Tropas dos EUA no Afeganistão devem ‘estar de volta até o Natal’, diz Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China e México compram soja dos EUA com preços tocando máximas em 2 anos e meio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Eleição de 2020 dos EUA deve ter número recorde de candidatos LGBT+ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Opep+ mantém plano de flexibilizar cortes de produção de petróleo, diz Novak – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Opep+ vai assegurar que preços do petróleo não desabem novamente, diz chefe da Opep – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Opep volta a cortar previsão de demanda por petróleo em 2021 por avanço da Covid – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Opep passa a ver platô na demanda por petróleo ao final da década de 2030 – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ENFOQUE-Única sobrevivente? Saudi Aramco dobra aposta no petróleo para bater rivais – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Emirados Árabes reafirmam plano da Opep+ de reduzir cortes de produção em janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Organização dos Países Exportadores de Petróleo 40 0 ORGANIZATION 3 Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo): 1, (tacit) ele/ela (referent: Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo): 1
2 preocupações 0 120 NONE 2 preocupações: 2
3 A Opep e seus aliados 0 40 ORGANIZATION 2 A Opep e seus aliados: 1, (tacit) eles/elas (referent: A Opep e seus aliados): 1
4 eu 0 2 NONE 2 (tacit) eu: 2
5 Abdulaziz 100 0 PERSON 2 o príncipe Abdulaziz: 1, príncipe Abdulaziz: 1
6 grupo 90 0 NONE 2 Esse grupo: 1, o grupo conhecido: 1
7 a Rússia 0 0 PLACE 2 a Rússia: 2
8 bpd 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: bpd): 1, bpd: 1
9 mercado 0 0 NONE 2 o mercado: 2
10 ninguém 0 0 NONE 2 ninguém: 1, Ninguém: 1