Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Um dos principais focos de aglomeração na cidade, o transporte público vem sendo prioridade nas discussões entre cientistas e transportes. Na reunião do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, experts e integrantes da prefeitura mencionaram a chance de ampliação de frotas do ônibus e metrô para mitigação do público. Nesta terça, o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 da UFRJ emitiu uma nota que também agride esse problema e recomenda troca de janelas dos veículos por persianas fixas, para garantir melhor circulação de ar.

Procurada, a Rio Ônibus mencionou o obstáculo de ampliação de frota diante da penúria financeira das companhias do setor e que a maioria dos veículos tem janelas que podem ser abertas. Já o MetrôRio alegou que trabalha com a mesma frota do fase pré-pandemia nos horários de pico e que seu sistema de ar-condicionado realiza filtragem do ar.

MetrôRio é uma companhia privada de Brasil com sede no Rio de Janeiro concessionária culpada pela operação da Linha 1 da Linha 2 e da Linha 4 .

Daniel Becker declarou que o transporte público foi um dos assuntos mais debatidos na reunião de segunda. Daniel Becker é membro do comitê.— O transporte público é um gargalo. Não sabemos bastante bem como lidar com essa questão até hoje e isso gera preocupação. Na reunião foi declarado que espera-se contribuição de empresários de metrô e ônibus para voltarem com frota completa e, assim, evitar aglomeração.

Em uma nota técnica nesta terça, o GT Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 da UFRJ escreveu seis recomendações, sendo relacionadas ao transporte público: escalonar horários de expediente de setores produtivos para melhor escoação entre os modais; garantir renovação de ar nos veículos, com exemplo de troca de janelas por persianas fixas; e implantar linhas de curta distância com veículos menores e apropriados, que ofereçam mobilidade e disponibilidade próxima à residência das pessoas. Segundo os pesquisadores, essa última medida poderia implicar no aprimoramento da infraestrutura do transporte.

O coordenador do grupo da UFRJ, o infectologista Roberto Medronho lamentou a ausência de estratégias intersetoriais.

— Os serviços de transporte público não vêm sendo desenvolvidos por meio de estratégias intersetoriais que possam responder melhor às dprocurasde enfrentamento da pandemia. Caso o fossem, não a conduta de diminuição de oferta de transporte não seria observado em um momento como este que consequentemente provoca uma ampliação de lotação inesperada e indesejada para o fase,. Une-se a isso a falta de regras e fiscalização dos espaços públicos , os quais, juntos, contribuem fortemente para amplificar a infecção pelo SARS-CoV-2 — alegou ele, em publicação da UFRJ.

Secretaria de Estado é a nomeação genérica dos setores executivos das governos de certas países, estados ou territórios.

Procurada, a Secretaria municipal de Saúde alegou que analisará as propostas.

A ação solicita que o município divulgue, diariamente, até as 18h, a relação das pessoas vacinadas no dia anterior, separadas por local de aplicação e identificadas pelo nome ou número do Cartão Nacional de Saúde, além das respectivas matrículas, das posições e da lotação dos vacinados, bem como a espécie e o lote do imunizante, sob pena de aplicação de multa diária e pessoal ao prefeito Eduardo Paes no valor de R$ 50 mil. A prefeitura deverá mandar esses dados digitalizados ao Ministério Público em três dias, além das folhas manuscritas nas quais estão sendo anotadas as informações, se o pedido for aceito pela Justiça. Procurada, não a prefeitura não foi demonstrada sobre o pedido de o MP.Os promotores alegam que, desde o começo da vacinação, em 19 de janeiro, buscas feitas em fontes abertas do município mostraram que “um incontável número” de profissionais da Saúde que não fazem parte do grupo prioritário inicial vem sendo imunizado. Eles mencionam como exemplos os trabalhadores de educação física e agentes administrativos dos centros municipais de Saúde.

Na terça-feira 05 de janeiro a Secretaria municipal de Saúde do Rio informou já ter aberto 100 dos 343 novos leitos prometidos pela prefeitura para o tratamento de pacientes com Covid-19. eram 80 vagas a mais disponíveis no Hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e outras 20 no Souza Aguiar, no Centro. O obstáculo de contratação de mão de obra qualificado, no entanto, podia ser uma dificuldade à cpermanênciadesse processo, t temiamespecialistas.

Já o MetrôRio declarou que sua operação segue em «pleno funcionamento», com horário regular e frota igual ao fase pré-pandemia nos horários de pico. Sobre as medidas de segurança, todas estações têm dispensadores de álcool gel e os trens e estações vêm sendo higienizados regularmente. Como abertura de janelas é impraticável, o MetrôRio explicou que seu sistema de ar-condicionado realiza filtragem do ar para retirada de partículas e que, na abertura de portas nos desembarques, há troca de ar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inquietados com aglomerações no transporte público, experts recomendam ampliação de frota e mudança de linhas
>>>>>Ministério Público pede multa de R$ 50 mil por dia se a Prefeitura do Rio não divulgar lista dos vacinados contra a Covid-19 – January 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rio começa a aplicar vacina de Oxford na quarta-feira; estado registra 220 mortes e 5,3 mil casos de Covid-19 em 24 horas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Conselho de Enfermagem recebe denúncia de tentativa de compra de vacina em fila, no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretário de Saúde do Rio promete rigor para apurar denúncias sobre irregularidades na vacinação contra a Covid-19 – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>No Rio, primeira dose da Coronavac será aplicada nesta segunda-feira, no Cristo Redentor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Primeiro lote de vacinas na cidade do Rio deve durar quatro dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio terá pontos de ‘drive-thru’: Aterro, Parque Madureira e Sambódromo – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sindicato dos Rodoviários cobra Prefeitura do Rio por vacinação para a categoria – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Garçom mais antigo da Prefeitura do Rio torce para vacina chegar e voltar a trabalhar – January 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes nomeia um servidor de carreira para comandar o Centro Administrativo – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura espera chegada de vacinas do Coronavac já na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura trabalha com possibilidade de começar vacinação no dia 20 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 transporte 30 0 NONE 4 o transporte público: 3, O transporte público: 1
2 Secretaria 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Secretaria municipal de Saúde): 2, a Secretaria municipal de Saúde_do_Rio: 1, a Secretaria municipal de Saúde: 1
3 MetrôRio 80 0 ORGANIZATION 3 o MetrôRio: 3
4 Procurada 0 0 PERSON 3 Procurada: 3
5 UFRJ 0 0 ORGANIZATION 3 a UFRJ: 3
6 nota 0 0 NONE 3 uma nota: 2, uma nota técnica: 1
7 prefeitura 0 0 NONE 3 a prefeitura: 3
8 um incontável número de profissionais de a saúde 180 50 NONE 2 um incontável número de profissionais de a Saúde: 2
9 estratégias 200 0 NONE 2 estratégias intersetoriais: 2
10 janelas 16 0 NONE 2 janelas: 2