Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Fa-Iran (2).oga

Por Joseph Menn e Sarah N. Lynch

WASHINGTON – Autoridades de inteligência de alto escalão dos Estados Unidos acusaram Rússia e Irã de tentarem interferir na votação presidencial de 2020, o que foi negado depressa por Moscou e Teerã.

Faz 11 meses, o anúncio antes de a votação de 3 de novembro, mostrou o nível de receio de autoridades norte-americanas graduadas de que entidades estrangeiras estejam tentando minar a confiança em a integridade de a eleição e espalhar desinformação visando afetar seu resultado.

John Ratcliffe delineou a suposta interferência em uma coletiva de jornalismo realizado na quarta-feira que incluiu o diretor do FBI, Chris Wray. John Ratcliffe é o diretor de Inteligência Nacional.

«Confirmamos que o Irã obteve algumas informações de registro de eleitores, e separadamente, pela Rússia», declarou Ratcliffe.

Vão ir ou Irã ), oficialmente República Islâmica do Irã-Irão e anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental.

A Rússia ), oficialmente Federação Russa ), é um país localizado no norte da Eurásia.

A maior parte dos registros de eleitores é de domínio público, mas Ratcliffe declarou que autoridades do governo «já viram o Irã mandar e-mails por spoofing para intimidar eleitores, impeli alvoroços sociais e prejudicar o presidente Trump».

Ratcliffe se referia a e-mails mandados na quarta-feira que se parecem com mensagens do grupo pró-Trump Proud Boys, de acordo com fontes governamentais.

Agências de inteligência já haviam declarado que o Irã poderia interferir para prejudicar Trump, e que a Rússia estava tentando ajudá-lo navotaçãoo.

Experts externos declararam que, o Irã estaria tentando passar uma má impressão de Trump chamando atenção para o suporte e as ameaças do grupo às vezes violento, se Ratcliffe estiver correto.O Irã convidou o embaixador suíço nesta quinta-feira para queixar-se contra o que chamou de afirmações «infundadas» dos EUA. O país não tem relação diplomática com os Estados Unidos.

Saeed Khatibzadeh na TV estatal declarou: «o embaixador suíço em as afirmações de America repetitivas , infundadas e falsas transmitiu a rejeição forte de o Irã». Saeed Khatibzadeh é o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Iran.Como declarámo antes, não faz diferença para o Irã quem vence a votação dos EUA.»

O Kremlin também negou a alegação.

Apesar de os EUA terem recusado a proposta de Rusia de prorrogar incondicionalmente, o Kremlin declarou nesta segunda-feira que Moscou espera que as negociações com os Estados Unidos continuem o tratado que restringe as armas nucleares estratégicas dos dois países.

Na sexta-feira 09 de outubro – O Twitter declarou que removerá tuítes que conclamam pessoas a interferirem no processo eleitoral dos EUA ou na implementação dos resultados eleitorais, inclusive por meio de violência, com a companhia também anunciando mais rótulos e limitações para retardar a disseminação de desinformação. Antes que possam retuitar o conteúdo que foi rotulado como enganoso, o Twitter declarou a partir dos usuários receberiam um aviso assinalando-lhes informações confiáveis ​​. A companhia vai somar mais avisos e limitações sobre tuítes com rótulos de informações enganosas de figuras políticas dos EUA, como candidatos e campanhas, bem como contas com base nos EUA com mais de 100 mil seguidores ou que obtinham «envolvimento expressivo». O Twitter, que recentemente declarou que estava testando como tornar sua rotulagem mais óbvia e direta, declarou que as pessoas terão que tocar em avisos para ver esses tuítes. Embora a maior parte da atenção tenha estado nos rótulos aplicados aos tuítes do presidente Trump, o Twitter declarava que rotulou milhares de postagens enganosas. Companhias de mídia social estavam sob pressão para lutar a desinformação ligada a votações e se preparar para chance de violência ou intimidação nas urnas. A Reuters relatou que os republicanos estavam mobilizando milhares de voluntários para assistir aos primeiros sites de eleição e às urnas eleitorais para encontrar evidências que sustentem as reclamações de Trump sobre a fraude eleitoral. Na quinta-feira, o Facebook declarou que iria proibir chamadas para assistir pesquisas utilizando «linguagem militarizada». O Twitter também declarou que rotularia os tweets que alegavam falsamente o triunfo de qualquer candidato.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov declarou: «Tais denúncias aparecem todos os dias, elas são infundadas e não se baseiam em nada».

O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov declarou que o fim do acordo Novo START, assinado em 2010 e que vence em fevereiro, vai ter consequências «danosas».

«Ficou claro para mim que a intenção do Irã neste caso, e da Rússia em muitos outros casos, é basicamente minar a confiança em nossas votações», declarou Schumer à rede MSNBC.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inteligência dos EUA declara que Irã e Rússia tentaram interferir na votação de 2020
>>>>>Kremlin diz esperar que negociações sobre armas nucleares com EUA continuem – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Kremlin receia disparada de Covid-19, mas diz que situação está sob controle – October 16, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vendas no varejo nos EUA superam expectativas, mas perspectiva é incerta – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa futuro oscila pouco com exterior no radar; CSN é destaque na safra de balanços – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa mostra fraqueza na abertura, mas CSN sobe mais de 3% após balanço – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Confiança do consumidor norte-americano sobe em outubro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA rejeitam proposta russa para prorrogar por 1 ano pacto sobre armas nucleares – October 16, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Twitter 160 0 ORGANIZATION 9 (tacit) ele/ela (referent: O Twitter): 3, O Twitter e direta: 2, O Twitter: 4
2 Irã 0 11 ORGANIZATION 8 O Irã: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Irã): 1, o Irã: 6
3 John Ratcliffe 0 0 PERSON 5 Ratcliffe: 4, John_Ratcliffe (apposition: O diretor de Inteligência_Nacional): 1
4 os EUA 0 290 PLACE 4 os EUA: 2, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 2
5 A Rússia oficialmente Federação_Russa 0 0 PLACE 4 a Rússia: 2, Rússia: 1, A Rússia oficialmente Federação_Russa: 1
6 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, mim: 1
7 tweets 0 160 ORGANIZATION 3 (tacit) eles/elas (referent: os tweets): 1, os tweets: 2
8 país 0 40 NONE 3 um país localizado: 2, O país: 1
9 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
10 tuítes 0 0 NONE 3 tuítes: 3