Por: SentiLecto

O casal, junto há quatro décadas, foi internado no mesmo dia com Covid-19, lado a lado, na mesma enfermaria. Mas o final da história deles foi bastante diferente. A mulher, de 62 anos, foi para uma UTI e se recuperou, enquanto o marido, de 71, faleceu à espera de um leito de terapia intensiva no dia 21 de março. O drama familiar se passou no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, uma das tantas cidades do interior do Rio colapsadas ou à beira do caos na terceira onda da pandemia, que já concentram um terço dos óbitos no estado.

Historicamente somente parte dos municípios do Rio têm vagas de UTI, sendo dirigidas principalmente em cidades maiores. Das 92 cidades, somente 44 têm vagas de terapia intensiva para tratar o coronavírus. Já são 17 municípios que estão sem vagas para atender pacientes graves, sendo a pior situação em Rio das Ostras, que exibe uma superlotação de 118%.Já a taxa de profissão dos leitos de UTI da rede pública no estado também exibiu leve recuo, passando de 91,6% a 90,8%. Nas enfermarias, o percentual de vagas em utilização tem uma margem mais confortável: 79,3%.Houve uma sensível melhora em indicadores de algumas regiões, que fez três delas saírem da bandeira roxa e ir para a vermelha. Junto com a Metropolitana 1, a região Serrana continua com o mais aumentado grau de alerta.

No domingo 28 de março “ era o pior momento da pandemia. estávamo exaustos, e os pacientes chegavam mais graves, muitos direto para a respiração mecânica. A gente fazia, fazia, mas faltavam mãos, e os plantões de 24 horas se tornaram de 36, 48 horas”. O desabafo, de um profissional de saúde do Hospital municipal Evandro Freire, na Zona Norte do Rio, resumia pesares que têm se alastrado no front contra a Covid-19: nesta nova onda da pandemia, de recordes nas filas de internação, governos prometiam abrir pelo menos 744 novos leitos, 455 deles de UTI para pacientes do coronavírus, e contratar cerca de 1.100 profissionais de saúde no Rio. Mas, além da sobrecarga de trabalho daqueles que já atuam nos hospitais, o momento é de escassez de mão de obra qualificada, sobretudo, na terapia intensiva, onde cada ação pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Faz 1 mês, desde o começo os 73 municípios fora de as regiões de saúde Metropolitana I e II registraram %33,7 de as mortes. Os dados da última sexta-feira mostram que os números superam os do auge da segunda onda, em dezembro do ano passado , e da primeira até o fim de junho de 2020 .

A secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou nesta terça-feira 347 novas mortes de Covid-19 em todo o estado. A média móvel do estado passa a ser de 229,7 óbitos por dia na última semana, o maior número desde o começo da pandemia. No total, desde o começo da pandemia, 38,040 fluminenses perderam a vida por causa da enfermidade e quase 661 mil já se os diagnosticaram com o coronavírus.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NO JORNAL NO GLOBO

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Nova Friburgo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Interior do estado vive pior momento da pandemia e já responde por uma em cada três mortes por Covid no Rio
>>>>>Rio tem maior média móvel de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia; 647 pacientes estão na fila por UTI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: fila por leitos no Rio é a menor em 16 dias, mas ocupação das UTIs segue acima de 90% – April 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rio completa 15 dias de aumento na média móvel de mortes por Covid-19 e tem quase 700 à espera de UTI – April 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com recorde de mortes por Covid-19, Rio tem em média um óbito a cada quatro minutos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Após quase um ano de atraso, hospital modular de Nova Iguaçu é inaugurado com metade da capacidade – April 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carência de leitos de UTI na Baixada Fluminense pode explicar recorde de ocupação de vagas no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Abertura do Hospital do Modular de Nova Iguaçu, prometida para sábado, pode desafogar Hospital da Posse – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auditoria acha irregularidades do Hospital de Campanha do Riocentro, que teve a maior taxa de mortalidade das unidades provisórias da cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Hospitais privados vão ativar mais 104 leitos para Covid em unidades públicas do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Fila de UTI no Rio é três vezes maior que o número de leitos livres – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rio se mantém na bandeira roxa com risco ‘muito alto’ para a Covid-19, aponta estudo da Saúde – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 municípios 120 320 NONE 3 17 municípios: 2, os 73 municípios: 1
2 pandemia 0 240 NONE 3 a pandemia: 3
3 estado 0 0 NONE 3 o estado: 2, todo o estado: 1
4 mortes 0 140 NONE 2 as mortes: 1, 347 novas mortes de Covid-19: 1
5 aflições 0 90 NONE 2 aflições: 2
6 cidades 0 0 NONE 2 cidades maiores: 1, as 92 cidades: 1
7 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
8 lado 0 0 NONE 2 lado: 2
9 atender pacientes graves a pior situação em rio_das_ostras 60 160 NONE 1 atender pacientes graves a pior situação em Rio_das_Ostras: 1
10 os pacientes 60 70 NONE 1 os pacientes: 1