Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Foto oficial de Eduardo Paes

A 230ª Zona Eleitoral do Rio determinou nesta segunda-feira que o ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura pelo DEM, remova das redes sociais o registro de duas agendas de campanha. Faz 1 mês, o conteúdo, que envolve fotografias e textos, registrou visitas de Paes a uma Clínica da Família em o bairro de a Abolição e a um campus educacional em o Complexo da Maré, ambos localizados em a Zona Norte 28 e 30 de setembro. O juiz Flávio Silveira Quaresma, atendendo a uma representação feita pela equipe jurídica da candidata Martha Rocha , entendeu que os materiais de Paes violavam legislação que veda a utilização de bens públicos em vantagem de candidatos, partidos políticos e alianças. Procurada pelo GLOBO, a campanha de Paes informou que tomou conhecimento da resolução e removeu as publicações.

O Ibope também fez um levantamento sobre o índice de rejeição, perguntando aos entrevistas em quem eles não votariam. 57% declararam que nao votariam em Crivella; 40% em Clarissa Garotinho, 30% em Eduardo Paes.

Faz 11 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

A defesa de Martha Rocha argumentou que Paes teria usado as visitas para promover a própria candidatura através de propagandas que não foram devidamente identificadas na internet com a citação compulsória à legenda do ex-prefeito e outros dados exigidos pela legislação eleitoral. No caso da Clínica da Família, os advogados Vania Aieta e Marcelo Weick ainda assinalaram que a presença do candidato teria atrapalhado o funcionamento do local. O Ministério Público Eleitoral consentiu com a representação e com o pedido para que os conteúdos fossem removidos do Facebook e do Instagram, bem como para que Paes se abstenha divulgar novos materiais da espécie.

A visita de Paes à Clínica da Família na Abolição já havia sido objeto de dacusaçãoaexibidapela Procuradoria Geral do Município, sob a gadministraçãodo prefeito Marcelo Crivella , candidato à reeleição. Na representação, mandada à Justiça Eleitoral no icomeçodo mês, a procuradoria acusou Paes de praticar campanha irregular e perturbar a ordem em um pedifíciopúblico.

Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza , que na pesquisa anterior apareciam com 2%, agora atingiram 3%. Esta é a primeira pesquisa do instituto após o começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Justiça determina que Paes apague publicações com fotografias de visitas a dois edifícios públicos
>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia na sexta com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>TSE suspende inegibilidade de prefeito do Rio de Janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Eleitor poderá justificar ausência nas urnas por aplicativo do TSE – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 uma da Paes a Clínica 0 50 PERSON 4 o ex-prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 3
2 legislação 0 0 NONE 3 legislação: 2, a legislação eleitoral: 1
3 representação 0 0 NONE 3 a representação: 2, uma representação feita: 1
4 Eduardo_Bandeira_de_Mello e Renata_Souza 0 0 PERSON 2 Eduardo_Bandeira_de_Mello e Renata_Souza: 2
5 Procurada_pelo_GLOBO e 0 0 OTHER 2 (tacit) ele/ela (referent: Procurada_pelo_GLOBO e): 1, Procurada_pelo_GLOBO e: 1
6 a Clínica_da_Família 0 0 PLACE 2 a Clínica_da_Família: 1, Clínica_da_Família: 1
7 candidato 0 0 NONE 2 candidato: 2
8 conteúdo 0 0 NONE 2 O conteúdo: 2
9 entrevistas 0 0 NONE 2 entrevistas: 2
10 pedido 0 0 NONE 2 o pedido: 2