Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

Diante da ameaça da variante Ômicron, a Prefeitura do Rio decidiu aumentar a cobrança do passaporte da vacina. Agora é preciso exibi o comprovante para se hospedar em hotéis e pousadas, entrar em bares e restaurantes e até para frequentar salões de beleza e barbearias. O cerco agora se fecha ainda mais para tentar levar aos postos 487 mil adultos que ainda não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19. O maior grupo de atrasados está na faixa de 20 a 29 anos. Entre os jovens, de 12 a 17 anos, mais de 278 mil ainda não tomaram as duas doses. Daniel Soranz declara que todas as pessoas acima dos 12 anos já teriam que ter completado o esquema de imunização. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. Quem não o fez pode procurar um posto porque há vacina disponível.

Surto de gripe: clínicas privadas no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos levesSurto de gripe: clínicas privadas no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos levesSurto de gripe: clínicas privadas no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos levesA Prefeitura do Rio aumentou a cobrança do passaporte vacinal. A lista de estabelecimentos em que é exigida a comprovação da imunização contra a Covid-19 ampliou e, a partir de agora, vai ser preciso exibi o certificado para acessar shoppings, ir a áreas internas ou com cobertura de restaurantes e bares, se hospedar em hotéis e usar serviços de transporte individual — como táxi e aplicativos. A medida já vale a partir desta quinta-feira.

Na sábado 20 de novembro inquietada com a ampliação de casos da Covid-19 em outros países e já calculando um grande número de estrangeiros no próximo carnaval, a capital fluminense calculava exigir o comprovante de vacinação de turistas que chegarem para a celebração. Faz 16 dias, Daniel Soranz declarou que a Prefeitura do Rio aguardava um posicionamento de o Ministério da Saúde sobre a cobrança de passaporte vacinal de estrangeiros que aterrissarem em a cidade antes e durante o carnaval, em esta sexta-feira, 19. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. Faz 2 meses, o pedido já foi feito, mas, segundo a prefeitura, o governo federal ainda não deu seu parecer. Deu-se a declaração de Daniel Soranz durante uma audiência pública virtual de a Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio, presidida por Tarcísio Motta.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

No decreto do município, publicado ontem pela manhã, as limitações seriam ainda maiores, chegando a shoppings, táxis e transportes por aplicativo. Entretanto, o prefeito Eduardo Paes afirmou que houve um “exagero” e anunciou a retirada hoje desses setores da lista.

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

A nova medida aumenta uma lista que já incluía cinemas, teatros, academias, atrações turísticas e parques.

Soranz explicou que a inclusão de novos estabelecimentos na limitação foi uma sugestão do Comitê Científico da prefeitura, para tentar evitar o turismo de não imunizados no fim de ano. Ele declarou que turistas poderão se vacinar na cidade, se desejarem. O novo decreto também orienta como os setores devem comportar-se para exigir a comprovação. Os hotéis e demais serviços de hospedagem só poderão efetivar as reservas ou o contrato após a apresentação do certificado pelo cliente. Nos locais em que há venda de ingresso, como acontecimentos, estádios de futebol, cinemas e casas shows, há a orientação de exigir o passaporte no momento da compra do tíquete.

Os setores atingidos não criticam a limitação, mas realçam vão ter obstáculo para satisfazer a pré-requisito. De acordo com o Sindicato dos Bares e Restaurantes , o decreto “trouxe muitas dúvidas e insegurança” ao setor, que pedirá “ajustes no decreto”. Em nota, os representantes da entidade declararam que os restaurantes não têm pessoal para inspecionar o passaporte de todos os clientes. No comunicado, realça que apoia a progressão da vacinação “para que não haja qualquer retrocesso que prejudique ainda mais a lenta recuperação de um dos setores mais afetados economicamente pela pandemia”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maior pré-requisito de passaporte no Rio mira 487 mil com esquema vacinal incompleto
>>>>>Prefeitura do Rio amplia ‘passaporte da vacina’ e exigirá comprovação em restaurantes, shoppings e hotéis; confira a lista completa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Passaporte da vacina’: Rio amplia e exige comprovação em restaurantes, shoppings, hotéis, táxis e aplicativos; confira a lista completa – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação contra a gripe será retomada na cidade do Rio às 14h desta quarta-feira – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe provoca corrida aos postos, e Rio aplica 100 mil doses de vacina em dois dias – November 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Multas para quem descumprir decreto do ‘passaporte da vacina’ já começam a ser aplicadas semana que vem – December 02, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 30 0 PERSON 5 Daniel_Soranz: 1, Soranz: 1, Daniel_Soranz (apposition: O secretário municipal de Saúde): 1, Daniel_Soranz (apposition: o secretário municipal de Saúde): 1, o (referent: Daniel_Soranz): 1
2 decreto 0 0 NONE 3 o decreto: 2, O novo decreto: 1
3 filas 0 0 NONE 3 filas: 3
4 hospitais 0 0 NONE 3 hospitais privados: 3
5 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
6 restrição 30 120 NONE 2 a restrição: 2
7 retrocesso 0 120 NONE 2 qualquer retrocesso: 2
8 a lista de estabelecimentos em a comprovação de a imunização contra a covid-19 0 0 NONE 2 A lista de estabelecimentos em a comprovação de a imunização contra a Covid-19: 2
9 a Prefeitura_do_Rio 0 0 PLACE 2 a Prefeitura_do_Rio: 2
10 atender casos levessurto de gripe 0 0 NONE 2 atender casos levesSurto de gripe: 2