Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Praia de Ponta Negra, no extremo leste do município de Maricá.

A prefeitura de Maricá anunciou que na próxima sexta-feira começará a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A imunização iniciará no mesmo dia que as doses chegam ao Rio e as primeiras doses serão destinadas a crianças indígenas e no sábado será voltado para aquelas com comorbidades ou deficiência. Desta forma, a cidade se vai tornar a primeira do estado do Rio a começar a imunização desta faixa etária.

Maricá é um município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Covid-19: Pela primeira vez desde agosto de 2020, metade dos testes realizados na cidade do Rio tem resultado positivo

— Infelizmente, nós passamos mais um ano com essa pandemia ainda aqui conosco. Tenho absoluta certeza e convicção que já vivemos um momento de bastante mais certeza e bastante melhor do que o momento em que viviamos ano passado. Pela nona vez a imagem de São Sebastião, as incertezas e as inseguranças eram bastante maiores do que são hoje, quando, há um ano atrás, tivemos aqui esse acontecimento para receber aqui. Quase a totalidade dos cariocas foi vacinada. Vivemos um momento de mais tranquilidade nos últimos meses. Tivemos agora uma contaminação mais forte, mas tudo menciona que os efeitos da nova cepa sejam menos fortes, agressivos, do que nós vivemos ao longos dos últimos dois anos de pandemia — avaliou.Em São Gonçalo, a chuva também foi intensa. Um internauta postou: «Um dilúvio em São Gonçalo».

Na terça-feira 28 de dezembro depois de anunciar que adquiriria doses da vacina da Pfizer diretamente com a companhia para a campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, a prefeitura do Rio terá aguardar o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Ainda não há um calendário para o público geralmente na cidade, que segundo a prefeitura depende da «da chegada de remessas de vacinas mandadas pelo Ministério da Saúde e, da mesma maneira, será feita seguindo o Plano Nacional de Imunizações .».

— Estamos vivendo uma ampliação de número de casos bastante expressiva e um espaço de tempo bastante curto, exatamente da mesma forma que aconteceu na Europa e África do Sul. Felizmente ele não vem acompanhando de ampliação de casos graves e internações devido a nossa alta cobertura vacinal.

— É importante que os culpados saibam que a vacina é segura e eficaz, e é fundamental que as crianças recebam a 1° dose o quanto antes para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar maneiras graves, a vacinação das crianças também vai proteger os adultos e os idosos, por isso é urgente e necessária — alega secretária municipal de Saúde de Maricá, Solange Oliveira.

Na sua vez, — Temos que nos preparar para o pior cenário. Esse diálogo com o governo do Estado ocorre permanentemente e tem o pedido para o governo federal que caminhou fechando leitos importantes. A gente ora, torce e, principalmente, vacina para não precisar. Mas, na eventualidade de ampliação de casos graves, é importante estarmos preparados.

Vacina contra a Covid-19: Veja onde se imunizar na cidade do Rio de Janeiro, que reabriu e inaugurou postos

A capital do Rio só começará a imunização de crianças de 5 a 11 anos na próxima segunda-feira . No entanto, a prefeitura já anunciou um calendário que abrange todas as idades desta faixa etária. Desta forma, Maricá, que ficou nacionalmente conhecida apos a divulgação de uma conversa entre Eduardo Paes e o ex-presidente Lula, passa a frente da capital na «corrida pela vacina». O atual prefeito de Maricá, Fabiano Horta, inclusive, foi secretário de Paes durante o segundo mandato do prefeito do Rio.

Fabiano Taques Horta é um veterinário, empresário e político filiado ao Partido dos Trabalhadores.

11 anos

10 anos

8 anos

6 anos

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maricá vai ser a primeira cidade do Rio a iniciar vacinação da Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
>>>>>Covid-19: Número de pacientes internados aumentou 300% na capital em duas semanas – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Igreja troca procissão no Dia de São Sebatião, padroeiro da cidade, por carreata – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rio entra em estágio de atenção com risco de chuva forte; quatro cidades decretaram emergência no estado – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 290 120 NONE 12 (tacit) nós: 10, nós: 2
2 vacina 80 0 NONE 4 Vacina contra a Covid-19: 1, vacina: 1, a vacina: 2
3 anos 0 0 NONE 4 10 anos: 1, 11 anos: 1, 8 anos: 1, 6 anos: 1
4 a gente 30 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: A gente): 3
5 Maricá 0 0 PERSON 3 Maricá: 3
6 calendário 0 0 NONE 3 um calendário: 3
7 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
8 forma 0 0 NONE 3 forma: 1, maneira: 2
9 pandemia 0 100 NONE 2 essa pandemia: 1, pandemia: 1
10 eu 140 0 NONE 2 (tacit) eu: 2