Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Convenção Eleição PSOL 2014 – Luis Araújo, Jorge Paz, Luciana Genro e Marcelo Freixo

A ex-senadora Marina Silva disse nesta quinta-feira seu suporte a Marcelo Freixo , pré-candidato ao governo do Rio na votação do ano que vem. Junto com a ex-ministra do Meio Ambiente, a candidatura do deputado federal passa também a ser endossada pela Rede. Segundo Marina, a coalizão faz parte de um processo de diálogo com o PSB e outros partidos em busca de propostas mais sustentáveis para o estado.

Marcelo Ribeiro Freixo é um professor e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro e atualmente deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima, nascida Maria Osmarina da Silva, é uma historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada na Rede Sustentabilidade .

— Demonstrar suporte à pré-candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro é icomeçarum processo de diálogo com o PSB e outros partidos para a articulação e formulação de um programa com propostas para melhorar o estado do Rio de Janeiro e rsalvara chabilidadedas pessoas em sonhar com uma sociedade mais justa, pbem-sucedido democrática, diversa e sustentável — aalega

A tradicional prestação de contas no Buraco do Lume, no Centro do Rio, ainda não tem data para voltar, mas deve ocorrer em breve.

Na sexta-feira 27 de agosto Pré-candidato ao governo do Rio, o deputado Marcelo Freixo iniciava um périplo pelo polo petroleiro do estado na tentativa de ampliar sua popularidade no interior.

Com o suporte de Marina, a Rede e setores do PV assumirão o programa de meio ambiente e desenvolvimento para a pré-candidatura de Freixo. Segundo o deputado, o objetivo é instituir um modelo de desenvolvimento para o estado que possa atrair investimentos internacionais.

— Isso não é só uma pasta do meio ambiente, isso é um modelo de desenvolvimento que pense em emprego e que pense em renda a partir de um lugar melhor para se viver. Já me reuni com alguns setores responsáveis de reflorestamento que acham que o Rio de Janeiro pode ser pioneiro e parceiro de países como Noruega e Alemanha. Isso pode ser um ativo financeiro para o Rio — explica Freixo.

Entre as propostas pensadas para isso também estão a despoluição da Baia de Guanabara, projeto debatido há anos no estado, e o investimento no Interior do Rio.

Com o endosso de Marina Silva, o deputado passa a ter a seu lado nomes como Eduardo Bandeira de Mello que foi presidente do Flamengo e ex-candidato na prefeitura do Rio em 2020 Eduardo Bandeira de Mello é o de Heloísa Helena.prefeitura do Rio em 2020, e Andrea Gouvêa Vieira, ex-vereadora na cidade.

— Neste momento da história de Brasil é bastante importante que tenhamos pessoas e instituições com coragem e comprometidas em melhorar as condições de vida da sociedade. A Rede Sustentabilidade, mesmo com pouca estrutura, tem dado uma contribuição expressiva para travar retrocessos e conquistar progressões nas mais diversas áreas da ação pública e das dinâmicas sociais — declara Marina.

Heloisa Helena alega que a candidatura de Freixo ao governo do estado pode auxiliar a sanar problemas estruturais da cidade:

— O Rio é pra mim um estado irmão, que mesmo à distância amamos mbastantee nos pinquietamodemais com ele. Admirei sua beleza e enormidade no pôr do sol e chorei bastante por sua violência e vulnerabilidade econômica e social. A candidatura do Freixo é um bálsamo nas muitas feridas abertas e sem dúvida ele está à altura da tarefa histórica que tem nas mãos e no coração.

O novo período de flexibilização dos medidas de guerrazinha àoCovid-19 no Rio, em vforcitadesde terça-feira , já aestimulaaté mesmo o PSOL, casa de alguns dos parlamentares que mais se valeram das ferramentas de trabalho à distância durante a pandemia.

Desde que anunciou sua intenção para concorrer ao Palácio Guanabara, nos últimos meses freixo se agita para atrair o suporte de partidos de diferentes espectros da política. O deputado se aproximou do PT pouco após sua desfiliação do PSOL, que deu a ele uma liberdade maior para negociar com outras legendas.

Além disso, o pré-candidato do PSB montou uma equipe com nomes como os do economista André Lara Resende, do ex-ministro Raul Jungmann, e do marqueteiro Renato Pereira, que atuou em campanhas do MDB fluminense, como de Paes e dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Norway

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Marina Silva diz suporte a Freixo para governo do Rio
>>>>>Na onda de reabertura do Rio, até parlamentar do PSOL vai para a rua – September 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Manutenção em estação de tratamento pode causar falta de água no Rio e em mais cinco cidades na quarta – September 20, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 50 0 NONE 8 (tacit) eu: 6, me: 1, mim: 1
2 o Rio 0 0 PLACE 7 o Rio: 5, O Rio: 1, ele (referent: O Rio): 1
3 estado 180 0 NONE 5 o estado: 3, um estado irmão: 2
4 nós 85 60 NONE 4 nos: 1, (tacit) nós: 3
5 Marcelo Freixo 0 0 PERSON 4 Marcelo_Freixo: 1, Freixo: 2, o deputado Marcelo_Freixo: 1
6 deputado 0 0 NONE 4 deputado federal: 1, o deputado: 2, O deputado: 1
7 PSOL 60 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o PSOL): 1, o PSOL: 2
8 Marina Silva 0 0 PERSON 3 Marina: 2, A ex-senadora Marina_Silva: 1
9 nascida Maria_Osmarina_da_Silva 0 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: nascida Maria_Osmarina_da_Silva): 2, nascida Maria_Osmarina_da_Silva: 1
10 um modelo de desenvolvimento 230 0 NONE 2 um modelo de desenvolvimento: 2