Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro, que declarou que poderia decretar um lockdown em todo o país, alegou nesta segunda-feira que o «seu» Exército não vai ir «obrigar o povo a ficar em casa». , mas que não vai fazer isso. O presidente também declarou que «alguns estão se excedendo», sem especificar quem.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

— Alguns desejam que eu decrete lockdown. Não decretarei. E pode ter certeza de uma coisa: o meu Exército não vai para a rua para obrigar o povo a ficar em casa. O meu Exército, que é o Exército de vocês. Fiquem tranquilos no tocante a isso daí. Agora, veremos até onde o Brasil suporta esse estado de coisas. Eu desejo paz respeito nas instituições. Paz é tranquilidade.Mas alguns estão se excedendo — declarou Bolsonaro a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada.

— Na próxima segunda-feira, anunciaremos uma nova clínica de campanha aqui em São Paulo. Com a situação cada vez mais grave, pedi que fossem liberados recursos para a implantação o mais rápido possível de uma nova clínica de campanha na capital de São Paulo. Não vai depender da prefeitura, mas sei que a prefeitura está inquietada — declarou o governador.— Compreendo a preocupação e até o sentimento de um médico infectologista como o doutor Jean, mas não desejamo atender pacientes em corredores, desejamo atender pacientes em quartos e de maneira merecedora. E é o que nós faremos aqui.

Na sexta-feira 12 de fevereiro o Brasil registrou 1.204 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Assim, o país totalizava 237.801 vidas perdidas para o novo coronavírus, e a média móvel ficou em 1.068 mortes, a sétima maior desde o começo da pandemia. As informações eram do boletim das 20h ddo consórcio de veículos de jornalismo.

Desde o começo da pandemia de Covid-19, no ano passado, Bolsonaro criticas as medidas de isolamento social, tomadas para reduzi o contágio do novo coronavírus. O Brasil passa pelo pior momento da pandemia, com recordes seguidos nos registos de mortes.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde defendeu um toque de recolher nacional, das 20h às 6h, incluindo finais de semana e um lockdown em regiões com mais de 85% de oprofissãode leitos.

— No Japão não tem fica em casa. E é uma população, acho que talvez a mais idosa do mundo. Mas lá ninguém estava juntado para derrubar o presidente. Assim é quase no mundo tudo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Alvorada

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Meu Exército não vai para a rua obrigar o povo a ficar em casa’, declara Bolsonaro
>>>>>Com disparada da Covid e escalada de internações, Governo de SP anuncia novo hospital de campanha e pede voluntários – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 130 NONE 7 eu: 1, (tacit) eu: 5, Eu: 1
2 Exército 0 0 ORGANIZATION 5 o Exército: 1, Exército: 1, meu Exército: 3
3 nós 0 0 NONE 5 nós: 1, (tacit) nós: 4
4 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 Bolsonaro: 2, O presidente Jair_Bolsonaro: 2
5 o Brasil 0 90 PLACE 3 o Brasil: 2, O Brasil: 1
6 Conselho Nacional de Secretários de Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 o Conselho_Nacional_de_Secretários_de_Saúde: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Conselho_Nacional_de_Secretários_de_Saúde): 2
7 mortes 0 140 NONE 2 1.204 mortes: 1, 1.068 mortes: 1
8 o início de a pandemia 0 100 NONE 2 o início de a pandemia: 2
9 pacientes 120 0 NONE 2 pacientes: 2
10 alguns 0 0 NONE 2 alguns: 2