Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Pazuello

O Ministério da Saúde mudou a orientação relativa à aplicação de vacinas contra Covid-19 no Brasil. Em um informe técnico feito pelo órgão na terça, a pasta orienta que os estados e municípios reservem uma dose da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para garantir que o esquema vacinal, que calcula duas doses, possa ser inteiro. Na sexta-feira, durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos , Eduardo Pazuello deu recomendação oposta, orientando gestores a utilizarem todo o quantitativo de doses.

Eduardo Pazuello Gcma é um general de divisão do Exército Brasileiro, atualmente ministro da Saúde do Brasil.

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental culpado pela gestão e manutenção da Saúde pública do país.

Nesta quarta-feira, em sua página no Twitter, a FNP alegou que recebeu a nova diretriz da pasta frisando a necessidade de guardar doses já que ainda não há «fluxo regular de produção da vacina». Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 1,2 milhões de doses de CoronaVac e 2 milhões de doses da vacina de Oxford, o órgão detalhou a quantidade a ser enviada para cada estado.

Deste total que será incorporado ao Programa Nacional de Imunizações do governo federal, 271 mil vão ficar em São Paulo, enquanto as 928 mil doses restantes serão distribuídas para os demais estados.— Desde que se normalize o abastecimento de doses, essa é uma excepcional noticia. A gente está bastante otimista. Essa era uma tese que a gente defendia já há algum tempo. É a mais adaptada. Quanto mais gente for vacinada e de maneira mais rápida, mais vidas serão salvas — declarou Paes.— Com aquela história de que Bolsonaro falou que quem tomasse a vacina iria virar jacaré, tivemos a ideia de fazer a blusa. Fez muito êxito, vendendo mais que outras estampas da loja. Quem compra, geralmente, são profissionais de saúde ou pessoas que quando chegar o grande dia, desejam ter a roupa para vestir — conta o culpado pela loja, Lucas Dimas, de 25 anos.

Na terça-feira 02 de fevereiro rio e São Paulo O Brasil teria a chance de agilizar a campanha de imunização contra a Covid-19 em março. Com a expectativa de entrega de vacinas prontas e a chegada da China de três remessas do ingrediente farmacêutico ativo — a matéria-prima dos imunizantes — da CoronaVac, destinada ao Instituto Butantan, e da AstraZeneca/Oxford, que vai para a Fiocruz, o Brasil garantirá até 48,8 milhões de novas doses até o começo do mês que vem. Este total era mais de quatro vezes maior do que as 12,1 milhões de doses que já foram entregues ao Ministério da Saúde desde 18 de janeiro. A promessa era de que 32,6 milhões delas estejam disponíveis para distribuição aos estados ainda em fevereiro.

«Acabamos de receber um documento oficial do @minsaudeoficializandoo a nova orientação de reservar, sim, a segunda dose da COVID-19. O posicionamento revê a afirmação do ministro Eduardo Pazuello, que na sexta-feira passada orientou nossos dirigentes a usarem todo quantitativo para as primeiras doses», declara a FNP, complementando: «No documento, o @minsaude fez a consideração de que “ainda não há um fluxo de produção regular da vacina”, por isso a mudança na orientação. Seguimos atenciosos.»

Na reunião mencionada pela FNP, Pazuello argumentou que a orientação tinha como objetivo aumentar a vacinação no país.

«vai aplicar-se a vacina de o Butantan em este novo momento de a campanha, em dose única, com o objetivo de aumentar a vacinação e atender ainda mais brasileiros. Com isso, entramos em março com a expectativa de vacinar novos grupos», declarou o ministro aos prefeitos na ocasião.

Por outro lado, — A fábrica do Butantan está em processo agilizado. Temos aí dezenas de funcionários trabalhando com jornada em torno de 10 horas por dia para colocar em finalização até o mês de outubro. Em novembro e dezembro as instalações dos equipamentos serão feitas. E Em 10 meses, ainda vamo ter já a primeira dose de a vacina de o Butantã %100 produzida em o Brasil em esta fábrica, o que é um orgulho para o Instituto — alegou Doria.

«Tendo em vista a pausa entre a D1 e D2 , e considerando que ainda não há um fluxo de produção regular da vacina, orienta-se que a D2 seja reservada para garantir que o esquema vacinal seja completado dentro desse fase, evitando perda nas ações de vacinação», declara o informe técnico da pasta.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministério da Saúde muda mais uma vez orientação sobre reserva de doses de vacina
>>>>>Butantan amplia produção e entrega 1,2 milhão de doses de CoronaVac ao governo federal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Paes diz que Rio vai rever cronograma de vacinação com nova orientação do Ministério da Saúde – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid e aglomerações no Rio: ‘Não é admissível que nas áreas mais nobres a gente continue com essa irresponsabilidade’, diz Eduardo Paes – February 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ameaça de fim dos estoques da vacina provoca corrida a postos de saúde do Rio – February 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação no Rio: no carnaval, Uerj fecha drive-thru e unidades de saúde básica se dedicam à imunização – February 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Estado do Rio se encontram em diferentes fases da campanha de vacinação – February 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UERJ adia vestibular para maio e adota prova única por alta de casos de Covid-19 – February 08, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Confira o que abre e o que fecha no período de carnaval no Rio – February 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval do Rio: organizadores de eventos podem ser multados mesmo depois da folia, segundo prefeitura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacina: idosos denunciam irregularidades na distribuição de senhas em Belford Roxo – February 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em Belford Roxo, senhas acabam antes de posto iniciar vacinação contra a Covid-19 – February 11, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Paes diz que vai suspender a vacinação contra a Covid-19 no Rio por falta de doses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Camiseta que faz alusão a frase sobre ‘virar jacaré’ com vacina faz sucesso no Mercadão de Madureira – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 25 0 NONE 8 (tacit) nós: 8
2 eu 130 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
3 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_da_Saúde): 2, O Ministério_da_Saúde: 2, o Ministério_da_Saúde: 1
4 doses 0 0 NONE 4 novas doses: 1, duas doses: 1, as primeiras doses: 1, as 928_mil doses restantes: 1
5 o Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 4
6 orientação 0 0 NONE 4 a orientação: 2, a nova orientação: 1, a orientação relativa: 1
7 gente 70 0 NONE 3 mais gente: 1, A gente: 1, a gente: 1
8 Eduardo Pazuello 0 0 PERSON 3 Pazuello: 1, Eduardo_Pazuello_Gcma: 1, Eduardo_Pazuello: 1
9 FNP 0 0 ORGANIZATION 3 a FNP: 3
10 um fluxo de produção regular de a vacina 160 0 NONE 2 um fluxo de produção regular de a vacina: 2