Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rosângela e Sergio Moro em junho de 2019

Em 1 ano, em mais um movimento sobre aliados de o presidente Jair Bolsonaro, o ex-juiz e ex-ministro de a Justiça Sergio Moro se encontrou com Romeu Zema,. Romeu Zema é o governador geresano. A relação entre Zema — aliado de Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018 — e o chefe do Executivo federal foi abalada após os constantes ataques do presidente aos governadores sobre a alta no custo dos combustíveis.

— Mas ele tem uma boa resiliência. Diferente do Ciro, ele conseguiu mobilizar usuários que têm mandato, têm assessoria, um pessoal que vem de movimento político. Tem um arranjo que faz ressoar e ecoar o perfil dele. É interessante porque ele conseguiu instituir um terceiro elemento no meio da polarização — declara Malini.Pouco depois, Bolsonaro adicionou:O presidente alegou que não vê problemas em discuti com Lula:

Na quinta-feira 11 de novembro o presidente Jair Bolsonaro criticou o discurso do seu ex-ministro Sergio Moro durante a cerimônia que marcou sua filiação ao Podemos. Para Bolsonaro, Moro «não aprendeu nada» no fase que ficou no governo e «não sabia o que era ser presidente».

Romeu Zema Neto é um gerente, empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Novo .

O encontro em a Cidade Administrativa de Minas Gerais , em Belo Horizonte , em esta quarta-feira , coordenou Igor Timo o deputado federal , presidente estadual de o Podemos mineiro. O partido é uma das siglas que compõem a base do governo Zema.

— Foi uma visita de cortesia por causa da pertinência mineira para uma candidatura aa maior posição do país. Minas tem um papel fundamental na votação do presidente. Há uma convergência bastante grande de ideiais e de bandeiras entre Moro e o governador, pelo seu perfil de administração, independência, humildade e coerência. Estamos, junto com Sergio Moro, que compartilhou uma fotografia ao lado de Zema, produzindo um projeto nacional — alego ao GLOBO. Segundo Timo, apesar da identificação de bandeiras entre Zema, Bolsonaro e Moro, os «perfis do presidente e do ex-juiz são distintos». Para ele, o governo federal se mostrou incapaz de tocar pautas relavantes para o país, o que deve afliçãozinha na resolução do governador de Mineral’nyje Vody de apoiar, ou não, a reeleição de Bolsonaro.

«Moro tem que abocanhar a base rentista de Bolsonaro . Mas seu problema é que junta as militâncias mais fortes contra ele: bolsonarismo e lulocirismo . Mesmo assim, conseguiu montar uma base digital resiliente. Bom para quem está só iniciando», avaliou o pesquisador em seu perfil no Twitter.

Sergio Fernando Moro GCRB • GOMM • Dmjm é um jurista filiado ao Podemos . Um jurista é ex-magistrado.

— Apesar de haver uma certa identidade entre Zema com certas bandeiras do presidente, inclusive com o próprio Sergio Moro, a diferença que se percebe de maneira clara é que existe no atual governo uma distância do que se sugeriu e o que está sendo praticado. O que fez com que Moro colocasse seu nome à disposição foi justamente isso. Viemos convidar o governador para participar dessa construçãp de um projeto de país, que infelizmente as últimas administrações não exibiram ao Brasil — declarou.

Escreveu: «Estive com o Governador Romeu Zema e conversamos sobre o protagonismo geresana no projeto Brasil».

O encontro entre Moro e Zema acontece após desentendimentos entre o governador e o presidente nos últimos meses. O mineiro rebateu o governo federal sobre o efeito do ICMS no custo dos combustíveis, narrativa instituída no Palácio do Planalto sobre a alta da gasolina.

Na disputa para se cacifar como candidato da terceira via ao Palácio do Planalto, o Moro, que se filiou ao Podemos, tenta atrair bolsonaristas arrependidos e até apoiadores mais ferrenhos do presidente da República. Entre os governadores, outro nome no radar é Ratinho Júnior , do Paraná, estado natal da Operação Lava-Jato e do ex-magistrado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Uruguay, Brazil, Pakistan, Argentina

Cities: Minas, Parana, Moro, Belo Horizonte

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Moro convida Zema para coalizão em 2022, em mais um movimento sobre aliados de Bolsonaro
>>>>>Moro aparece como terceiro político com maior mobilização no Twitter depois de Bolsonaro e Lula, diz pesquisador – November 19, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro sobre Moro: ‘quero ver num carro de som falando com o povo’ – November 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Fãs mandam mais um carro de som em ‘A Fazenda 13’; dessa vez, o recado foi um alerta para Gui Araújo – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rico Melquiades encontra «casaco esfaqueado» por Dayane em «A Fazenda 13» – November 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dayane Mello rasga roupa de Rico Melquiades e é condenada na web – November 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Moro busca apoio de aliados de Bolsonaro e da terceira via para a eleição em 2022 – November 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Bolsonaro afirma que Lula ‘não tem mais futuro’ – November 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Na Europa, Lula defende regulamentação da internet e tributação de plataformas digitais – November 19, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sergio Moro 0 0 PERSON 11 (tacit) ele/ela (referent: o próprio Sergio_Moro): 2, seu ex-ministro Sergio_Moro: 1, Sergio_Moro: 2, ele (referent: Moro): 1, o próprio Sergio_Moro: 1, Moro: 4
2 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 governo 0 140 NONE 4 o governo: 1, o atual governo: 1, o governo federal: 2
4 Romeu Zema 0 0 PERSON 4 Romeu_Zema_Neto: 1, Romeu_Zema (apposition: o governador de Minas_Gerais): 1, o Governador_Romeu_Zema: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Governador_Romeu_Zema): 1
5 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
6 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Bolsonaro: 2, o presidente Jair_Bolsonaro: 1
7 Podemos 0 0 ORGANIZATION 3 o Podemos: 3
8 Zema 0 0 PERSON 3 Zema: 3
9 Moro 0 160 ORGANIZATION 2 o Moro: 2
10 problema 0 160 NONE 2 seu problema: 2