Por: SentiLecto

Quatro dias após zarpar do porto do Rio, o navio MSC Preziosa regressou à capital fluminense para o desembarque de passageiros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que existem 33 casos de Covid-19 no barquinho, sendo eles 25 tripulantes e oito passageiros. O transatlântico passaria sete noites no Nordeste. Às 6h30 o MSC Preziosa chegou ao Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio.

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e vai realizar o inquérito epidemiológico em conjunto com a Anvisa assim que o barquinho estiver devidamente atracada, a fim de determinar o cenário epidemiológico e tomar as medidas de prevenção e controle.A MSC defende ainda a execução de cruzeiros, «uma das alternativas de férias mais seguras do mundo, pois nenhum outro setor da indústria de viagens e turismo tem um protocolo tão inteiro e robusto para conter a propagação de enfermidades infecciosas». Os navios MSC Seaside, MSC Preziosa e MSC Splendida permanecem com a programação inalterada, ainda segundo a companhia, dos seus futuros cruzeiros.O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e vai realizar o inquérito epidemiológico em conjunto com a Anvisa assim que o barquinho estiver devidamente atracada, a fim de determinar o cenário epidemiológico e tomar as medidas de prevenção e controle.A Secretaria municipal de Saúde informa, em nota, que, em contato com a Anvisa, soube que os pacientes e os cerca de 40 contactantes satisfazem isolamento a bordo. «O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e vai realizar o inquérito epidemiológico com a Anvisa, a fim de determinar o cenário epidemiológico e tomar as medidas de prevenção e controle».

Na sexta-feira 24 de dezembro a cidade do Rio investigava 28 casos suspeitos da variante Ômicron, informava o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Se descartaram outros oito casos em as últimas semanas. O município já identificou uma amostra da nova cepa do coronavírus, de uma americana que viajou para o Brasil. Por enquanto, a cidade seguia transmissão comunitária da Ômicron.

O MSC Preziosa é um navio de cruzeiro operado pela MSC Crociere, tendo entrado ao serviço em março de 2013.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma agência reguladora, sob a maneira de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.

Reembolsos e remarcações: MSC e Costa Cruzeiros deverão prestar esclarecimentos ao Procon-RJ. Veja as questões que deverão ser respondidas

O navio tem à bordo cerca de 2,5 mil pessoas. Faz 4 dias, o regresso a o Rio estava somente. O cruzeiro então regressaria para o Nordeste para nova viagem.

No último domingo, antes de deixar o Rio, outras 28 pessoas — dois tripulantes e 26 passageiros — desembarcaram do MSC Preziosa após testarem positivo para a Covid-19. Eles estão satisfazendo dez dias de isolamento.

Depois que dois casais conseguiram abandonar o navio antes do permitido pela companhia, uma equipe da Polícia Federal chegou para «acompanhar a situação». Técnicos da Anvisa acompanharam a entrada e a saída dos passageiros no porto.

Faz 16 dias, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros divulgou segunda-feira que as empresas interromperão suas operações em o Brasil até o próximo dia 21 de janeiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>MSC Preziosa volta ao Rio com 33 casos de Covid-19 confirmados à bordo
>>>>>Cerca de 20 passageiros a bordo de cruzeiro atracado no Píer Mauá estão com Covid-19 – January 02, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Anvisa interrompe atividades de cruzeiro atracado em Salvador após surto de Covid-19 a bordo – December 31, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cerca de 20 passageiros a bordo de navio atracado no Píer Mauá estão com Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Navio atracado no Rio tem 20 pessoas com Covid; passageiros saem e PF é acionada – January 02, 2022 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Anvisa 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a Anvisa): 1, a Anvisa: 4
2 Centro de Informação Estratégica 0 0 ORGANIZATION 3 O Centro_de_Informação_Estratégica: 3
3 Livro de Bordo 0 0 PERSON 3 o Livro_Médico_de_Bordo: 3
4 Vigilância 0 0 PLACE 3 Vigilância: 3
5 companhias 0 0 NONE 3 as companhias: 1, a empresa: 2
6 determinar o cenário epidemiológico 0 0 NONE 3 determinar o cenário epidemiológico: 3
7 embarcação 0 0 NONE 3 a embarcação: 3
8 investigação 0 0 NONE 3 a investigação epidemiológica: 3
9 tomar as medidas de prevenção e controle 0 0 NONE 3 tomar as medidas de prevenção e controle: 3
10 isolamento 0 100 NONE 2 isolamento: 2