Por: SentiLecto

Mais de 1,5 milhão de habitantes do Rio de Janeiro podem estar sendo afetados pela distribuição de água com gosto e mal repleto. A estimativa com dados populacionais do Instituto Pereira Passos se baseia em reclamações mandadas ao EXTRA por habitantes de 24 bairros da capital fluminense até às 14h desta quinta-feira. Há relatos também de que a mesma situação se repete ao menos em três cidades da Baixada: Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Desde o fim doa ano passado, experts em saneamento fizeram o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido. A preocupação era reforçada porque, o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Se anunciou a solução há cinco meses e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, encontra se em período de revisão.

Faz 1 mês, de acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes foram acionados para o local em as 11h10, em o domingo 27 de dezembro.Controlou-se a situação antes de 12h e não foram registradas vítimas.

Ainda não há um número oficial de regiões afetadas ou confirmação do que pode estar provocando o problema no fornecimento. Segundo informações do Edes Fernandes Oliveira já teria adiantado que o aspecto e gosto relatados por clientes seriam característicos de geosmina. Edes Fernandes Oliveira é «RJ1», da TV Globo.

Desde o fim do ano passado, experts em saneamento fizeram o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido novamente. A preocupação era reforçada porque o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Se anunciou a solução ainda no meio do ano e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, encontra se em período de revisão.Desde o fim do ano passado, experts em saneamento fazem o alerta de que o fornecimento poderia ser comprometido novamente. A preocupação era reforçada porque o projeto de um paliativo para a captação do Rio Guandu, o das “geobags”, empacou. Anunciou-se a solução ainda no meio do ano e, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, ainda está em período de revisão.

Faz 1 ano, o composto orgânico produzido por micro-organismos por conta da presença de esgoto em a água gerou uma crise hídrica. Essa suposição, porém, somente poderá ser comprovada através de duas análises técnicas. Uma delas tem que ficar pronta em três dias e a outra, em sete. Se convidou Oliveira em o começo de a tarde, para uma reunião de emergência com o governador em exercício, Cláudio Castro.

As reclamações recebidas pelo EXTRA se concentram na Zona Norte do Rio, mas também há problemas em bairros da Zona Sul e Oeste. Em Bento Ribeiro, a habitante Erica Paula contou que «sente um gosto de terra na água desde domingo «. Camila da Cruz Andrade reiterou a afirmação. Segundo ela, na Rua Duarte da Costa habitantes sentar-se gosto e cheiro na água há pelo menos quatro dias e também padecem com o desabastecimento: «Desde final de dezembro o fornecimento está precário», relatou.

Na sua vez, na Zona Sul, o habitante de Ipanema relatou que o gosto Incômodo e conservou até mesmo com a manutenção do filtro: «Aqui em Ipanema a água está com odor e gosto de barro e está transparente. Fiz manutenção no filtro mas continua ruim», escreveu João Aloysio no Twitter.

Em Vila Isabel habitantes enfrentam também mudança na coloração da água. É o caso da habitante da Rua Dona Maria, Luzia Coelho Eugênio. Na casa de Ieda Accioly, no mesmo bairro, «a água está clara, mas com gosto de terra».

Cheque a lista de locais com reclamações:

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Duque De Caxias, Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>No Rio, mais de 1,5 milhões de habitantes podem estar sendo afetados por água com gosto e cheiro ruins
>>>>>Moradores relatam gosto e cheiro ruim na água da Cedae e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Consumidores relatam gosto e cheiro ruim na água da Cedae e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Consumidores relatam gosto e cheiro ruins na água da Cedae, e governo convoca reunião de emergência – January 21, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 alerta 0 0 NONE 6 o alerta: 6
2 abastecimento 0 92 NONE 5 o abastecimento: 5
3 água 0 75 NONE 5 a água: 5
4 gosto 0 225 NONE 3 gosto: 3
5 preocupação 200 180 NONE 3 A preocupação era reforçada porque: 1, A preocupação era reforçada: 2
6 reclamações 0 150 NONE 3 As reclamações recebidas: 1, reclamações enviadas: 1, reclamações: 1
7 Incômodo 80 75 PERSON 3 o gosto Incômodo: 1, (tacit) ele/ela (referent: o gosto Incômodo): 2
8 especialistas 270 0 NONE 3 especialistas: 3
9 eu 80 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 Camila da Cruz Andrade 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Camila_da_Cruz_Andrade): 2, Camila_da_Cruz_Andrade: 1