Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

O prefeito Eduardo Paes alegou, nesta quarta-feira, que é inevitável que a Ômicron chegue na cidade do Rio. A Ômicron é a nova variante do coronavírus.Também nesta quarta-feira, a Secretaria municipal de Saúde comunicou a identificação do primeiro caso suspeito da cepa no município.

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

Recomeçou-se vacinação influenza : contra a gripe em a cidade de o Rio em as 14h de esta quarta-feira

Dados de mapeamento viral da prefeitura assinalam que, de todos os casos de síndrome gripal que não são Covid-19, o vírus Influenza A %95,5 causa eles , subtipo H3N2. Os outros 4,5% encarnam episódios de vírus sincicial respiratório .— É uma enfermidade com maior probabilidade de provocar quadros graves em crianças, gestantes e idosos. E é uma enfermidade imunoprevenível, o que reforça o protagonismo da vacinação — declara o secretário.Dados de mapeamento viral da prefeitura assinalam que, de todos os casos de síndrome gripal que não são Covid-19, o vírus Influenza A %95,5 causa eles , subtipo H3N2. Os outros 4,5% encarnam episódios de vírus sincicial respiratório .O surgimento da cepa somou um novo elemento àoddebatesobre o réveillon e o carnaval de 2022, cujas comemorações ainda são incertas em várias partes do país. Nesta segunda-feira, o comitê científico da prefeitura do Rio se reúne para discuti a questão.

Na sábado 13 de novembro com a aproximação do fim da vacinação da dose de reforço no grupo de idosos, a prefeitura do Rio pediu ao Ministério da Saúde que incluísse no Plano Nacional De Imunizações a terceira dose de não idosos. Pelo planejamento atual, o município calculava a chance de começar a aplicar o reforço na faixa dos 50 anos em janeiro de 2022. Isso, no entanto, dependia da chegada de mais imunizante no país além da inclusão do grupo no PNI.

Se deu a declaração de Paes durante uma agenda oficial, em resposta a uma questão sobre a chance de a nova variante desembarcar em o Rio. Ele respondeu que é difícil evitar que a cepa se dissemine pelo mundo, mas reforçou que isso não tem que ser motivo de pânico.

— Por tudo que eu vinha lendo, é um pouco inevitável que essa nova cepa se espalhe pelo mundo, como foi com a Delta — pontuou. — E com a Delta ocorreu algo parecido. Parecia uma grande calamidade, e ela acabou tendo um índice de letalidade menor do que se calculava. Você já tem estudos da vacina de Oxford/AstraZeneca declarando que ela luta essa nova cepa da mesma forma que as outras variantes todas. Tudo isso tem que ser analisado, observado. Temo que tomar muito cuidado para não demandar da população o que, na prática, a população não fará. Teremos muito cuidado não gerar pânico. Bastante cuidado é bastante critério. Tomaremos as resoluções com muita serenidade e maturidade.

Em biologia molecular, sequenciamento ou sequenciação é o processo de resolução da ordem sequencial das partes constituintes de um biopolímero não ramificado, isto é, a ordem de nucleotídeos de uma molécula de DNA ou RNA, ou de aminoácidos de uma proteína.

Sequenciamento genômico: Compreenda o pouco a pouco e saiba como ele facilita o estudo de outras enfermidades

Indagou-se Paes em a inauguração de o projeto Circuito da Literatura, em Botafogo, em a Zona Sul, a respeito de o cancelamento de a celebração de réveillon em 15 capitais e o Distrito Federal. Caso as evidências científicas o permitam, o prefeito destacou que vai realizar-se o acontecimento somente, e declarou que vai tomar-se a resolução «em sintonia» com o governador Cláudio Castro, para quem o posicionamento definitivo das autoridades a respeito do evento da celebração deve se basear no cenário epidemiológico do estado nos primeiros 15 dias de dezembro.

— Respeito todas as resoluções , como desejo que respeitem nossas resoluções aqui. Nós aguardaremos o comitê científico monitorar como anda essa nova cepa, os efeitos dela, e tomar as resoluções de acordo com a ciência. Se a gente não puder fazer, não será feito. Mas a gente compreende que há um tempo para a tomada dessa resolução e seguiremos no nosso planejamento, na nossa organização. Aquilo que se planeja a gente pode deixar de fazer. Aquilo que não se planeja não se pode fazer de jeito nenhum. E a gente prefere estar planejado — declarou o prefeito. — Vamo estar em sintonia com o governo do estado, e acho que é isso, a primeira quinzena de dezembro. Bastante depois disso fica muito em cima da hora para confirmar ou cancelar.

Surto de gripe: clínicas privadas no Rio podem ter filas de até três horas para atender casos leves

Quanto ao carnaval de 2022, Paes preferiu não traçar projeções ainda:

A cidade do Rio de Janeiro identificou o primeiro caso suspeito da variante Ômicron do coronavírus nesta quarta-feira, segundo a Secretaria municipal de Saúde . A paciente, uma brasileira de 29 anos, está sem sintomas de Covid-19 e permance sob monitoramento da prefeitura. A Fundação Oswaldo Cruz , vai realizar o exame de sequenciamento genômico que averiguará a possível presença de a nova cepa , e vai ficar pronto até esta quinta-feira , de acordo com o secretário municipal de Saúde , Daniel Soranz.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Nova variante: Paes declara ser ‘inevitável’ que Ômicron chegue à cidade do Rio
>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Levantamento mostra queda na idade média dos internados no Rio por Covid-19 após doses de reforço em idosos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Covid-19: contra variante Ômicron, RJ fará sequenciamento genômico de todos os viajantes estrangeiros que tiverem sintomas – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Castro diz que revéillon de 2022 será realizado, caso o quadro da Covid-19 na capital se mantenha – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio aplica a partir de hoje reforço em pessoas com menos de 60 anos que estão vacinadas há pelo menos 3 meses – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: MP e Defensoria fazem recomendação para que Rio reveja critérios sanitários para a realização do réveillon e do carnaval – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 120 0 NONE 6 Nós: 1, (tacit) nós: 5
2 Eduardo Paes 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 1, O prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 3, Ele (referent: Paes): 1
3 uma grande tragédia 0 20 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: uma grande tragédia): 2, ela (referent: uma grande tragédia): 2
4 decisões 8 0 NONE 4 decisões: 2, nossas decisões: 1, as decisões: 1
5 aquilo 0 0 NONE 4 Aquilo: 4
6 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
7 gente 0 0 NONE 4 a gente: 4
8 esta 0 50 NONE 3 esta: 3
9 Sequenciamento 0 0 PERSON 3 ele (referent: Sequenciamento genômico e): 1, (tacit) ele/ela (referent: Sequenciamento genômico e): 1, Sequenciamento genômico e: 1
10 doença 0 70 NONE 2 uma doença: 1, uma doença imunoprevenível: 1