Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Foto oficial de Eduardo Paes

desconhecem-se as informações de um Censo enquanto o número de pessoas vivendo em as ruas amplia a olhos vistos, , realizado por a prefeitura entre 26 e 29 de outubro, ainda . Divulgariam-se os resultados a expectativa de o prefeito Marcelo Crivella, a o anunciar o levantamento, era de que já em a semana seguinte em as entrevistas.Agora, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos declara que eles vão sair na primeira quinzena deste mês, mas sem precisar o dia.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a companhia Qualitest, contratada para realização do Censo, encontra-se no período de apuração de dados. Entre coordenadores e entrevistadores contratados pela companhia, 137 profissionais participaram da pesquisa.

Faz 2 anos, enquanto um estudo de dois anos antes chegara em a quantidade de 14.279, o último Censo feito por a prefeitura gerou polêmica a o assinalar que 4.628 pessoas viviam em as ruas.Vai á a Defensoria Pública estimou em de 17 mil pessoas vivendo nessa situação, em março, no começo da pandemia de Covid-19.

Nas ruas, os únicos companheiros fiéis de Carlos Eduardo eram dois vira-latas. Mas como a sua enfermidade já estava progredida, os dois acabaram sendo adotados por uma habitante do bairro dias antes da morte. Faz 23 dias, foi o próprio Carlos Eduardo quem pediu para que ela levasse os animais em o dia em que a última vez internou ele,.

A Defensoria Pública é instituição constitucionalmente autônoma e independente, imprescindível na função jurisdicional do Estado, expressão e instrumento do regime democrático, incumbida, fundamentalmente, da orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de maneira integral e gratuita, dos necessitados.

Entre as promessas de Eduardo Paes, durante a campanha para prefeito, estão a de abrir três mil novas vagas em centros de acolhimento, recuperação e melhora para pessoas em situação de rua. Com isso, quase vai duplicar o que existe hoje. Nas 41 unidades de acolhimento municipais, há atualmente 3.311 vagas, conforme a Secretaria de Assistência Social.

Como vantagens indiretos para quem dorme na rua, Paes assegurou que, até o fim de 2023, irá implantar 15 novos restaurantes populares e reabrir as unidades fechadas. E que instituirá 30 mil novas moradias no Centro, que no caso dos restaurantes populares, a Secretaria municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação tem três funcionando: em Campo Grande, Bangu e Bonsucesso, no Porto Maravilha e na Zona Norte. O de Madureira, que deve ser municipalizado, está na dependência de o estado assinar o termo de cessão de utilização. Se municipalizaram outros quatro não, e estão fechados.

— Nos últimos anos, a população de rua vem ampliando gradativamente em Ipanema, e, com a pandemia, a situação piorou. Não há programas públicos para sediar essas pessoas, de maneira que desejem sair das ruas — evidencia Maria Amélia. — Na sexta-feira à noite, dia em que o rapaz mfaleceuna padaria, vi um grupo grande na Rua Joana Angélica. Eram muitos. São pessoas passando necessidade, desempregadas, usuárias de drogas, e gente que não tem dinheiro para a passagem, só regressando para casa nos fins de semana.

— Ele vivia brincando com a gente, rindo, não fazia mal a ninguém. Era inteligente, do bem. Falava super bem, era culto. Uma habitante da região pagava duas refeições por dia para ele, que eram entregues aqui. Ele fazia um discurso de respeito ao próximo, quando o tratavam mal ou o ignoravam. Sentíamos que ele sabia o que estava falando.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal, Brazil

Cities: Porto, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Novo Censo de população de rua do Rio, feito em outubro, só vai ter resultados em dezembro
>>>>>Corpo de morador de rua que morreu dentro de padaria aguarda retirada por familiares – December 01, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Paes 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 3, Paes: 1
2 ruas 0 0 NONE 4 as ruas: 4
3 Defensoria Pública 120 0 ORGANIZATION 3 A Defensoria_Pública: 1, a (referent: A Defensoria_Pública): 1, a Defensoria_Pública: 1
4 Carlos Eduardo 0 0 PERSON 3 o próprio Carlos_Eduardo: 2, ele (referent: o próprio Carlos_Eduardo): 1
5 Secretaria de Assistência Social 0 0 ORGANIZATION 3 a Secretaria_de_Assistência_Social: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Secretaria_de_Assistência_Social): 1
6 pessoas 0 0 NONE 3 4.628 pessoas: 1, pessoas: 1, 17_mil pessoas: 1
7 duas refeições 0 90 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: duas refeições): 2
8 situação 0 50 NONE 2 essa situação: 1, a situação: 1
9 restaurantes 120 0 NONE 2 15 novos restaurantes populares: 1, restaurantes populares: 1
10 o de madureira 0 0 NONE 2 O de Madureira: 2