Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Banda de Ipanema

Um dos blocos mais tradicionais da cidade do Rio, a Banda de Ipanema, decidiu que não vai desfilar em 2022. Em uma nota oficial, o presidente Claudio Pinheiro declara que ‘ainda há riscos para a população’ devido a pandemia da Covid-19 e a epidemia da influenza que atinge o estado. No comunicado oficial, Pinheiro ainda declara que o carnaval não pode ‘conviver com medo do contágio’.

Banda de Ipanema é um dos mais conhecidos blocos de carnaval do Rio de Janeiro, nascido em 1964 e que desfilou pela primeira vez no sábado de Carnaval em 1965.

Ômicron: incidência já é de 31,7% em oito estados brasileiros, mostra levantamento inédito

«Em 2023, a Banda de Ipanema completa 59 anos e promete ir à forra. Vai fazer um carnaval 3 em 1, três desfiles memoráveis para celebrar o fim da pandemia. Vai voltar às ruas com segurança, recuperando o espaço carnavalesco e democrático de expressão», ddeclaratrecho da nota.

A ideia da fundação era utilizar o espaço para emitir documentos, como carteiras de identidade, para as pessoas que hoje vivem em grandes grupos nas imediações da Catedral Metropolitana.Entre os que não abrem mão de estar com os pés na areia na virada do ano está a família do administrador de vendas Alex Santos, que chegou de Cuiabá na semana passada. Ele veio com a mulher Thanny, a filha Ana Beatriz e a sogra Maria José. Ele estão hospedados na casa de uma parente, na Taquara, em Jacarepaguá. Já estiveram em Copacabana para reconhecer o terreno, e regressam dia 31.

Na quarta-feira 15 de dezembro Claudio Castro alegou que a resolução final sobre a execução do Carnaval de 2022 seria tomada até o dia 15 de janeiro do ano que vem — para esta data, estava programado o começo do programa de ensaios técnicos dos escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Claudio Castro é o governador do Rio. Até lá, de acordo com Castro, o governo monitora os índices de contaminação da variante Ômicron da Covid-19 e da influenza. Uma reunião com o prefeito Eduardo Paes selará o destino da celebração. No começo da tarde desta quarta, Paes, por meio de suas redes sociais, declarou que se não houver mudança nas normas atuais e no quadro da pandemia, os desfiles estavam garantidos na Sapucaí.

Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que vai ter pegada digital e manifesto à vida lido por Teresa Cristina

Nesta terça-feira, durante a apresentação do balanço anual do governo, o prefeito Eduardo Paes comentou sobre e declarou ter um encontro agendado com representantes da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio , em janeiro, para debater o tema.

— Esperarei o réveillon. A Sapucaí é como o Maracanã, tem como pedir passaporte de vacina, testes etc. Vamos monitorando a cidade no réveillon para ver como ficará no carnaval — declarou Paes.

Carnaval no Rio: O que é preciso para realizar a celebração com segurança em 2022?

Cheque a íntegra do comunicado da Banda de Ipanema:

«Em 1 ano, a Banda de Ipanema não vai desfilar, em função da pandemia de Covid-19 e influenza. A Banda de Ipanema é patrimônio Cultural Carioca, primeiro bem imaterial tombado em nossa cidade. Compreendemo que há ainda riscos para a população, mesmo que atendidas as medidas de proteção – vacinação, máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. O deleite do carnaval não pode conviver com o medo de contágio.

— Eu recebi relatos do entorno . Primeiro, acho que é inevitável que tenhamos a ampliação do número de casos. Não sei se na proporção dos países desenvolvidos que vacinaram menos e vivem o fase de inverno, onde a probabilidade da ampliação da enfermidade é bastante maior. Mas, os números que o Daniel me passa, são os números que a população tem acesso. Não há na rede pública uma percepção de ampliação de casos. Parece que a rede particular está registrando uma ampliação de casos, mas bastante baixo. Mas, há uma probabilidade grande da ampliação de casos e prepararemos, acompanhar e monitorar. Não há como antecipar medidas mais rígidas que já existem. Esse é um desafio global. Temo que vacinar nossas crianças e a dose de reforço – realçou o prefeito.

A Banda de Ipanema realiza tradicionalmente três grandes desfiles e uma apresentação para crianças no interior da Praça General Osório. Arrasta verdadeiras multidões pelas ruas. O grande destaque da agremiação é a sua característica musical. No repertório, cuidadosamente selecionado e ensaiado em estúdio, passeatas, sambas, sambas-enredo, sambas de quadra, bossa nova, choros, frevos, maxixes, cocos, valsas e clássicas ajustadas magistralmente, com destaque para as Bachianas N 2 , 4 e 5, de Villa-Lobos. Todas as nossos maestros em os desfiles passam para partituras músicas tocadas.

Abraços e votos gerais de alegrias e saúde.»

Um alerta mandado pela companhia de meteorologia Metsul, nesta terça, declara que os volumes de precipitação devem ser bastante altos em várias áreas do Sudeste, e o maior risco está em Minas Gerais, mas com previsões angustiantes também para São Paulo e Rio. Como mostrou O GLOBO nesta segunda, o corredor de umidade que acometeu a Bahia está vindo em direção ao Sul.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia, Brazil, Argentina

Cities: Lobos, Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não vai desfilar em 2022
>>>>>Paes admite que Rio não está pronto para chuva forte como a que atinge a Bahia: ‘trabalhar para evitar mortes’ – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Réveillon ameaçado? Depois da Bahia, chuvas fortes devem atingir Rio, São Paulo e Minas – December 28, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que crianças não precisarão de receita médica para se vacinar no Rio – December 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Câmara técnica que Queiroga planeja consultar já aprovou há dois dias por unanimidade vacinação de crianças contra Covid – December 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa decide sobre vacinação com Pfizer para crianças de 5 a 11 anos – December 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa libera vacinação com Pfizer para crianças de 5 a 11 anos – December 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro intimida técnicos da Anvisa e diz que vai divulgar nome de quem aprovou vacinas para crianças – December 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio permite antecipação da dose de reforço a quem vai viajar no Ano Novo e por outros motivos pessoais – December 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: secretário de Saúde do Rio avalia comprar diretamente a vacina para crianças – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paes vai tentar comprar vacinas para 560,2 mil crianças de 5 a 11 anos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio investiga 28 casos suspeitos da variante Ômicron; oito já foram descartados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Prefeitura do Rio veta instalação de contêiner para emissão de documentos para população em situação de rua – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição alguma para a festa – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Epidemia de gripe: Rio recebe 52 mil vacinas doadas por Minas Gerais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Piscina do Parque radical de Deodoro é reaberta e público se diverte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes responde críticas de Mario Frias a comprovante de vacinação: ‘Aqui só vacinado!’ – December 19, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição para a festa no cenário atual da Covid-19 – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto lido por Teresa Cristina – December 26, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 9 (tacit) eu: 7, Eu: 1, me: 1
2 Banda de Ipanema 0 0 ORGANIZATION 8 (tacit) ele/ela (referent: a Banda_de_Ipanema): 1, (tacit) ele/ela (referent: A Banda_de_Ipanema): 1, Banda_de_Ipanema: 1, A Banda_de_Ipanema (apposition: Patrimônio_Cultural_Carioca primeiro bem imaterial tombado): 1, A Banda_de_Ipanema: 1, a Banda_de_Ipanema: 2, (tacit) ele/ela (referent: Banda_de_Ipanema): 1
3 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
4 o Rio 150 0 PLACE 4 o Rio: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Rio): 1, Rio: 1
5 a filha Ana_Beatriz e a sogra Maria_José 60 0 PERSON 4 (tacit) eles/elas (referent: a filha Ana_Beatriz e a sogra Maria_José): 3, a filha Ana_Beatriz e a sogra Maria_José: 1
6 Alex Santos 0 0 PERSON 4 Ele (referent: Alex_Santos): 2, Alex_Santos: 2
7 Claudio Castro 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Castro): 2, Claudio_Castro (apposition: o governador de o Rio): 1, Castro: 1
8 números 0 0 NONE 4 os números: 4
9 desfiles 115 0 NONE 3 os desfiles: 2, três desfiles memoráveis: 1
10 Carnaval em o Rio 0 0 OTHER 3 Carnaval em o Rio: 1, o Carnaval de 2022: 1, Carnaval: 1