Por: SentiLecto

O rápido crescimento de casos por Covid-19 no Rio, que voltou a ter mais pacientes aguardando vaga de internação do que leitos de tratamento disponíveis para a enfermidade, já provoca um estrangulamento na rede pública da cidade. Por causa disso, a Secretaria municipal de Saúde reabriu 50 vagas no Hospital Ronaldo Gazolla, que desde novembro não tratava mais pacientes com coronavírus.

Esta é a quinta onda do coronavírus na cidade desde março de 2020 e coincide com a chegada da variante Ômicron. Estudos assinalam que a nova cepa é mais transmissível, com sinais até que pode se disseminar mais rápido que o vírus do sarampo.

Na terça-feira 04 de janeiro a quantidade de casos confirmados de Covid-19 na cidade do Rio teve um grande salto nas últimas semanas. Dados do painel da prefeitura do Rio mostravam que, até o momento, 21 pessoas diagnosticadas com coronavírus declararam ter começado a sentir sintomas no dia 14 de dezembro. Faz 1 mês, o número saltava para 458, já em 28 de dezembro duas semanas depois.

Por volta das 17h desta terça-feira, havia 54 pessoas aguardando um leito para tratar a Covid-19 na rede SUS da cidade do Rio. No entanto, o painel Censo Hospitalar da prefeitura do Rio mencionava que havia somente 38 vagas livres para atender pacientes com a enfermidade. Dos que esperam nesta tarde uma transferência, 10 estavam no CER de Campo Grande, seis no Hospital municipal Souza Aguiar e outros cinco no CER Leblon.

De acordo com o painel da prefeitura do Rio, o tempo médio de transferência gira em torno de 29 horas, podendo chegar até 100 horas. No total, o Rio tem 170 pessoas internadas na rede pública da cidade tratando a Covid-19.

Dose de reforço: Saiba em quanto tempo atinge-se a proteção e tire dúvidas sobre a vacinação

Os números de casos que necessitam de internação aumentam, até o momento, em uma velocidade menor do que a explosão de casos de coronavírus vista na cidade. O estrangulamento na rede pública acontece principalmente pela conversão de leitos de Covid para o atendimento de outras especialidades nos últimos meses.

Na sua vez, — Só quem passa na pela para saber o que é. O certo é vacinar todo mundo. Graças a Deus iniciará agora para as crianças e no primeiro dia que tiver disponível vamos lá certamente. A vacina vai ser bastante importante. O pai e a mãe não deseja que o filho pegue, mas estando vacinados você tem uma proteção e o risco é menor que não ter se vacinado. Tenho pessoas na família e conhecidos que são opostos a vacina. Se tem uma maneira de proteção, por quê você não tomar? — declara Delmar Oliveira, pai de Matheus.Na rede pública, a prefeitura disponibiliza oito centros de testagem e atendimento: Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu, e Unidade Ambulatorial Almir Dulton, em Campo Grande, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e as vila olímpicas do Alemão e de Honório Gurgel, Parque Olímpico da Barra da Tijuca, a Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho, o Clube Municipal do Servidor, na Cidade Nova, e o CIEP Nação Rubro Negra, no Leblon, abertos todos os dias, das 8h às 17h. O centro de atendimento em Pedra de Guaratiba vai ficar ao lado do Centro Municipal de Saúde Alvimar de Carvalho.

Foi secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro durante toda a década de 1990, de 1991 até 2001, durante os governos de Marcello Alencar, Cesar Maia e Luiz Paulo Conde.

Faz 1 ano, o Ronaldo Gazolla, por exemplo, foi exclusivo para pacientes com coronavírus. Faz 2 meses, com a diminuição de casos em a cidade, a clínica foi totalmente convertido em não Covid Encaminhavam-se os pacientes que precisavam de internação desde então, para outras unidades de a rede pública, como o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas de a Fiocruz,. Faz 1 ano, o número de pessoas hospitalizadas girava em torno de 1.400, em maio de 2021 por exemplo.

Dos casos confirmados nas últimas semanas em todo o estado do Rio, a extensa maioria são da capital, que já padece um reflexo nas internações pela enfermidade — ainda que em velocidade menor que a de ampliação de contagiados. Dos quase 25 mil casos já registrados no sistema na última semana, quase 24 mil aconteceram na capital.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ômicron: Com fila para internação, Rio vai reativar leitos de Covid-19 no Ronaldo Gazolla
>>>>>Ômicron: Número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobra em 24 horas – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Ômicron impulsiona vacinação na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Rio já vive uma nova onda da Covid, alerta secretário municipal de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja quando fazer a testagem, onde ser atendido no Rio e os horários – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cerca de 20% dos profissionais de saúde do município do Rio foram afastados com influenza e após chegada da Ômicron – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio confirma terceiro caso da variante Ômicron – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários após quatro meses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>‘Só quem passa na pele sabe o que é’, diz pai de menino de 8 anos que venceu a Covid após 87 dias na UTI – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>Prefeitura inaugura centro de atendimento e testagem para Covid na Zona Sul; Maracanã terá unidade na próxima semana – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 pessoas 0 0 NONE 4 pessoas: 1, 54 pessoas: 1, 21 pessoas diagnosticadas: 1, 170 pessoas internadas: 1
3 capital 0 0 NONE 3 a capital: 3
4 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
5 rede 0 0 NONE 3 a rede pública: 3
6 velocidade 0 40 NONE 2 uma velocidade menor: 1, velocidade menor: 1
7 o rápido crescimento de casos por covid-19 em o rio 440 0 NONE 2 O rápido crescimento de casos por Covid-19 em o Rio: 2
8 pacientes 120 0 NONE 2 mais pacientes: 1, pacientes: 1
9 pacientes 120 0 NONE 2 os pacientes: 2
10 estrangulamento 50 0 NONE 2 um estrangulamento: 1, O estrangulamento: 1