Por: SentiLecto

O novo pico de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron no Rio já é três vezes maior que o prévio, no auge da onda provocada pela cepa Delta na cidade. Segundo dados da prefeitura do Rio, a média móvel de novas infecções na última segunda-feira atingiu a marca de 6.338 casos. Faz 1 ano, até o estabelecimento de a Ômicron, o indicador jamais havia ultrapassado 2 mil casos diários, chegando ao máximo de 1.985. E há um mês o índice era somente de 65 casos.

Quando fazer a testagem, teste de Covid-19: Veja , onde ser atendido no Rio e os horáriosDesde o começo do ano, o município registrou 9.650 casos de síndromes gripais. Destes, 7.403 pessoas foram testadas e 2.654 foram confirmadas como positivo para Covid-19.

Na sexta-feira 07 de janeiro o rápido crescimento de casos que a cidade do Rio enfrentava no início de 2021 já era considerado uma nova onda da enfermidade por Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde. Esta era a quinta onda da enfermidade que a cidade do Rio enfrentava desde o começo da pandemia e coincidia com o estabelecimento da variante Ômicron na cidade. NO EXTRA mostrou que em uma pausa de 20 dias a ampliação de novos casos ultrapassava 10.000%.

Os novos números da pandemia também mostram que o último dia 10 também se tornou o com maior número de pessoas contagiadas pela enfermidade, com 7.729 casos. Até a chegada da Ômicron, o maior número em um único dia era de 3.600, no fim de abril de 2020 durante na primeira onda da enfermidade.

Os dados se referem ao total de pacientes que relataram ter começado a sentir os sintomas da infecção no dia 3. Mas esse número tem que subir, já que outros casos atendidos nos dias seguintes ainda devem ser introduzidos no sistema.

Os números da prefeitura do Rio mostram que o número de casos suspeitos da enfermidade na cidade disparou nas últimas semanas atingindo índices nunca vistos. Até o momento, nos primeiros sete dias de 2022 já houve registro de quase 111 mil casos de Síndrome Gripal — suspeitos, mas não necessariamente confirmados para a Covid-19. Os casos ainda estão sendo introduzidos no sistema e também devem ampliar nos próximos dias. Se os introduziram em esta sexta-feira, por exemplo, mais de 10 mil casos .

Comprovante: Rio aumenta pré-requisito da dose de reforço a todos com 50 anos ou mais no ‘passaporte da vacina’

A primeira semana do ano se estabeleceu, portanto, como a recordista de casos de Síndrome Gripal até o momento. Porém, dados referentes aos casos desta semana já dão indícios que o indicador tem que piorar, já que pela segunda semana seguida o Rio bateu também o recorde de número de testes feitos para o diagnóstico de Covid, com mais de 85 mil testes.

A atual taxa de positividade continua alta e atingiu esta semana a casa dos 50%, o que não acontecia desde agosto de 2020.

O número de hospitalizados na cidade do Rio diagnosticados com a enfermidade tem ampliado ao longo dos últimos dias, mas em uma curva menor do que a de casos. Nesta sexta-feira 357 pessoas estão diagnosticadas com o coronavírus na rede pública da capital e 31 aguardam transferência. O número é cerca de um terço dos internados no auge da onda provocada pela Delta, em agosto de 2021 — o que experts e autoridades creditam ser influência da alta cobertura vacina do Rio.

Por causa do ampliação de casos que necessitam de internação, a prefeitura voltou a abrir leitos de Covid-19 no Hospital Ronaldo Gazolla, que foi referência para o tratamento da enfermidade ao longo da pandemia. Nesta sexta-feira há 60 pacientes internados com Covid na unidade, sendo 27 em UTI.

Por volta das 17h desta terça-feira, havia 54 pessoas aguardando um leito para tratar a Covid-19 na rede SUS da cidade do Rio. No entanto, o painel Censo Hospitalar da prefeitura do Rio mencionava que havia somente 38 vagas livres para atender pacientes com a enfermidade. Dos que esperam nesta tarde uma transferência, 10 estavam no CER de Campo Grande, seis no Hospital municipal Souza Aguiar e outros cinco no CER Leblon.O crescimento da demanda é fruto principalmente de um pedido de experts e autoridades de Saúde para que a população já adequada procure fazer o reforço. Os números mostram também uma maior adesão da população ao imunizante em relação ao final de 2021, quando na última semana do ano, em média, foram aplicadas 31 mil doses, a metade do número de pessoas imunizadas na última segunda-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ômicron: Novo pico de casos de Covid-19 já é três vezes maior que o da variante Delta no Rio
>>>>>Ômicron: Veja as cidades do Rio que já registram aumento de casos de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ômicron: Com fila para internação, Rio reativará leitos de Covid-19 no Ronaldo Gazolla – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ômicron: Número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobra em 24 horas – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Ômicron impulsiona vacinação na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio já vive uma nova onda da Covid, alerta secretário municipal de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja quando fazer a testagem, onde ser atendido no Rio e os horários – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cerca de 20% dos profissionais de saúde do município do Rio foram afastados com influenza e após chegada da Ômicron – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários após quatro meses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Só quem passa na pele sabe o que é’, diz pai de menino de 8 anos que venceu a Covid após 87 dias na UTI – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitura inaugura centro de atendimento e testagem para Covid na Zona Sul; Maracanã terá unidade na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ômicron: Procura por vacinas da Covid-19 no Rio cresce em meio a alta de casos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casos 0 0 NONE 5 2_mil casos diários: 1, outros casos atendidos: 1, Os casos: 1, casos: 1, 7.729 casos: 1
2 número 0 80 NONE 4 O número: 2, esse número: 1, o maior número: 1
3 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
4 a cidade de o rio 0 0 NONE 3 a cidade de o Rio: 3
5 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
6 pessoas 0 0 NONE 3 7.403 pessoas: 1, 357 pessoas: 1, 54 pessoas: 1
7 o rápido crescimento de casos 160 0 NONE 2 o rápido crescimento de casos: 2
8 pacientes 120 0 NONE 2 60 pacientes internados: 1, pacientes: 1
9 38 vagas livres 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: 38 vagas livres): 2
10 NO_EXTRA 0 0 OTHER 2 o (referent: NO_EXTRA): 1, NO_EXTRA: 1