Por: SentiLecto

Em uma pausa de 24 horas o número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobrou. Na noite desde domingo 61 pessoas estavam hospitalizadas com o diagnóstico da enfermidade. Nesta segunda-feira, já são 129 internados em unidades do Sistema Único de Saúde da capital fluminense. Em uma semana, a ampliação do número de internados foi de 437,5%.

Corrida por testagem: Rio teve recorde de casos na primeira semana do ano

Este é o maior número de hospitalizados desde o começo de novembro, última vez que o indicador mostrou mais de 100 internados. Apesar do salto, a rede tem absorvido os casos que necessitam de hospitalizações sem problemas e o número leitos no SUS da capital para tratar a enfermidade na cidade do Rio ainda é suficiente para atender a atual procura. Nesta segunda-feira, 20 pessoas aguardam transferência para uma clínica, mas o número de leitos disponíveis continua superior à dprocura Atualmente a taxa de profissão geral dos leitos para Covid-19 está em 43% na cidade do Rio.

Dose de reforço: Saiba em quanto tempo atinge-se a proteção e tire dúvidas sobre a vacinação

Na sua vez, — Neste momento precisamos apertar o cumprimento das medidas já colocadas, utilizar máscara em locais fechados e quando tiver em locais de aglomeração. Apertar ao máximo para que as pessoas só estejam em ambientes fechados com vacinação completa — alega.se menciona a testagem para pessoas com sintomas leves de a enfermidade que tiveram contato com alguém que testou positivo ou há quatro ou cinco dias, segundo a SES. Têm que procurar os postos pessoas com os seguintes sintomas:

Na sábado 01 de janeiro o estado do Rio de Janeiro já tem 201 casos suspeitos da variante Ômicron da Covid-19. Se colheram os testes de as possíveis infecções de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 13 municípios fluminenses, e a maior concentração deles foi na capital, com 177 suspeitas. Faz 3 dias, o resultado de os exames tinha que sair.

Dos internados atualmente na rede pública da cidade do Rio, 48 estão hospitalizados em Unidades de Tratamento Intensivo . Segundo a prefeitura do Rio, neste domingo, 11 pessoas sem nenhuma dose de vacina, e 2 com somente uma dose, foram internadas na cidade com coronavírus.

A curva de crescimento das hospitalizações está longe de acompanhar a explosão de casos da enfermidade na cidade, que já enfrenta o pior momento em relações ao número de contagiados de toda a pandemia, apesar de ver uma subida das internações por Covid-19 na cidade. Experts e autoridades creditam o não acompanhamento da curva de casos graves à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Gamma, Delta e Ômicron: Compreenda o atual cenário da Covid-19 no Rio

Com a ampliação do número de casos de Covid-19 no Rio, no começo deste ano, e o surgimento da variante Ômicron, cariocas estão correndo aos postos para se vacinar. Segundo o painel da prefeitura do Rio, nos últimos dois dias, foram aplicadas 1.853 primeiras doses.

Esta é a quinta onda do coronavírus na cidade desde março de 2020 e coincide com a chegada da variante Ômicron. Estudos assinalam que a nova cepa é mais transmissível, com sinais até que pode se disseminar mais rápido que o vírus do sarampo.

A última semana na cidade do Rio foi a com maior número de contagiados por Covid-19 confirmados em toda a pandemia. Faz 4 dias, segundo os dados de o painel de a prefeitura, a média móvel de casos chegou a 3.117 diagnósticos em a última. Faz 1 ano, quando o Rio enfrentava uma nova onda provocada por a variante Delta, até então, o indicador jamais havia superado a marca de 2 mil casos diários.

Desde segunda-feira, o cenário é de longas filas de pessoas com sintomas da enfermidade em postos de saúde, farmácias e laboratórios. A ampliação da demanda por testes após o fase de celebrações coincide com a chegada da Ômicron ao município. O painel da prefeitura mostra que, dia 12 de dezembro, somente 18 pessoas tiveram o diagnóstico da enfermidade. Faz 15 dias, o número de contagiados pulou para 269 e, em 1º de janeiro, saltou para 1.238, em o dia 25. Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 360%. A escalada foi de 6.778%, se considerar o fase de 20 dias.

Os dados se referem ao total de pacientes que relataram ter começado a sentir os sintomas da infecção no dia 3. Mas esse número tem que subir, já que outros casos atendidos nos dias seguintes ainda podem ser introduzidos no sistema.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ômicron: Número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobra em 24 horas
>>>>>Covid-19: Ômicron impulsiona vacinação na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ômicron: Rio já vive uma nova onda da Covid, alerta secretário municipal de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Testes de Covid-19: veja quando fazer a testagem, onde ser atendido no Rio e os horários – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cerca de 20% dos profissionais de saúde do município do Rio foram afastados com influenza e após chegada da Ômicron – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio confirma terceiro caso da variante – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio confirma terceiro caso da variante Ômicron – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio volta a superar dois mil casos de Covid diários após quatro meses – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes admite que Rio não está pronto para chuva forte como a que atinge a Bahia: ‘trabalhar para evitar mortes’ – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio veta instalação de contêiner para emissão de documentos para população em situação de rua – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto lido por Teresa Cristina – December 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira – January 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Maricá suspende carnaval por conta dos riscos da variante Ômicron no estado do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja onde ser atendido na rede municipal do Rio – January 05, 2022 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 número 0 0 NONE 6 o número leitos: 1, o número: 3, esse número: 1, o maior número: 1
2 pessoas 0 0 NONE 6 pessoas: 3, 61 pessoas: 1, as pessoas: 1, 18 pessoas: 1
3 o Rio 0 0 PLACE 5 o Rio: 5
4 cidade 0 140 NONE 4 a cidade: 4
5 casos 80 0 NONE 4 outros casos atendidos: 1, casos: 1, os casos: 2
6 prefeitura 0 0 NONE 3 a prefeitura: 3
7 internados 0 160 NONE 2 os internados: 1, 129 internados: 1
8 pandemia 0 100 NONE 2 toda_a pandemia: 2
9 alguém 160 0 NONE 2 alguém: 2
10 Estudos 0 0 PLACE 2 Estudos: 1, (tacit) ele/ela (referent: Estudos): 1