Por: SentiLecto

Mais de um milhão de pessoas foram contagiadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde que se o identificou em a China, em dezembro do ano passado, confirmou a Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira.

O virologista Anderson Brito, do setor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, declara que isso possivelmente está relacionado a outras duas pandemias anteriores, da gripe de Asipovicy, em 1957, e da gripe de Hong Kong, de 1968, também provocadas por outros vírus influenza.

Na sexta-feira 06 de março o número de pessoas contagiadas com o novo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 100 mil nesta sexta-feira, segundo um levantamento da agência Reuters. O cálculo leva em conta relatórios divulgados pelos ministérios da Saúde nacionais e demais autoridades de cada país.

«Mais de um milhão de casos e se os reportaram mais de 50 mil mortes em a OMS», anunciou Tedros Adhanom em entrevista coletiva virtual. Tedros Adhanom é o diretor-geral da organização.

Mas o H1N1 não colocou cidades ou nações inteiras em quarentena. Em alguns países, viajantes passaram por triagens, isolaram-se casos suspeitos, e aulas chegaram a ser suspensas, mas a disseminação daquele vírus não chegou a praticamente paralisar algumas das maiores economias do mundo como vemos agora.O dirigente alegou que, elas podem padecer uma incidência da pandemia semelhante a outras regiões, embora regiões como África e América Latina tenham registrado até agora números relativamente baixos de casos de Covid-19 que «teria sérias consequências sociais, econômicas e políticas».A nota positiva é que o número de pacientes recuperados vem ampliando e está próximo de 25% do total, segundo dados dos vários ministérios da saúde dos países afetados.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMS confirma mais de 1 milhão de casos de coronavírus no mundo
>>>>>Por que o H1N1 não parou economias como a pandemia de coronavírus? – (BBCBrasil-pt)
>>>>>OMS sugere aliviar dívidas de países em desenvolvimento para evitar colapso – (EfeGeneric)
>>>>>Registros de casos de coronavírus desacelera de segunda para terça, diz OMS – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casos 0 80 NONE 2 casos suspeitos: 1, casos: 1
2 coronavírus 0 50 NONE 2 o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
3 Tedros Adhanom 0 0 PERSON 2 Tedros_Adhanom (apposition: o diretor-geral de a organização): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tedros_Adhanom): 1
4 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
5 gripe 0 0 NONE 2 a gripe asiática: 1, a gripe: 1
6 o dirigente 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: O dirigente): 2
7 regiões 0 0 NONE 2 outras regiões: 1, regiões: 1
8 o número de pessoas infectadas 0 50 NONE 1 o número de pessoas infectadas: 1
9 outras duas pandemias anteriores 0 50 NONE 1 outras duas pandemias anteriores: 1
10 uma incidência de a pandemia semelhante 0 50 NONE 1 uma incidência de a pandemia semelhante: 1