Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Logo.ons

– O Operador Nacional do Sistema Elétrico voltou a aumentar expectativas para a procura por eletricidade no Brasil em outubro nesta sexta-feira, ao projetar que a carga de energia do sistema interligado do país deve progredir 9,5% na comparação com mesmo mês do ano passado. Em meio à gradual reabertura da economia após meses de quarentenas adotadas em Estados e municípios para rdiminuira disseminação do coronavírus, o ONS, que vê alta de 9,5% na carga, enquanto no Sudeste, centro das atividades econômicas, a projeção é de aprogressãode 8,9%– em ambos os casos, houve maprimoramentonos números frente à semana passada, quando esperava-se auampliaçãoe 6,9% no Sudeste e 3,4% no Nordeste, tem auampliadoonsecutivamente as previsões para a carga de energia deste mês. Na semana passada, o órgão via expansão de 6,3%. A performance deve ser liderado, em termos percentuais, pela região Sul do país, onde a utilização de energia tem que disparar 13,8% na comparação com mesmo fase do ano passado, quase o dobro da alta de 6,9% esperada na semana anterior. Faz 6 meses, a carga de energia chegou a desabar %12, em abril primeiro mês sob efeito de as quarentenas e medidas de isolamento adotadas contra a Covid-19. Nos meses seguintes, houve gradual recuperação, sendo que setembro registrou a melhor performance desde o começo da pandemia, com progressão de 2,9% do consumo na comparação anual, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica . Na semana passada, a previsão do ONS de ampliação do consumo de energia assinalou que o «conduta da carga segue fortemente impactado pela recuperação do setor industrial brasileiro após as diminuições observadas em função da pandemia». O órgão ainda não detalhou a análise desta semana. CHUVAS O órgão do setor elétrico ainda diminuiu ligeiramente a previsão para as chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração brasileira. No Sudeste, que concentra as usinas com maiores reservatórios, a precipitação na área dos lagos das barragens tem que atingir 52% da média histórica, contra 54% esperados na semana anterior. No Nordeste, segunda região em reservatórios, a projeção do ONS recuou para 44% da média no Nordeste, contra 45% na semana passada. Houve ainda corte para 25% nas estimativas para o Sul, onde a previsão anterior era de chuvas em 45% da média.

– O mercado aumentou a expectativa para a inflação em 2020 a nível próximo ao platô mínimo da pausa da meta do Banco Central e ampliou também a projeção para a inflação do ano que vem, mostrou o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira. A mediana das projeções colhidas pelo BC junto a cerca de 100 instituições assinala agora para um IPCA de 2,47% este ano e de 3,02% em 2021. Na semana passada, as estimativas eram de 2,12% e 3,00%, respectivamente. A meta central para os dois fases é de 4% e 3,75%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos. Os novos ajustes das projeções ocorrem depois de o IBGE ter mostrado, na semana passada, que o IPCA teve em setembro a maior alta para o mês em 17 anos, impulsionado pela ampliação dos alimentos. O BC já havia declarado que esperava essa ampliação e avaliou que ele não infectaria a inflação do próximo ano. Os economistas também aumentaram a projeção para a taxa de cotação no final deste ano para 5,30 reais por dólar, sobre 5,25 reais na semana anterior. Para 2021, a aposta agora é que o dólar chegue ao final do ano valendo 5,10 reais, acima dos 5,00 reais calculados há uma semana. Para a Selic, os investidores seguem calculando que se conservará a taxa básica em %2 até o final deste ano e conclua 2021 em 2,50%.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico é uma entidade de Brasil de direito privado sem fins lucrativos que é culpado pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ONS volta a aumentar projeção e vê procura por energia saltar 9,5% no mês com reabertura
>>>>>Mercado eleva projeções para inflação em 2020 e 2021, vê câmbio mais desvalorizado – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com avanço da inflação, poupança tem maior perda de rentabilidade desde 2016 – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Pressionada por alimentos, inflação acelera e fica em 0,64% em setembro, maior alta para o mês desde 2003 – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Reagendamento de perícias do INSS já está disponível no aplicativo; Veja o passo a passo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>IPCA sobe 0,64% em setembro, maior alta para o mês desde 2003, diz IBGE – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Inflação dos alimentos afasta clientes e derruba consumo nos supermercados em agosto – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>FMI diz que países precisam adotar economia verde para assegurar futuro do planeta – October 07, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Preço das passagens de ônibus para o feriado está até 60% mais barato – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Lojas com estoques à mostra e grandes prateleiras podem ser risco ao consumidor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>IPCA tem maior alta para setembro em 17 anos pressionado por alimentos, diz IBGE – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BofA descarta corte adicional na Selic neste ano após divulgação de IPCA – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BC 35 0 ORGANIZATION 4 o BC: 1, O BC: 1, (tacit) ele/ela (referent: O BC): 1, ele (referent: O BC): 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 o Sudeste 0 0 PLACE 4 o Sudeste: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Sudeste): 1
4 reais 240 0 NONE 3 5,10 reais: 1, 5,30 reais: 1, 5,25 reais: 1
5 comparação 0 0 NONE 3 a comparação anual: 1, a comparação: 2
6 média 0 0 NONE 3 a média histórica: 1, a média: 2
7 o Nordeste 0 0 PLACE 3 o Nordeste: 3
8 projeção 0 0 NONE 3 a projeção: 3
9 desempenho 100 0 NONE 2 o melhor desempenho: 1, O desempenho: 1
10 fins 100 0 NONE 2 fins lucrativos: 2