Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marcelo Crivella Prefeito

A segunda pesquisa Ibope sobre a votação para a Prefeitura do Rio, divulgada na última quinta-feira, também identificou as intenções de votos por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor. Faz 14 dias, o maior destaque desde a última consulta foi o crescimento de Eduardo Paes entre os eleitores menos escolarizados e mais pobres, ultrapassando Marcelo Crivella em o primeiro segmento.

A campanha pela reeleição de Marcelo Crivella acendeu a luz amarela, enquanto PT e PSOL tratam de sepultar a coalizão proposta pelo ex-senador Lindbergh Farias para o primeiro turno de Rio e Sao Paulo.

Na quinta-feira 08 de outubro pesquisa Datafolha divulgada na tarde daponta Eduardo Paes na liderança da corrida pela prefeitura do Rio, com empate técnico entre o atual prefeito Marcelo Crivella , Martha Rocha e Benedita da Silva na segunda colocação. Enquanto Crivella tem 14%, paes aparecia com 30% das intenções de voto, segundo o Datafolha. A margem de erro era de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos e atual prefeito do Rio de Janeiro, posição que ocupa desde 1 de janeiro de 2017. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental, Paes estava três pontos percentuais atrás de Crivella. Agora, mostrou uma progressão, dobrando o índice anterior e se isolando na liderança com 34% das intenções de votos. O atual prefeito perdeu 7 pontos percentuais, totalizando 13% das intenções de voto. Benedita da Silva e a Delegada Martha Rocha tiveram variações dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e acabaram com 9 e 6% das intenções de voto.

Benedita Sousa da Silva Sampaio é uma servidora pública assistente social e política brasileira. Uma servidora pública é professora.

Com os eleitores divididos por renda, Paes também melhorou os índices quando comparado à última pesquisa e segue isolado na liderança. Dos eleitores consultados com até um salário mínimo, 29% pretendem votar no candidato do Democratas, encarnando um crescimento de 9 pontos percentuais. Crivella se conservou na segunda colocação, mas perdeu cerca de 3% das intenções de voto, caindo de 13 para 10% e aparece empatado tecnicamente com Martha Rocha e Benedita da Silva, que , que também é evangélica, foi a que mais conquistou eleitores evangélicos desde a última pesquisa: subiu de 3 para 9 pontos percentuais. Desde a última consulta sobre intenções de votos as candidatas inverteram posições: a petista subiu de 8 para 9 pontos percentuais, ultrapassando a delegada que perdeu 3 pontos e totalizou 8% das intenções de voto.

Quando Crivella juntou quase 80% do eleitorado evangélico no segundo turno contra Marcelo Freixo , com vários candidatos na disputa pelo eleitorado evangélico, a disputa segue mais fragmentada do que nas votações de 2016. No cenário atual, o atual prefeito fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, caiu dois pontos percentuais, ficando com %24 das intenções de voto O atual prefeito é sobrinho do bispo Edir Macedo., mas permanece na margem de erro., mas permanece em quarto lugar. A petista está empatada tecnicamente com Martha Rocha, que subiu dentro da margem de erros para 11% das intenções de voto. Esse é o único segmento que Eduardo Paes perde para Crivella: ele caiu um ponto, conquistando 16% do público evangélico e segue isolado em segundo lugar.

Para o cientista político Felipe Borba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , o eleitorado que votou maciçamente em Crivella em 2016 vem provando resistência à reeleição. Segundo o expert, a avaliação sobre a primeira administração tem que pesar mais do que o pertencimento ao mesmo grupo social, o que pode ser um indício para explicar o crescimento de Benedita.

Por outro lado, escute a observação inteiro no programa CBN Rio, da Rádio CBN.

— Ser da mesma religião não significa entregar um cheque em branco. O eleitor evangélico também espera soluções práticas para os problemas do dia a dia. Funções, ele castiga nas urnas, se eles avaliam que o prefeito não desempenhou bem as suas. A ampliação da Benedita pode ser uma resposta, mas é preciso observar as próximas sondagens para saber se é uma tendência.

Borba também realçou a progressão de Paes sobre eleitores menos escolarizados e mais pobres. De acordo com ele, a pesquisa do começo de outubro mencionando que 78% dos eleitores desaprovam a maneira como Crivella gerenciar a cidade, revela que existe um limite até mesmo entre os votos cativos.

— No contexto atual, Eduardo Paes herda os votos desse eleitor que avalia a administração como ruim ou péssima. Por ser um político conhecido e que tem um histórico de boa administração quando prefeito, estão castigando a má gestão de Crivella e voltando para uma espécie de «porto seguro», encarnado pelo Paes.

Se a registrou em a Justiça Eleitoral com o número RJ-09221-2020, a pesquisa escutou 1.001 eleitores de 13 a 15 de outubro e. A TV Globo encomendou o levantamento e o nível de confiança é de %95. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Pelo visto, candidata do PSC ainda vai ter que perguntar muitas vezes “Quem é Glória?”. No primeiro levantamento, a ex-juíza não pontuou. Treze dias depois, continuou no zero.Dos feirantes, Martha escutou recorrentes reclamações sobre as condições brasileiras. O proprietário de um das barracas alegou para a candidata que enfrentava problemas com a sua kombi por conta dos buracos na pista.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Paes aumenta entre menos escolarizados e Crivella lidera entre evangélicos, declara Ibope
>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia na sexta com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Análise da pesquisa Ibope Rio: ‘Segundo pelotão não arranca’ – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>TSE suspende inegibilidade de prefeito do Rio de Janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Eleitor poderá justificar ausência nas urnas por aplicativo do TSE – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ibope Rio: vantagem de Paes aumenta 2 pontos percentuais – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Facebook e Instagram removem vídeos de autores desconhecidos contra Martha Rocha, candidata do PDT no Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Martha avalia que terá apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 12 Marcelo_Crivella: 1, Crivella: 7, o atual prefeito Marcelo_Crivella: 1, (tacit) ele/ela (referent: Crivella): 3
2 eleitores 0 0 NONE 8 os eleitores: 3, eleitores evangélicos: 1, os eleitores divididos: 1, 1.001 eleitores de 13: 1, os eleitores consultados: 1, eleitores: 1
3 Eduardo Paes 100 50 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 1, Eduardo_Paes: 3, Paes: 3
4 Benedita da Sousa Silva Sampaio 60 0 PERSON 6 Benedita_da_Silva: 1, (tacit) ele/ela (referent: Benedita_da_Silva): 4, Benedita_Sousa_da_Silva_Sampaio: 1
5 pontos 0 0 NONE 6 dois pontos percentuais: 1, três pontos percentuais: 1, 9 pontos percentuais: 2, 3 pontos: 1, 7 pontos percentuais: 1
6 Felipe Borba 0 50 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Borba): 3, Felipe_Borba de a Universidade_do_Estado_do_Rio: 1, Borba: 1
7 Martha Rocha 0 0 PERSON 4 Martha: 1, Martha_Rocha: 3
8 as intenções de voto 0 0 NONE 4 as intenções de voto: 4
9 eleitorado 0 0 NONE 4 o eleitorado: 2, o eleitorado evangélico: 2
10 prefeito 0 0 NONE 4 o atual prefeito (apposition: sobrinho de o bispo Edir_Macedo): 1, O atual prefeito: 1, o prefeito: 1, prefeito: 1