Por: SentiLecto

O papa Francisco alegou, em um filme arremessado nesta quarta-feira, que os homossexuais devem ser protegidos pelas leis de união civil, em uma das linguagens mais claras já utilizadas pelo pontífice sobre os direitos dos gays.

Com o coronavírus como plataforma de lançamento, o filme de duas horas inicia com imagens da Praça São Pedro quando Francisco comandou uma prece surreal, deserta sob a chuva na noite de 27 de março e solitária pedindo alívio da pandemia que se alastrava depressa.

Na quarta-feira 14 de outubro o papa Francisco se conservou a uma distância segura dos fiéis em sua audiência geral semanal nesta quarta-feira, declarando que as novas normas concebidas para conter o coronavírus o obrigavam a se resguardar.

«Os homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Se sentir infeliz por isso, ninguém deveria ser descartado ou «, declara o papa no documentário «Francesco», do diretor mencionado ao Oscar Evgeny Afineevsky.

Afineevsky retrata Francisco como o grande conector Afineevsky é um judeu nascido na Rússia., e «Francesco», que estreou nesta quarta-feira no Festival de Cinema de Roma, coloca o papa no centro de uma narrativa que trata de alguns dos problemas mais prementes do mundo.

“O que temos que instituir é uma lei da união civil. Dessa maneira, eles são legalmente cobertos. Eu defendi isso”, adicionou.

O papa pareceu estar se referindo à época em que era arcebispo de Buenos Aires e se opunha à legislação para aprovar casamentos de pessoas mesmo sexo, mas apoiava alguma espécie de proteção legal para os direitos dos casais homossexuais.

O biógrafo papal Austen Ivereigh declarou à Reuters que oascobservaçõesdo papa no filme foram aospvocábulosmais cclarosque o pontífice uutilizousobre o atemadesde sua evotaçãoem 2013.

O papa, que no começo de seu papado declarou a famosa frase «Quem sou eu para julgar?» quando questiondo sobre homossexuais que tentavam viver uma vida cristã, falou em uma parte do filme sobre Andrea Rubera, um homem gay que adotou três filhos com seu parceiro. Rubera, que declarou ao papa que ele e seu parceiro desejavam instituir os filhos como católicos em sua paróquia local, declara no filme que foi a uma missa matinal que o papa festejou no Vaticano e lhe entregou uma carta explicando sua situação. , mas não desejavam provocar nenhum trauma para eles. Não ficou claro em que país eles vivem.

Rubera declarou que o papa telefonou para ele vários dias depois, declarando que tinha achado a carta «bonita» e pedindo ao casal que exibisse seus filhos à paróquia, mas que estivesse pronto para a oposição.

“Sua mensagem e seus conselhos foram bastante úteis porque fizemos exatamente o que ele nos declarou. É o terceiro ano que eles estão no percurso espiritual na paróquia”, declara Rubera no filme.

Francisco, de 83 anos, participou da cerimônia desta terça ao lado de outros líderes cristãos, incluindo o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos.Francisco, de 83 anos, participou da cerimônia desta terça ao lado de outros líderes cristãos, incluindo o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos.

A Igreja Católica ensina que as tendências homossexuais não são pecaminosas, mas os atos homossexuais são, e alega que os homossexuais devem ser tratados com dignidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Vatican City, Argentina

Cities: Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Papa declara que homossexuais devem ser protegidos por leis de união civil
>>>>>Diretor judeu envia mensagem de esperança em filme sobre papa Francisco – October 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Papa usa máscara pela primeira vez em público – October 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Papa usa máscara pela primeira vez em público durante culto de orações pela paz – October 20, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 papa 0 0 NONE 8 o papa: 2, papa: 6
2 Rubera 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Rubera): 1, Rubera: 4, ele (referent: Rubera): 2
3 Francisco 0 0 PERSON 6 Francisco: 2, papa Francisco: 2, Francisco de 83 anos: 2
4 filme 0 0 NONE 5 o filme: 4, um filme lançado: 1
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 2, Eu: 1, eu: 1
6 homossexuais 130 0 NONE 3 os homossexuais: 2, Os homossexuais: 1
7 Francesco 80 0 OTHER 3 Francesco: 2, Francesco de o diretor indicado: 1
8 nós 80 0 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
9 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
10 paróquia 0 0 NONE 3 sua paróquia local: 1, a paróquia: 2