Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Thomas Alva Edison using his dicatating machine

Experts em saneamento e em concessões avaliam que o resultado do leilão da Cedae foi positivo e que, apesar de não ter havido interessados no Bloco 3, nada impede que ele seja relicitado posteriormente. Para o presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, é pouco provável que outra licitação de saneamento no país envolva valores tão elevados quanto a Cedae:

Thomas Alva Edison foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos equipamentos importantes de grande interesse industrial.

— A concessão do Rio era nossa grande vitrine. Debatemo no Congresso Nacional por três anos um marco regulatório para o Saneamento. O ágio mostrou que na questão do saneamento o setor privado não veio para brincar. E o resultado obtido pode servir de estímulo para que outras prefeituras e estados se unam para desenvolver novas concessões — declarou o executivo.

Expert em regulação, o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Edson Gonçalves realçou que o leilão atraiu companhias experientes em investir em infraestrutura e saneamento. Ele acredita que as concessões serão bem sucedidas porque os editais trouxeram metas executáveis para a realização pelas companhias. E que, nesse processo, até a Cedae vai ter que se ajustar e ser mais eficiente, já que vai ser cobrada pelas concessionárias para prestar serviços de característica, uma vez que a produção da água vai continuar com o Estado.

— As normas das concessões são claras. Há previsão de auditoria e fiscalização dos serviços. Quanto mais eficientes as companhias forem isso influirá na receita que vão receber e no regresso econômico — alegou Gonçalves.

Determinação: Após acordo entre Castro e Paes, concessão da Cedae renderá R$ 5,5 bilhões aos cofres da prefeitura do Rio

Por outro lado, a receita extra que a prefeitura vai receber vem das delegações que o Estado teria sobre o valor mínimo de outorga dos lotes e sobre o ágio em jogo no leilão. Pelo que havia sido inicialmente definido pelo Instituto Rio Metrópole, 80% da receita da outorga ficaria com o governo do Estado, 15% com os municípios e 5% para um fundo de investimentos em projetos habituais. Além de sua cota nesses 15%, o estado vai repassar 20% do que tinha direito para a prefeitura do Rio. O pagamento deve ser efetivado em 90 dias.O principal argumento de Paes era que o Rio precisava ter um tratamento distinguido, uma vez que a capital é a principal fonte geradora de recursos para a Cedae.

Faz 1 mês, a Secretaria Municipal de Ordem Pública impediu a execução de uma celebração com estrutura para 500 pessoas, em a tarde d, em a Rua Professora Édna Côrte Silveira, em o Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, em o domingo 18 de abril. Segundo a Seop, cerca de 50 pessoas já estavam presentes na casa onde quando a equipe de fiscalização chegou ao local, ocorreria o acontecimento clandestino. havia recepção para venda de ingressos e equipamento de som para show ao vivo. Todo o material da celebração, como comidas e bebidas, foi apreendido. No total, 3.774 itens foram apreendidos. Violação por o estabelecimento multou o culpado de medida sanitária.

Edison adicionou que a capital deve ser beneficiada principalmente com a renovação das tubulações de água e esgoto, bastante antigas e responsáveis por muitos vazamentos. Ele diminuiu o fato de o Bloco 3 não ter tido interessados. Segundo o professor, o serviço pode ainda ser alvo de uma nova concessão, até mesmo incluindo parte das 27 cidades nas quais a Cedae presta servicos que não se interessaram em participar do leilão.

Já Renato Sucupira contratada pela Aegea para captar recursos para os investimentos que a companhia deverá fazer, declara que existem várias alternativas para capitalização. Renato Sucupira é presidente da BF Capital. Entre elas, bancos de investimentos e o próprio BNDES:

—- Esse é um processo que pode durar de seis meses a um ano. Pelo porte da concessão vamo ter muitos interessados. Avaliaremos sugeridas também de instituições internac Após impeachment, Witzel fica sem salário e perde o foro privilegiado ionais. Há várias coisas que vão afliçãozinha nesse processo, como por exemplo taxa de juros e o risco de um eventual endividamento em dólares por conta do cotação — explicou.

Ranking do saneamento básico: Estado do Rio tem quatro das dez cidades do país com pior tratamento de esgoto

Ao todo, os quatro blocos licitados receberam 12 propostas. O «Bloco 1» – que engloba a zona sul do Rio e mais dezoito municípios – despertou o interesse de todos os grupos empresariais. O chamado «Bloco 2» – que abrange os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, além de dois municípios – também receberá sugeridas de todos os consórcios.O governador em exercício Cláudio Castro também está fazendo a obrigação de casa e, utilizando o peso da máquina, cobrando o voto oposto — ou, no mínimo, a abstenção — de seus aliados.

O executivo realçou os ganhos da concessão para a população não somente na questão do Saneamento Básico.

— Do ponto de vista do Estado, foi um marco ambiental importante também pelo que vai encarnar a despoluição da Baía de Guanabara — adicionou.

— O principal desafio agora é ter uma companhia mais técnica, livre de interferências, seja por questões eleitorais ou influência política — declarou a advogada.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Chile

Cities: Castro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Para experts, Rio ganhou com concessões da Cedae
>>>>>Após acordo entre Castro e Paes, concessão da Cedae vai render R$ 5,5 bilhões aos cofres da prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cedae: um dos blocos licitados atrairá uma única proposta em leilão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cedae: Flávio Bolsonaro entra na briga pela concessão – April 28, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 processo 0 0 NONE 4 um processo: 2, esse processo: 2
2 receita 0 0 NONE 4 a receita extra: 2, a receita: 2
3 empresas 160 0 NONE 3 empresas experientes: 1, as empresas: 2
4 Edison 145 0 PERSON 3 Edison_Carlos: 1, Ele (referent: Edison): 1, Edison: 1
5 eu 80 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 nós 60 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
7 Cedae 0 0 ORGANIZATION 3 a Cedae: 3
8 o Estado 0 0 PLACE 3 o Estado: 3
9 capital 160 0 NONE 2 a capital: 2
10 Bloco 0 0 ORGANIZATION 2 Bloco: 1, o Bloco: 1