Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Leviathan by Thomas Hobbes

Horas depois de declarar que a vacinação contraria iniciaria, «em princípio», às 17h desta segunda-feira em todo o país, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, creditou o atraso na chegada de doses da CoronaVac aos Estados à «mudança da logística» necessária para atender ao pedidos de governadores.

Em meio àosdobstáculosdo Ministério da Saúde para dar icomeçoà vacinação nacional contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro coconvidouma reunião de última hora, fora da agenda, no Palácio do Planalto, com cinco de seus ministros. Eduardo Pazuello também participou do encontro. Eduardo Pazuello é o ministro da Saúde. Ele estava sendo encarnado inicialmente pelo número 2 da pasta, o secretário-executivo Élcio Franco.- Faz 2 dias, após reunião com o ministro de a Saúde, Eduardo Pazuello, prefeitos alegaram em esta que a vacinação em o Brasil deve iniciar em a próxima quarta-feira, em o dia 20. O próprio Pazuello A data exata deu ela e participaram de o encontro cerca de 140 lideranças municipais. Se confirmou a informação a o GLOBO pelo Jonas Donizette que é ex-prefeito de CampiJonas Donizette que é ex-prefeito de Campinas. Jonas Donizette é presidente da Frente Nacional de Prefeitos . Jonas Donizette é presidente da Frente Nacional de Prefeitos . O grupo reúne mais de 100 governantes locais. O ministro alegou aos prefeitos que o começo da vacinação depende de dois fatores: a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária da utilização emergencial das vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac e a logística do voo que vai trazer da Índia as 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. A Anvisa vai definir a liberação em reunião marcada para o domingo . Já a “logística do voo” ainda é uma incógnita. Nesta quinta-feira, pouco depois da reunião do ministro com os prefeitos, a Azul informou que, se protelou o voo que sairia de o Recife hoje de noite em direção em a Índia justamente por » razões logísticas internacionais «, para sexta-feira, ainda sem horário definido.Procurado, o Ministério da Saúde, em nota, informou que o voo agora tem que sar às 23h desta sexta-feira. – Então, se não for na quarta, dia 20, qualquer problema de logística, o início da vacinação no Brasil vai ficar para quinta, que é dia 21 – falou Donizette. Gean Loureiro escreveu em sua conta no Instagram que serão distribuídas 8 milhões de doses das vacinas aos estados, que vão redistribuir aos municípios. Gean Loureiro é o prefeito de Florianópolis. “ Em reunião com Ministério da Saúde. A partir de semana que vem serão distribuídas 8 milhões de doses no Brasil, 2 da Astrazeneca e 6 da Coronavac. Ideia, segundo Ministro, é começar dia 20, quarta. Estados recebem e distribuem para municípios”, informou. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda não concedeu autorização para a utilização emergencial dos dois imunizantes. Os pedidos, submetidos na última sexta-feira pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, serão avaliados por diretores da agência no próximo domingo.

Na diagnosticou-se Hamilton Mourão segunda-feira 28 de dezembro com Covid-19. Hamilton Mourão é o vice-presidente da República. A assessoria de comunicação de a Vice-Presidência divulgou por meio de nota mandada a informação.

— Nós tínhamos uma previsão de fazer toda a logística hoje [segunda], e os Estados fazerem a logística amanhã [terça] para os municípios e, a partir daí começar a campanha na quarta-feira. Os governadores, em habitual acordo, me requereram que agilizasse ao máximo a distribuição para que eles iniciar ainda hoje. Então aquilo que era planejado até hoje às 8h da manhã para aocorrerdurante o dia está sendo encurtado para poder atender o pedido dos governadores — explicou Pazuello, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, no fim da tarde.

O termo Estado data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente coordenado, bem como nomeia o conjunto das instituições que controlam e gerenciar uma nação.

O ministro continuou realçando que o Brasil é um país continental e que foi necessário contratar novos aviõezinhos e traças novos planos de voo durante o dia.

— Todos os dias nós temos tido reunião diplomática com a Índia. O fuso horário é bastante complicado. Nós estamos recebendo a sinalização de que isso poderá ser resolvido nos próximos dias dessa semana — declarou o o ministro.— Está sinalizado para os próximos dias dessa semana o embarque para cá — declarou o ministro, reafirmando que o governo segue contando com as vacinas vindas indianas.

As declarações foram feitas ao lado do governador do Amazonas em entrevista coletiva convidada nas pressas após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, da qual também participaram os ministros Fábio Faria , Paulo Guedes , Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos . O Amazonas é wilson Lima .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pazuello credita atraso em entrega de vacinas a ‘mudança de logística’ por pedido de governadores
>>>>>Pazuello culpa ‘fuso horário’ da Índia e não fixa prazo para receber vacina de Oxford – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro convoca ministros para tratar de vacinação em reunião de emergência no Planalto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pazuello afirma que vacinação começa no próximo dia 20, dizem prefeitos – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vacinação vai começar pelas capitais, diz Ministério da Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministro sobre estratégia de adiar segunda dose da vacina contra a Covid-19: ‘Foco na redução da contaminação’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Anvisa decidirá no domingo sobre autorização emergencial de vacina – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Butantan pede à Anvisa autorização emergencial de uso para vacina contra Covid-19 – January 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa aprova importação de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 pela Fiocruz – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Entenda: Como funciona o registro de vacinas contra a Covid-19 no Brasil – December 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa muda exigências para uso emergencial, mas não atende todos pontos abordados por Pfizer – December 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Anvisa altera requisitos para uso emergencial da vacina contra Covid-19 – December 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacina de Oxford pode levar cerca de um mês para ser disponibilizada no Brasil – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nem vacina nem seringa: país só vai comprar imunizante após aval da Anvisa, mas ainda não tem o material necessário – December 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Clínicas particulares do Brasil negociam compra de 5 milhões de doses de nova vacina indiana – January 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>AstraZeneca diz que mantém processo contínuo para registro de vacina no Brasil após aprovação no Reino Unido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fiocruz pedirá uso emergencial de vacina da AstraZeneca, diz Anvisa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vacinação: Paes diz que imunização contra a Covid-19 pode começar no dia 25 no Rio – January 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação contra a Covid-19 no Rio será feita em 450 pontos e poderá começar ainda em janeiro, segundo a prefeitura – January 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo secretário de Saúde autoriza abertura de processo para licitar seringas e testes de Covid-19 – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo secretário de Saúde autoriza abertura de processo para licitar seringas para vacina e testes de Covid-19 – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em encontro com Castro, Paes diz que Prefeitura e Estado vão trabalhar de forma integrada e seguir plano nacional de vacinação – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que RJ seguirá plano nacional de imunização, mas prevê vacina contra Covid para janeiro – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio quer contratar 150 leitos na rede privada para tratamento de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>México autoriza uso emergencial de vacina de Oxford contra Covid-19 – January 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índia aprova uso emergencial da vacina de Oxford, maior aposta do governo brasileiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índia aprova uso da vacina AstraZeneca para Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índia aprova uso da vacina AstraZeneca para coronavírus – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eduardo Pazuello 80 0 PERSON 5 Pazuello: 1, Eduardo_Pazuello (apposition: O ministro de a Saúde): 1, o próprio Pazuello: 1, Ele (referent: Eduardo_Pazuello): 1, Eduardo_Pazuello: 1
2 reunião 80 0 NONE 5 reunião marcada: 1, reunião: 3, reunião diplomática: 1
3 ministro 0 0 NONE 5 O ministro: 2, o ministro: 3
4 voo 0 0 NONE 5 o voo: 5
5 Estados 0 0 ORGANIZATION 4 Estados: 1, (tacit) ele/ela (referent: Estados): 1, os Estados: 1, eles (referent: os Estados): 1
6 o Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 4
7 prefeitos 0 0 NONE 4 prefeitos: 1, os prefeitos: 3
8 país 120 0 NONE 3 um país continental: 2, qualquer país soberano: 1
9 a Índia 0 0 PLACE 3 a Índia: 3
10 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, me: 1