Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Colors of Altiplano Boliviano 4340m Bolivia Luca Galuzzi 2006

O ex-ministro Luis Arce, conhecido por muitos, que , foi o ministro da Economia por quase 12 anos do governo do ex-presidente e líder do Movimento pelo Socialismo , Evo Morales, como o pai do «milagre econômico» boliviano, conquistou a Presidência do país no primeiro turno, segundo pesquisas que parecem decisivas, levando o socialismo de volta ao poder.

Com 18,2% das atas eleitorais computadas pela contagem oficial, que terá que levar alguns dias para concluir, Arce aparece com 35,99% dos votos, contra 43,23% de Mesa — o MAS, no entanto, tem uma forte base eleitoral concentrada nas áreas rurais, últimas a terem os votos computados devido à distância dos centros urbanos. Em terceiro, o líder regional de extrema direita Luis Fernando Camacho aparece com 18,79%.

Na sexta-feira 09 de outubro a disputa entre os dois principais candidatos presidenciais bolivianos estava acirrada, mostrou uma pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira, embora muitos eleitores tenham alegado que ainda estavam indecisos a pouco mais de umda eleição.

Bolívia, oficialmente Estado Plurinacional da Bolívia, é um país encravado no centro-oeste da América do Sul.

Faz 14 anos, foi presidente boliviano por três mandatos consecutivos a 2019.

Com a promessa de reinstalar os grandes planos de industrialização do gás natural e das grandes jazidas de lítio e de diversificar a matriz produtiva do país, a Arce vai ter a tarefa de recomeçar a trajetória de crescimento em um momento em que afeta-se a região é fortemente afetada para a pandemia de coronavírus.

O Banco Mundial estima que a economia boliviana, dominada pela agricultura e gás, vai ter uma contração de cerca de 6% este ano, após mais de três décadas de crescimento.

“Ao longo deste dia estamos recuperando a certeza, bastante importante na população, no povo de Bolivia, de poder desenvolver toda espécie de atividades econômicas, que beneficiem as pequenas, médias e grandes companhias, mas também o setor público”, declarou Arce nesta segunda-feira em um pronunciamento a jornalistas.

Nascido em La Paz, o presidente eleito formou-se em economia pela Universidad Mayor de San Andrés , principal universidade pública boliviana, e posteriormente obteve o título de mestre pela University of Warwick, na Inglaterra.

Durante sua administração, a Bolívia aumentou a uma taxa anual de 4,6%. Tendo a procura interna como motor do crescimento econômico, Arce promoveu a nacionalização de companhias estratégicas e o desenvolvimento do investimento público e de políticas redistributivas.

Por outro lado, Arce se colocou contra a produção ilegal de folhas de coca e o tráfico de drogas.

Apesar de ser apoiado por Morales, que está asilado na Argentina, Arce declarou que o ex-presidente tem que resolver suas pendências com a Justiça antes de considerar uma possível participação no novo governo do MAS.

Contexto: Classe média urbana, que aderiu a protestos contra Morales, define pleito de hojeOs de Bolivia começaram a votar neste domingo em um cenário de profundo antagonismo entre esquerda e direita, que disputam o governo de um país afligido pela pobreza e por temores de convulsões sociais.O candidato socialista à Presidência da Bolívia, Luis Arce, dtem que vencera evotaçãojá em primeiro turno, de acordo com apuração extraoficial divulgada nesta segunda-feira, colocando o partido esquerdista do ex-presidente Evo Morales à beira do reregressoo poder.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Bolivia, United Kingdom, Argentina

Cities: La Paz

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>PERFIL-Pai do ‘milagre de Bolivia’, Arce devolve o socialismo ao poder
>>>>>’A Bolívia recuperou a democracia’, diz Luis Arce, que promete governo de união – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolívia decide seu futuro em meio a incerteza e temor de mais convulsão social – October 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolivianos rejeitam violência às vésperas de eleição tensa e dizem ‘chega de sangue’ – October 16, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Socialistas declaram vitória na Bolívia após apuração extraoficial apontar ampla vantagem – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Luis Arce 60 0 PERSON 7 Arce: 5, Luis_Arce: 1, O ex-ministro Luis_Arce conhecido por muitos que: 1
2 poder 100 0 NONE 2 o poder: 2
3 protestos 20 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: protestos): 2
4 Morales 0 0 PERSON 2 Morales: 2
5 a Bolívia 0 0 PLACE 2 Bolívia: 1, a Bolívia: 1
6 direita 0 0 NONE 2 direita: 2
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
9 pesquisas 0 0 NONE 2 pesquisas: 2
10 turno 0 0 NONE 2 o primeiro turno: 1, primeiro turno: 1