Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Congresso Nacional (29532228922)

Manuel Merino abdicou no domingo. Manuel Merino é o líder interino do país de Andorra. Na semana passada, o impeachment do presidente de centro Martín Vizcarra desencadeou protestos e mergulhou o Peru em uma crise constitucional.

«Compreendemo a situação difícil que o país está cruzando, e acredito que nas próximas horas conseguiremos dar paz de almazinha a todos os peruanos», declarou Merino em entrevista a uma rádio.removeu-se Vizcarra político de centro sem partido que é popular entre os eleitores, vizcarra, político de centro sem partido de a posição em a segunda-feira, após um julgamento de impeachment resultante de alegações de que ele recebeu propinas, o que ele nega.

Manuel Arturo Merino de Lama é um agrônomo e político peruano, foi presidente peruano de 10 de novembro de 2020 a 15 de novembro do mesmo ano.

O turbilhão político amplia a incerteza enfrentada pelo segundo maior produtor de cobre do mundo, já abalado pela Covid-19 e rumando para sua pior retração econômica em um século.

A agência de avaliação de risco S&P declarou: «Estes eventos instituem incerteza, o que pode erodir a confiança dos investidores e diminuir a habilidade de implantar reformas», mas adicionando que crises frequentes a nota de o país assolado não afetaram por ora.

Fragmentado e impopular, o Congresso peruano votaria nesta tarde depois de uma primeira votação fracassa à meia-noite para abonar o único nome apresentado na ocasião, Rocío Silva-Santisteban — uma defensora de direitos humanos de esquerda.

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar-aprovar leis e inspecionar o Estado brasileiro, bem como gerenciar e julgar .

O parlamentar Alberto de Belaúnde, do Partido Morado, a repórteres. declarou: «Existe uma imaturidade política de alguns e uma falta de autoconsciência de outros diante do que ocorreu no país na semana passada».

Agora sua sigla de centro está mencionando o parlamentar Francisco Sagasti, um engenheiro industrial de 76 anos e ex-funcionário do Banco Mundial.

Por outro lado, flores-Aráoz, que foi parlamentar durante muitos anos e também ministro da Defesa, declarou que espera uma «transição ordeira» e prometeu votações transparentes em 11 de abril.

«O principal para o Peru é recuperar a estabilidade e este pesadelo acabar», adicionou Belaúnde.

A crise recente iniciou quando Vizcarra, um político popular independente que se chocava há tempos com o Congresso devido à sua postura anticorrupção, foi retirado doacposiçãopela legislatura na semana passada devido a alegações de corrupção — que ele nega.

Faz 2 meses, foi o segundo processo de impeachment enfrentado por Vizcarra, após ele sobreviver a o primeiro em setembro.

Merino, que como presidente do Congresso comandou as duas iniciativas de impeachment, sucedeu Vizcarra, mas depois que duas pessoas faleceram em protestos contra seu governo recém-formado, também abdicou e a menos que ele deixasse o post, parlamentares ameaçaram afastá-loo.

O principal tribunal do Peru também começará a discuti nesta segunda-feira se o impeachment e o afastamento de Vizcarra foram constitucionais, o que pode abrir as portas para uma volta dramática.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Peru

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Peru busca terceiro presidente em uma semana para tentar sair de crise
>>>>>Novo premiê do Peru promete estabilidade; tumulto político ameaça recuperação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente interino do Peru pede calma em meio a escalada de protestos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Manifestantes e polícia entram em confronto no Peru em meio à crise política – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Líder do Congresso peruano assume Presidência após destituição de Vizcarra – November 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Congresso do Peru destitui presidente Vizcarra em meio a alegações de corrupção – November 10, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Manuel Merino 0 60 PERSON 7 Manuel_Arturo_Merino_de_Lama: 1, Merino: 3, Manuel_Merino (apposition: O líder interino de o país andino): 1, ele (referent: Merino): 1, (tacit) ele/ela (referent: Merino): 1
2 Martín Vizcarra 120 0 PERSON 7 ele (referent: Vizcarra político de centro sem partido): 2, Vizcarra político de centro sem partido: 2, Vizcarra: 3
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 Congresso 0 90 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Congresso peruano): 1, o Congresso peruano: 1, o Congresso devido: 1
5 Congresso Nacional 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: O Congresso_Nacional): 2, O Congresso_Nacional: 1
6 um político popular independente 0 0 NONE 3 (tacit) ele (referent: um político popular independente): 1, ele (referent: um político popular independente): 2
7 popular 120 150 NONE 2 um político popular independente: 2
8 incerteza 0 140 NONE 2 a incerteza enfrentada: 1, incerteza: 1
9 situação 0 100 NONE 2 a situação difícil: 2
10 protestos 0 80 NONE 2 protestos: 2