Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Renan Ribeiro

O Movimento Brasil Livre resolveu testar a popularidade do apresentador e humorista Danilo Gentilli como candidato à Presidência em 2022, e o resultado agitou as redes sociais. O humorista apareceu com 4% das intenções de voto, empatado com Ciro Gomes, João Doria, Luiz Henrique Mandetta e Luciano Huck, segundo a pesquisa encomendada pelo MBL ao Instituto de Pesquisas e Estratégias . E o nome dele foi parar nos tópicos mais comentados do Twitter na tarde desta terça-feira. Gentilli, que deu corda para especulações, se demonstrou em seu perfil no Twitter, sem deixar claro se leva ou não a pesquisa a sério , mas Já até começou a distribuir posições e designar possíveis ministros. Ele declarou que o deputado federal Kim Kataguiri seria sua indicação para a presidência da Câmara, apesar de o presidente da Casa ser eleito pelos deputados.

Ao participar de uma discussão sobre a reforma administrativa coordenado pela Central dos Sindicatos Brasileiros nesta segunda-feira , Ciro declarou que Lula teria que seguir o exemplo da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que concorreu como vice do atual presidente, Alberto Fernández.

Na sexta-feira 19 de março o engajamento do ex-presidente Lula nas principais redes sociais superou o do presidente Jair Bolsonaro em 2021, assinalava levantamento feito pelo MonitoraBR. A ampliação das interações nos perfis do ex-presidente aconteceu sobretudo após reconquistar os direitos políticos, com a resolução do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal . Os dados, referentes ao fase de 1º de janeiro a 15 de março, mostravam que o petista teve crescimento mais significativo que Bolsonaro e promoveu maior interação com o conteúdo, proporcionalmente ao número de seguidores — 30 milhões a menos que o atual presidente.

O Movimento Brasil Livre é um movimento político brasileiro que defende o liberalismo econômico e o republicanismo, ativo desde 2014.

Desculpe, mas o caso do @diguinhocoruja euvou deixari a cargo do Ibama.Porém você vai ser sim o meu mencionado para a presidência da câmara. E eu peço que a gente inicie desde já a trabalhar no texto da primeira emenda estadunidense no Brasil. Narração com você! https://t.co/Oh0fCqfqqK

— A gente tinha que pedir generosidade a quem já teve chance, como o Lula, que é uma grande liderança de Brasil. Mas a gente tinha que pedir a ele que se compenetrasse e não imitasse o exemplo desastrado do Maduro na Venezuela ou do Evo Morales na Bolívia. E olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina em que, tendo uma força grande, deu um passo pra trás e auxiliou a Argentina a se reconciliar — alegou Ciro.

Após a divulgação dos números da pesquisa, a eventual candidatura do humorista dividiu opiniões. Alguns foram posicionados a favor e consideraram a alternativa uma boa estratégia do MBL. Outros consideram que falta autocrítica ao movimento ao desejar arremessar o nome do humorista.

E se o Danilo começar a levar, dá 10% facilmente a sério. É uma forte alternativa, ele pode passar o Bolsonaro e ir pro segundo turno com o Lula.

Em vídeo publicado no YouTube, Renan Santos alegou que a ideia de arremessar Gentilli, ferrenho antipetista e sem mais espaço no bolsonarismo, como possível candidato veio das redes sociais. Renan Santos é o coordenador nacional do MBL.

Renan Ribeiro é um futebolista de Brasilde Brasil que atua como goleiro.

A pesquisa, segundo Renan, assinala Lula em primeiro lugar, com 36% de intenção de votos, seguido por Bolsonaro, com 31%.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pesquisa eleitoral com Danilo Gentilli como candidato agita as redes
>>>>>Ciro sugere que Lula deveria se inspirar em Cristina Kirchner e aceitar ser candidato a vice-presidente – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Lula 220 0 ORGANIZATION 7 ele (referent: o Lula): 2, (tacit) ele/ela (referent: o Lula): 2, o (referent: o Lula): 1, o Lula: 2
2 eu 0 0 NONE 7 (tacit) eu: 5, eu: 2
3 Ciro Gomes 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Ciro): 1, Ciro_Gomes: 1, Ciro: 2
4 Movimento Brasil Livre 12 32 ORGANIZATION 3 O Movimento_Brasil_Livre: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Movimento_Brasil_Livre): 1
5 redes 50 0 NONE 3 as redes sociais: 2, as principais redes sociais: 1
6 Gentilli 0 0 PERSON 3 Gentilli: 2, (tacit) ele/ela (referent: Gentilli): 1
7 Renan Ribeiro 0 0 PERSON 3 Renan_Santos (apposition: o coordenador nacional de o MBL): 1, Renan_Ribeiro: 1, Renan: 1
8 gente 0 0 NONE 3 a gente: 2, A gente: 1
9 pesquisa 0 0 NONE 3 a pesquisa: 1, A pesquisa: 1, a pesquisa encomendada: 1
10 generosidade 160 0 NONE 2 generosidade: 2