Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

A reunião que vai decidir o futuro do carnaval de rua no Rio vai ser nesta terça-feira, às 17h, na sede da prefeitura, na Cidade Nova. A informação é de Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião .

Rodrigo Resende, representante da Liga do Zé Pereira, também evidencia que está inquietado. Ele alega que não desfilaria, se a saída dos blocos fosse hoje.Faz 1 mês, até meados a taxa de positividade não ultrapassou %1. Nesta segunda, no entanto, havia a expectativa de mais pessoas procurarem os postos para se vacinarem com a dose de reforço, mas isso não aconteceu.

No domingo 26 de dezembro Na cidade do Rio, 14,7% das pessoas com 60 anos ou mais ainda não tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria municipal de Saúde . eram 186.442 idosos que já poderiam ter recebido a nova injeção e ainda não o fizeram.

Nesta segunda-feira, Eduardo Paes admitiu ser «bastante difícil» liberar o carnaval de rua este ano. Eduardo Paes é o prefeito do Rio. Segundo o prefeito, os cortejos não podem ser «do modelo tradicional».

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

Em entrevista ao «Bom Dia Rio», da TV Globo, nesta terça-feira, Daniel Soranz declarou que esse carnaval não vai poder ser igual aos carnavais anteriores: Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

— O carnaval é uma celebração bastante importante para a cidade do Rio, mas mais importante é a gente ter segurança sanitária para fazer. A gente já sabe que esse carnaval não vai poder ser igual aos carnavais anteriores. A Ômicron se espalha bastante mais rápido que as demais variantes. Tem uma ampliação de casos de Covid na cidade do Rio e essa variante é bastante mais transmissível. A gente precisa ver se essa ampliação de transmissão vai se conservar ao longos dos próximos dias, se essa ampliação de transmissão também vai ampliar internações ou casos graves de Covid. Coisa que a gente não está vendo nesse momento. A gente teve muitos dias com zero óbito de Covid, exclusivamente 30 pessoas internadas nesse fase. Então todas essas variáveis com a nova variante precisarão ser analisadas.

Na sua vez, — A gente vinha com um número bastante baixo de testes positivos para Covid, menos de 1%, e nessa última semana essa positividade foi para 5,5%. Isso já era esperado, era previsível que ocorreria por causa da entrada de uma nova variante. Podemos atribuir que essa ampliação está relacionado à variante Ômicron, e que nesse momento tem transmissão local da variante — alega o secretário.

Soranz realçou também o protagonismo da vacinação. Segundo o secretário, os postos de saúde estão vazios para dose de reforço:

— Outro fator bastante importante para essa resolução é a adesão do carioca à vacina. Quantas pessoas vacinadas teremos com a dose de reforço? Somos a cidade do país que mais vacinou, que mais tem reforço. Cerca de 30% da nossa população adulta tem dose de reforço. Vai ser que a população continuará aderindo à dose de reforço? Os postos de saúde estão vazios neste momento para dose de reforço. Então, a gente precisa chamar a população.

— São três coisas que a gente precisa fazer agora. A primeira é ampliar a cobertura da terceira dose. A segunda estratégia é aumentar a testagem. Teremos o funcionamento dos polos de testagem que a gente tem hoje e incentivar a implementação de mais. Ainda em janeiro, colocaremos mais quatro polos de testagem na cidade e garantir que todas as unidades básicas estejam testando. A terceira estratégia é a prevenção: dar preferência para locais abertos e cobrar passaporte da vacina, por exemplo — explica.

Se as introduziram segunda-feira já em o sistema, os dados mais recentes podem ser ainda maiores, já que esse é o número de pessoas que até essa após procurarem uma unidade de saúde da capital e que relataram ter começado a sentir os sintomas da enfermidade no dia 28.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prefeitura decide futuro de carnaval de rua no Rio em reunião nesta terça-feira
>>>>>Rio já tem transmissão comunitária da Ômicron, diz secretário de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Carnaval 2022: representantes de blocos se reunirão com prefeito do Rio para discutir desfiles – January 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ômicron: Banda de Ipanema anuncia que não desfilará em 2022 – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paes admite que Rio não está pronto para chuva forte como a que atinge a Bahia: ‘trabalhar para evitar mortes’ – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Réveillon ameaçado? Depois da Bahia, chuvas fortes devem atingir Rio, São Paulo e Minas – December 28, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que crianças não precisarão de receita médica para se vacinar no Rio – December 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Câmara técnica que Queiroga planeja consultar já aprovou há dois dias por unanimidade vacinação de crianças contra Covid – December 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: secretário de Saúde do Rio avalia comprar diretamente a vacina para crianças – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes vai tentar comprar vacinas para 560,2 mil crianças de 5 a 11 anos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio investiga 28 casos suspeitos da variante Ômicron; oito já foram descartados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio veta instalação de contêiner para emissão de documentos para população em situação de rua – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição alguma para a festa – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Epidemia de gripe: Rio recebe 52 mil vacinas doadas por Minas Gerais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Piscina do Parque radical de Deodoro é reaberta e público se diverte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes responde críticas de Mario Frias a comprovante de vacinação: ‘Aqui só vacinado!’ – December 19, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição para a festa no cenário atual da Covid-19 – December 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ano Novo no Rio: saiba todos os detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto lido por Teresa Cristina – December 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 gente 40 0 NONE 8 a gente: 5, A gente: 3
2 eu 0 60 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 dose de reforço 120 0 NONE 3 dose de reforço: 3
5 carnaval 90 0 NONE 3 esse carnaval: 2, O carnaval: 1
6 Resende 0 0 PERSON 3 Resende: 1, (tacit) ele/ela (referent: Resende): 1, ele (referent: Resende): 1
7 os postos de saúde 160 160 NONE 2 os postos de saúde: 1, Os postos de saúde: 1
8 vazios 0 160 NONE 2 vazios: 2
9 a dose de reforço 80 0 NONE 2 a dose de reforço: 2
10 país 80 0 NONE 2 o país: 2