Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Quiz interativo na BGS

Em meio ao estado de alerta de diversos países devido da variante da Covid-19 Ômicron, a cidade do Rio estuda aumentar o “passaporte da vacina” para a hospedagem na capital. Membros apoiam a proposta de o Comitê Científico para tentar evitar o turismo de não vacinados em o fim de o ano. Durante a reunião do grupo de experts nesta segunda-feira, a prefeitura mostrou números que provam que a pandemia do coronavírus está em uma situação controlada na cidade. Por isso, na avaliação do grupo, com o atual cenário epidemiológico a execução do réveillon está conservada.

Se as colocam , quiz é um jogo ou desporto mental no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

— O ideal seria ter a pré-requisito para o comprovante vacinal no desembarque do país. Mas o governo federal não implementou essa medida ainda. Então seria uma maneira de tentar diminuir o risco de ter um turismo de não vacinados — conta infectologista Alberto Chebabo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Comitê.

— Soube que estava liberada para todos pelo noticiário. Aproveitei a minha folga e vim. Não podemos arriscar neste momento — conta o talento de casa.

Na sexta-feira 19 de novembro a prefeitura do Rio estudava ministrar, a partir do começo de dezembro, uma nova dose da vacina da Janssen em todas as pessoas que foram vacinadas com o imunizante na cidade. A Secretaria municipal de Saúde aguardava a chegada de mais lotes da vacina para começar a nova aplicação, que no Rio ganharia o título de «dose de reforço», e não de «segunda dose», ao contrário do que o Ministério da Saúde orientou.

Na última semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária orientou que viajantes estejam completamente vacinados para atravessar a fronteira e entrar no Brasil. A pré-requisito do comprovante vacinal para turistas também foi uma procura da prefeitura da Rio. Se publicaram as recomendações como que valem tanto para via aérea as recomendações, como para terrestre, em a quinta-feira e se baseiam em as de o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, de os Estados Unidos, e nas de outros países. A deliberação final, contudo, é da Casa Civil, que recebeu as notas técnicas em 12 de novembro. Neste caso, o papel da Anvisa é de assessoramento.

Na sua vez, — Desejamo que, para ingresso no Brasil de uma forma geral, seja necessário exibi comprovante de vacinação — declara Oliveira.Cerca de 170 mil pessoas foram imunizadas no Rio com a vacina da Janssen. No meio desse imbróglio, a prefeitura do Rio decidiu seguir o parecer da Anvisa e aplicar uma nova dose nesse público como dose de reforço, não como segunda dose. A exemplo do que acontece com outras vacinas, a dose de reforço não precisa ser da mesma marca do imunizante recebido no ciclo inicial de vacinação, chamado de esquema primário. Além disso, por ser um procedimento off label , ela não costuma passar pelo crivo da Anvisa.

Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da celebração em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?

Uma nova reunião do grupo está marcada para o dia 20 de dezembro para debater o cenário epidemiológico da pandemia mais próximo da virada do ano. Caso a situação mude, a data pode ser antecipada. Para debater o tema em meio ao surgimento da nova cepa do vírus também está programada para as próximas semanas um encontro de representantes da Secretaria municipal de Saúde do Rio com o grupo de assessoramento técnico da SES, equivalente ao comitê científico da capital, e com o Conselho das Secretarias municipais de Saúde . Segundo Chieppe, a reunião deve ocorrer nesta sexta-feira ou no começo da semana que vem.

— O Rio tem uma das maiores redes de vigilância e sequenciamento do país em relação à Covid-19. Ainda não sabemos qual vai ser realmente o efeito da nova variante, ainda mais em uma população extremamente vacinada como a nossa. Orientamos conservar a vigilância e aguardaremos as evidências científicas sobre a nova cepa — declara Chebabo.

A talento de casa Deise Salles, de 43 anos, soube que as doses estão sendo aplicadas independentemente da idade e correu para o posto de vacinação instalado no Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, no Méier. Ela ainda aproveitou e levou a filha, a aluno Sara, de 14 anos. Nem a fila impediu que as duas se vacinassem contra a gripe. Por volta das 11h30, cerca de 30 pessoas aguardavam a vez para receber o imunizante.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vai realizar, a partir desta segunda-feira, o sequenciamento genômico de amostras de todas as pessoas vindas de outros países que exibirem sintomas de Covid-19. A medida visa a rastrear uma eventual chegada da variante Ômicron.

Quando você tem que tomar sua próxima dose no Rio, quiz da vacina: descubra

Faz 10 meses, identificou se nenhum caso suspeito de a nova cepa em o Rio de Janeiro. Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, todos os municípios do estado vão receber nesta segunda-feira a orientação de monitorar viajantes que venham a procurar atendimento na rede de saúde com sintomas de Covid-19. Ele vai ter sua amostra colhida, se algum paciente com esse perfil for identificado e mandada para a Rede Corona-Ômica, estudo responsável pela maior parte das análises de sequenciamento genético do SARS-Cov-2 no Rio.

— A nossa busca ocorrerá pela rede de saúde. Vai testar-se qualquer pessoa com sintomas vindo de fora que tenha qualquer pessoa com sintomas vindo de fora — declara Chieppe. — O Ministério da Saúde já definiu quais voos estão impossibilitados de vir para o Brasil. No Rio, vamo fazer o monitoramento genético.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, United States

Cities: Sao Paulo, Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prefeitura do Rio estuda cobrar ‘passaporte da vacina’ em hotéis para evitar turismo de não imunizados
>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Carnaval 2022: Saúde do Rio diz ser ótimo cidade receber turistas de São Paulo e outros locais, mas pede responsabilidade com vacinação – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio privilegiará ‘mistura de vacinas’ na terceira dose; veja qual imunizante tomar – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Levantamento mostra queda na idade média dos internados no Rio por Covid-19 após doses de reforço em idosos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen no Rio podem receber reforço de Pfizer – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Rio 0 0 PLACE 9 o Rio: 8, O Rio: 1
2 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 8
3 nós 15 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
4 pessoas 0 0 NONE 4 pessoas: 2, 30 pessoas: 1, 170_mil pessoas: 1
5 Quiz 50 0 PERSON 3 Quiz de a vacina: 2, Quiz: 1
6 Alexandre Chieppe 0 0 PERSON 3 Alexandre_Chieppe: 1, Chieppe: 2
7 Chebabo 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Chebabo): 1, Ela (referent: Chebabo): 1, Chebabo: 1
8 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 1, o Ministério_da_Saúde: 1, O Ministério_da_Saúde: 1
9 a rede de saúde 160 0 NONE 2 a rede de saúde: 2
10 qualquer pessoa com sintomas vindo de_fora 0 0 NONE 2 Qualquer pessoa com sintomas vindo de_fora: 2