Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

O prefeito do Rio Eduardo Paes alegou que pediu à Secretaria de Cultura e à Riotur que elaborem um edital para que escultores, bordadeiras, pintores, figurinistas, deilustradores outras profissionais, que vivem da folia, tenham acesso a alalgumauajudinhaifinanceira— Tem uma questão objetiva que é a pandemia. Ela não estará resolvida até junho. Isto está claro, mas teremos mais gente vacinada. Eu não vi sequer preparação das escolas, daqueles que auxiliam a celebração a se mobilizar. Foi uma resolução feita com amargura. Acabei me tornando o primeiro prefeito do Rio que diz que não vai haver carnaval. Logo eu! — declarou Eduardo Paes.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

Segundo Clayyon Ferreira, a Liesb debate com a Riotur maneiras de apoiar profissionais que vivem da folia o ano todo e que vão ficar sem renda, com o fim dos festejos este ano. A primeira reunião foi na última quinta-feira.

— Programamos outra reunião para a semana que vem para ver como a prefeitura pode auxiliar essas pessoas — declarou Ferreira.

Faz 6 meses, o fim de o carnaval trouxe alívio para as escolas de a Intendente Magalhães, em Campinho. De acordo com Clayton Ferreira, que acredita que a única saída seria o endividamento dessas agremiações, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil , que encarna as agremiações, havia preocupação de ter que coordenar duas celebrações em tão pouco tempo: a do meio do ano e, em seguida, começar a preparar o do ano seguinte.

— Nós não víamos habilidade técnica e financeira para fazer um carnaval em tão pouco tempo. A vacinação mal iniciou e ainda não tem doses suficientes para todos. Quando vai começar a vacinação em massa, não sabemos nem. Sem falar na crise . Seria danoso e pesado para as escolas da Intendente Magalhães — defende.

— A posição do prefeito é corretíssima, faz total sentido. A ideia antes era com base no planejamento que existia para a guerrazinha à pandemia, mas infelizmente, por conta de briga política, ele muda o tempo todo e acaba gerando toda essa incerteza, que fez com que a cidade tivesse que se planejar de novo agora. A escola só não consente com a maneira como a informação chegou, porque nos pega de surpresa. A prefeitura declarou que vai auxiliar os funcionários, o que é bastante importante, mas o dinheiro público não é algo que surge da noite para o dia — declarou Gabriel, que alegou ser preciso ainda haver uma conversa entre as escolas e a Liesa, mas que, no momento, a tendência é de que ocorra uma demissão em massa. — Neste cenário que foi colocado hoje , a Beija-Flor vai ter que mandar basicamente todo mundo embora. Não tem como ficar ninguém na escola. Estamos precisando de um posicionamento da Liga.Daniel Soranz prometeu rigor para apurar as acusações de anormalidades durante a vacinação contra a Covid-19. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde. Faz 2 dias, de quinta-feira, dia 21, o secretário se reuniu com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio para tratar de as acusações colhidas por o órgão, em que, entre os casos, estaria até tentativa de compra de vacinas, em a noite. Há acusações de imunização de pessoas fora dos grupos prioritários definidos para o período 1, que teve começo com a chegada do primeiro lote de CoronaVac ao município na segunda-feira, dia 18.O estado do Rio recebe nesta segunda-feira o primeiro lote da vacina, vindo de São Paulo. Castro viajou para acompanhar o envio do carregamento, que será repassado para todos os estados de Brasil. Os fluminenses terão 487.520 doses neste primeiro momento, a serem recebidas por 232.521 pessoas de grupos prioritários, dos quais pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que estejam em abrigos, povos indígenas vivendo em terras indígenas e trabalhadores da Saúde. Faz 3 dias, inicialmente, a vacinação estava calculada para iniciar em a.

Na sexta-feira 15 de janeiro o prefeito Eduardo Paes declarou que a vacinação contra o novo coronavírus tinha que ter começo na próxima quarta-feira. A data tem sido aguardada com expectativa, após a aproximação com o governador de São Paulo, João Doria, para a produção da CoronaVac — desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica de China Sinovac —, ao mesmo tempo em que o município realçava que seguirá o Plano Nacional de Imunização, que estava a cargo do Ministério da Saúde.

Paralelamente, — a Liga que encarna 54 agremiações dos grupos Prata, Bronze e de Avaliação — está planejando também ações virtuais , como seminários e encontros de escolas por meio de lives, além de acontecimentos no sistema drive-in.

Ao anunciar o cancelamento dos desfiles em 2021, Eduardo Paes recordou sua paixão pela celebração, mas alegou ser inimaginável no momento preparar o carnaval. “Me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que vamo ter condições de realizar o carnaval em julho”, comentou em suas redes, recordando que em 2022 a celebração continua.

O Salgueiro suspendeu as eliminatórias de samba-enredo e divulgou nota em que ressalta a importância da festa cultural e economicamente: “O carnaval é a nossa maior riqueza cultural, atrai turistas de todo o mundo e aquece a economia do país. Somos e sempre vamo ser resistência e esperamos que, no tempo mais breve possível, consigamos trazer de volta o sorriso, o deleite e a subsistência de milhares de trabalhadores que hoje dependem da folia para sua sobrevivência”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prefeitura prepara edital com ajudinha financeira para trabalhadores do carnaval do Rio
>>>>>Com previsão de demissão em massa nas escolas de samba, prefeito do Rio promete ajuda para trabalhadores do carnaval – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>No Rio, primeira dose da Coronavac será aplicada nesta segunda-feira, no Cristo Redentor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio terá pontos de ‘drive-thru’: Aterro, Parque Madureira e Sambódromo – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Sindicato dos Rodoviários cobra Prefeitura do Rio por vacinação para a categoria – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Garçom mais antigo da Prefeitura do Rio torce para vacina chegar e voltar a trabalhar – January 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes nomeia um servidor de carreira para comandar o Centro Administrativo – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura espera chegada de vacinas do Coronavac já na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura trabalha com possibilidade de começar vacinação no dia 20 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Por causa da vacinação, Prefeitura do Rio adia reunião do comitê científico – January 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Rio estima receber até 200 mil doses da Oxford/AstraZeneca vinda da Índia e planeja aplicar todas em pessoas diferentes – January 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Primeiro lote de vacinas na cidade do Rio deve durar quatro dias – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 18 NONE 11 Eu: 1, me: 1, eu: 1, Me: 1, (tacit) eu: 7
2 nós 35 0 NONE 10 nos: 1, Nós: 1, (tacit) nós: 8
3 Eduardo Paes 0 0 PERSON 6 o prefeito Eduardo_Paes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Eduardo_Paes): 3, Eduardo_Paes: 2
4 tempo 40 0 NONE 5 o tempo: 2, tempo: 3
5 vacinação 0 90 NONE 4 a vacinação: 2, vacinação: 1, A vacinação: 1
6 festa 270 0 NONE 3 a festa: 2, festa: 1
7 Riotur 0 0 ORGANIZATION 3 a Riotur: 3
8 briga política 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: briga política): 3
9 folia 0 0 NONE 3 a folia: 3
10 todo 0 0 NONE 3 todo: 3