Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro, Brasil

Rio – No balanço da fiscalização do primeiro dia de medidas mais restritivas na cidade, que vai até o dia 4 de abril, agentes da prefeitura registraram no total 736 autuações em todo município, incluindo multas e proibições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de tráfego, reboques e apreensões de mercadorias. Foram aplicadas 186 multas a bares, restaurantes e ambulantes e 11 estabelecimentos foram fechados por funcionamento fora das normas determinadas pelo decreto.

A operação contou com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública , Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e suporte da Polícia Militar. Os comboios de fiscalização percorreram pontos dos bairros de Santa Cruz, Zona Portuária Centro, Barra da Tijuca entre outros. Zona Portuária é pedra Miranda. Houve pontos de fiscalização nos bairros da Tijuca, Flamengo, Vila Isabel entre outros.

“Neste primeiro dia já sentimos uma redução do fluxo de pessoas pela cidade. De toda maneira, nossas equipes vão continuar nas ruas inspecionar e multando aqueles que descumprirem as medidas determinadas pelo decreto. Contamos com a cooperação da população, mas não vamo deixar que fazer valer o decreto”, alega o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A maior parte do comércio ficou fechado. A exceção foram serviços considerados imprescindíveis como mercados, farmácias, padarias e postos de gasolina. Algumas lanchonetes abriram para fazer delivery. Apesar disso, para a advogada Josélia de Araújo, de 63 anos, a circulação nas ruas do bairro foi maior que o esperado.

Na sexta-feira 05 de março Após o anúncio de novas medidas para evitar a propagação da Covid-19 na cidade do Rio, Brenno Carnevale declarou que a estratégia para conter aglomerações era a fiscalização com comboios. Brenno Carnevale é o secretário municipal de Ordem Pública. Áreas do município com histórico dessa espécie de desrespeito serão ocupadas anteriormente, como pontos do Leblon, na Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste — bairros protagonistas em descumprir a norma, especialmente durante o fase do carnaval. Faz 22 dias, exibiu se o planejamento em o jornalismo de esta sexta-feira, dia 5, em coletiva em o Centro de Operações Rio.

Ordem Pública é a situação e o estado de legalidade normal, em que as autoridades exercem suas precípuas atribuições e os cidadãos as respeitam e acatam.

Na tarde de ontem, guardas municipais foram acionados para dispersar uma aglomeração de banhistas na praia da Joatinga, no bairro do Joá, Zona Oeste do Rio. Havia cerca de 150 pessoas, quando as equipes chegaram ao local. Todos foram orientados sobre a interdição da continuidade nas praias da cidade e saíram do local. Não houve registro de confrontos.

Apesar disso, pôde ser visto grande movimentação em bairros da Zona Sul, como em Botafogo e Copacabana, que foi local de uma manifestação contra as medidas mais restritivas. Ruas repletas Segundo a prefeitura , o primeiro dia de o feriadão adotado para tentar conter os números inquietantes de casos de Covid-19 ônibus lotados marcaram ele , e até uma manifestação.

Copacabana é um bairro situado na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Em bairros na Baixada Fluminense, nada mudou nesta sexta-feira. Seja em municípios onde foram publicados decretos restritivos com antecipação de feriados ou não, foi um dia habitual, com comércios repletos, filas de banco com centenas de pessoas e muita, muita aglomeração nos centros comerciais, com diversos flagrantes de pessoas não utilizando máscaras e sem qualquer preocupação de distanciamento social. No limite dos municípios de São João de Meriti e Rio de Janeiro, o movimento de pessoas era intenso tanto do lado do bairro da Pavuna, tanto quanto do lado da Baixada Fluminense. O comércio funcionava a todo vapor e algumas lojas estavam com habilidade de clientes acima de 50% como determina o decreto municipal.

– Está um dia normal. Tudo aberto, as pessoas caminhando na rua, ninguém obedece nada não. Saí do trabalho vim para casa e não vi nenhuma diferença para os demais dias – declarou.

– Peguei o trem hoje às 6h25, em Mesquita, e consegui vir sentado, porque tinha menos gente. Mas o vagão começou a ficar lotado a partir de Deodoro e foi assim quase a viagem toda. Eu declararia que a viagem foi mais suave, porque vim sentar-se, mas ainda estava longe de ser o ideal – contou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, Bolivia

Cities: Sao Joao De Meriti, Santa Cruz

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prefeitura registra 736 autuações no primeiro dia das medidas mais restritivas no município
>>>>>Aglomeração nas ruas e até manifestação marcam o primeiro dia de feriado no Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 5, Eu: 1
2 Copacabana 0 120 PERSON 4 Copacabana: 3, (tacit) ele (referent: Copacabana): 1
3 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
4 viagem 75 0 NONE 2 a viagem: 2
5 Brenno Carnevale 0 0 PERSON 2 Brenno_Carnevale (apposition: o secretário municipal de Ordem_Pública): 1, Brenno_Carnevale: 1
6 a Baixada_Fluminense 0 0 PLACE 2 a Baixada_Fluminense: 2
7 aqueles 0 0 NONE 2 aqueles: 2
8 bairro 0 0 NONE 2 um bairro situado: 1, o bairro: 1
9 bairros 0 0 NONE 2 bairros: 1, bairros protagonistas: 1
10 decreto 0 0 NONE 2 o decreto: 1, o decreto municipal: 1